Alternativas para o enfrentamento de pandemias
Segundo o Ministério da Economia, a pandemia do coronavírus vai aumentou a pobreza, o desemprego e a falência de empresas. É preciso amenizar esse cenário.
Escrito por Prof. Raquel de Lima
Atualizado em 28 de Agosto de 2022A partir da leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija um texto dissertativo-argumentativo em modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema “Alternativas para o enfrentamento de pandemias”, apresentando proposta de intervenção que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista. Não se esqueça: seu texto deve ter mais de 7 (sete) linhas e, no máximo, 30 linhas.
TEXTO 1:
Disponível em: John Hopkins University & Medicine.
TEXTO 2:
Uma pandemia ocorre quando uma doença espalha-se por uma grande quantidade de regiões no globo, ou seja, ela não está restrita a apenas uma localidade, estando presente em uma grande área geográfica. Nem todas as doenças podem causar uma pandemia, entretanto, outras podem espalhar-se rapidamente e causar a contaminação de milhares de pessoas.
Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/doencas/pandemia.htm (adaptado).
TEXTO 3:
Recessão global
A pandemia de coronavírus vai levar a economia mundial a registrar em 2020 o pior desempenho desde a Grande Depressão de 1929, segundo relatório divulgado pelo Fundo Monetário Internacional (FMI). O órgão passou a estimar que o Produto Interno Bruto (PIB) global deve recuar 3%. neste ano.
Já a Organização Mundial do Comércio (OMC) prevê que comércio global recuará em até 32% neste ano.
A projeção do FMI é a de que os país mais ricos tenham uma retração na atividade de 6,1%, enquanto a atividade dos países emergentes e das economia em desenvolvimento deve recuar 1%. Para os EUA, a estimativa é de uma retração de 5,9%. Já para a China a previsão é de uma alta de 1,2%, após um crescimento de 6,1% em 2019. O FMI projeta que 80% dos países vão apresentar recuo da atividade econômica (154 países em 193) em 2020. Tomando como base todos os países da amostra do FMI, em 2009, 47% dos países tiveram retração (91 países em 192), segundo levantamento do Ibre/FGV.
Disponível em: https://g1.globo.com/economia/noticia/2020/02/26/entenda-os-impactos-do-avanco-do-coronavirus-na-economia-global-e-brasileira.ghtml (adaptado).
TEXTO 4:
Ao longo das últimas décadas, avaliações científicas do risco de pandemia se tornaram assunto sério. E ficou claro em todas elas que nossa sociedade segue despreparada. E o pior é que o risco não vem do bioterrorismo – e sim da civilização industrial. Em 2006, o Departamento de Segurança Nacional dos EUA lançou um guia de prontidão pandêmica que dizia que “o risco crescente de uma pandemia mundial de influenza oferece diversas consequências devastadoras em potencial para infraestruturas críticas nos EUA”. O texto era uma referência ao risco de proliferação do vírus Influenza (H5N1), causador da chamada gripe aviária. “Uma pandemia reduzirá drasticamente o número de trabalhadores em todos os setores”, continua o comunicado, “o que interromperia significativamente o movimento de pessoas e bens, ameaçando serviços e operações primordiais.”
Disponível em: https://www.vice.com/pt/article/xyaekd/e-possivel-que-o-caos-pos-pandemia-de-the-division-aconteca-no-mundo-real-5886b7b779af5446061b3b9e (adaptado).
Veja Mais
Correção de redação instantânea, detalhada e gratuita. Curso, apostila e materiais para evoluir sua nota na redação ENEM.
Últimos conteúdos
GRQTECH SISTEMAS DE INFORMACAO LTDA 33.841.042/0001-04