Temas quentes

Aumento de ISTs entre os jovens brasileiros

Usar camisinha é o método mais eficaz para evitar a transmissão das ISTs e outras doenças. Mesmo assim o número de pessoas que a usam diminui cada vez mais.

Aumento de ISTs entre os jovens brasileiros

Escrito por Prof. Raquel de Lima

Atualizado em 12 de Novembro de 2022

A partir da leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija um texto dissertativo-argumentativo em modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema “Aumento de ISTs entre os jovens brasileiros”, apresentando proposta de intervenção que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista. Não se esqueça: seu texto deve ter mais de 7 (sete) linhas e, no máximo, 30 linhas.

TEXTO 1:

Disponível em: https://jfolharegional.com.br/mostra.asp?noticias=24119&Classe=

TEXTO 2:

Os números alertam: o uso da camisinha entre os jovens no Brasil voltou a cair. Nos últimos anos, o crescimento das doenças sexualmente transmissíveis alcançou níveis preocupantes e revela que a juventude vai na contramão da utilização do preservativo.
Dados recentes do Ministério da Saúde apontam que 40 mil novos casos de doenças sexualmente transmissíveis (DST), como HIV, sífilis e hepatite, são diagnosticados por ano no País. Em fevereiro deste ano, o Ministério da Saúde divulgou que casos de HIV e Aids entre jovens de 15 a 24 anos aumentou 85% nos últimos 10 anos. Em 2016, seis em cada 10 jovens mantiveram relações sexuais sem proteção.

Disponível em: https://emais.estadao.com.br/noticias/comportamento,uso-de-camisinha-entre-os-jovens-cai-e-dsts-preocupam,70002053953

TEXTO 3:

TEXTO 3:

Ironicamente, o cenário atual da epidemia, muito mais animador que 20 anos atrás, está levando a um relaxamento nos cuidados preventivos, sobretudo entre os mais jovens. A Aids não é mais vista como uma doença mortal, não há ídolos, nem nomes conhecidos morrendo pela doença. O doente de Aids ganhou sobrevida e melhor qualidade de vida. No entanto, o que é um alento para aqueles vivendo com HIV-Aids, tornou-se um entrave para a prevenção, já que a doença passou a ser vista como qualquer outra enfermidade crônica.
A coordenadora do coordenadora do Programa Estadual de DST-Aids em São Paulo, Maria Clara Gianna, reconhece que é preciso encontrar outras formas de falar com os jovens, pois eles estão mudando, e a linguagem da prevenção permanece a mesma. "Não estamos sabendo dialogar com eles. As estratégias que ainda utilizamos não acompanharam as mudanças que acontecem nesses grupos. As campanhas de comunicação não podem se restringir a folders e folhetos", diz. Ela defende uma combinação de várias estratégias, como o espaço da escola, a profilaxia pós-exposição (o uso de medicamentos assim que se constata que houve uma relação de risco), além, é claro, do uso do preservativo.

Disponível em: http://www.saude.sp.gov.br/centro-de-referencia-e-treinamento-dstaids-sp/homepage/destaques/adolescentes-e-jovens-desafiam-estatisticas-da-aids (adaptado).

Aumente sua nota estudando por questões
✔️ Faça questões de todas matérias conforme seu nível
✔️ Saiba sua nota conforme o TRI e veja seu desempenho
✔️ Veja a resolução de cada questão e aprenda com seus erros
✔️ Descubra quais matérias você precisa estudar mais
Apostila Gratuita Redação ENEM
Cadastre-se na plataforma e tenha acesso a uma apostila completa para redação ENEM, um banco de temas para treinar e modelos de redação comentados.

Correção de redação instantânea, detalhada e gratuita. Curso, apostila e materiais para evoluir sua nota na redação ENEM.

Ícone InstagramÍcone InstagramÍcone FacebookÍcone Pinterest
Últimos conteúdos

GRQTECH SISTEMAS DE INFORMACAO LTDA 33.841.042/0001-04