Alternativas para atenuar os efeitos do desmatamento no território brasileiro
Escreva agora uma redação sobre as alternativas para atenuar os efeitos do desmatamento no território brasileiro

Escrito por Prof. Raquel de Lima
Atualizado em 10 de Maio de 2025Com base na leitura dos textos motivadores seguintes e nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo em norma padrão da língua portuguesa sobre o tema "Alternativas para atenuar os efeitos do desmatamento no território brasileiro", apresentando proposta de ação social que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista. Não se esqueça: seu texto deve ter mais de 7 (sete) linhas e, no máximo, 30 (trinta) linhas.
Texto 1

Texto 2
A cobertura e o uso da terra pela ação do homem no Brasil continuam a mudar aumentando os riscos climáticos, aponta um mapeamento divulgado no dia 21 de agosto de 2024 pela MapBiomas. De acordo com o estudo que analisa dados de 1985 a 2023, o país já acumula um saldo negativo de 33% das áreas naturais de seu território, que incluem a vegetação nativa dos biomas, superfície de água e áreas naturais não vegetadas, como praias e dunas.
“A perda da vegetação nativa nos biomas brasileiros tende a impactar negativamente a dinâmica do clima regional e diminui o efeito protetor durante eventos climáticos extremos”, explica o coordenador geral do MapBiomas, Tasso Azevedo.
Disponível em: https://diariodovale.com.br/tempo-real/brasil-ja-perdeu-33-das-areas-naturais-de-seu-territorio/ (adaptado).
Texto 3
O fator que mais contribui para a relação indireta entre desmatamento e piora na qualidade de vida é o impacto ambiental da atividade: “Em muitos casos, comunidades que dependem de recursos florestais para subsistência podem enfrentar perda de meio de vida sustentável devido ao desmatamento, levando a níveis mais altos de pobreza e menos oportunidades econômicas e de crescimento. Além disso, o desmatamento afeta a disponibilidade de recursos naturais essenciais, como água limpa, e contribuem diretamente para as condições de saúde da população. A economia que gira em torno do desmatamento gera um ciclo de degradação ambiental e baixo desenvolvimento” finaliza Melissa Wilm, coautora do IPS (Índice de Progresso Social) Amazônia 2023.
Disponível em: https://jornal.usp.br/radio-usp/regioes-de-maior-desmatamento-apresentam-menor-bem-estar-da-populacao/ (adaptado).
Texto 4
O Plenário do Supremo Tribunal Federal (STF), em decisão unânime, determinou que a União tome providências, no âmbito do Plano de Ação para Prevenção e Controle do Desmatamento na Amazônia Legal (PPCDAm) e de outros programas, para reduzir o desmatamento na Amazônia Legal para a taxa de 3.925 km anuais até 2027 e a zero até 2030. Para o ministro André Mendonça, mesmo com a reativação, em 2023, do PPCDAm e de outras medidas, a proteção ainda é insuficiente no que diz respeito ao monitoramento, prevenção e combate à macrocriminalidade, o que exige um comprometimento efetivo do Governo Federal em relação ao futuro do meio ambiente, com acompanhamento constante, controle das políticas públicas e revisão das metas e indicadores.
Disponível em: https://portal.stf.jus.br/noticias/verNoticiaDetalhe.asp?idConteudo=529459&ori=1#:~:text=O Plenário do Supremo Tribunal,anuais até 2027 e a (adaptado).
Veja Mais
Correção de redação instantânea, detalhada e gratuita. Curso, apostila e materiais para evoluir sua nota na redação ENEM.
Últimos conteúdos
GRQTECH SISTEMAS DE INFORMACAO LTDA 33.841.042/0001-04