Caminhos para a preservação dos biomas brasileiros
De acordo com o INPE, o desmatamento na Amazônia cresceu 85% em 2019. Esse foi a maior devastação no bioma registrada nos últimos cinco anos.
Escrito por Prof. Raquel de Lima
Atualizado em 5 de Setembro de 2022A partir da leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija um texto dissertativo-argumentativo em modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema “Caminhos para a preservação dos biomas brasileiros”, apresentando proposta de intervenção que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista. Não se esqueça: seu texto deve ter mais de 7 (sete) linhas e, no máximo, 30 linhas.
TEXTO 1:
Disponível em: https://www.cese.org.br/campanha-da-fraternidade-2017/
TEXTO 2:
TEXTO 3
Especialistas presentes na audiência pública que discutiu o papel dos biomas na produção de água, biodiversidade e estratégias de conservação, na Comissão de Meio Ambiente (CMA), alertaram para o futuro dos biomas brasileiros. A reunião faz parte da programação do ‘‘Junho Verde’’ no Senado. Segundo dados apresentados por João Paulo Capobianco, vice-presidente do Conselho Diretor do Instituto de Desenvolvimento e Sustentabilidade, o Brasil precisa criar 262 mil quilômetros quadrados de unidades de conservação para proteger, pelo menos, 10% dos seus biomas, fora a Amazônia. Já perdemos a maior parte (85,5%) da floresta nativa da Mata Atlântica; o Pampa tem mais da metade da sua área (54,2%) desmatada; no Cerrado, restam 50% da vegetação natural; a Caatinga desflorestou 46,6% da sua área; e o Pantanal perdeu 15,4%.
Disponível em: https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2019/06/05/biomas-brasileiros-estao-ameacados-alertam-especialistas-no-dia-do-meio-ambiente (adaptado)
TEXTO 3:
Especialistas apontam riscos gerados pela degradação dos biomas
A falta de água nas cidades foi um dos pontos mais mencionados no debate como consequência da destruição dos biomas, principalmente do Cerrado. A representante da Coordenação da Campanha em Defesa do Cerrado, Isolete
Wichinieski, lembrou que o Cerrado é considerado o “berço das águas” e que diversas cidades brasileiras sofrem atualmente com a falta do recurso.
“O bioma Cerrado é fundamental para o Brasil e a América do Sul. As águas que saem do nosso Cerrado vão para a Argentina e o Paraguai”, completou.
Também para Wichinieski, o agronegócio é responsável pelo mau uso da água no campo e desperdiça o bem por meio dos pivôs de irrigação. “Quem consome mais água hoje é a agricultura. Muita dessa água é desperdiçada até chegar à plantação. Apenas 10% do consumo de água é destinado às pessoas”, disse.
Disponível em: https://www.camara.leg.br/noticias/515497-especialistas-apontam-riscos-gerados-pela-degradacao-dos-biomas/ (adaptado)
Veja Mais
Correção de redação instantânea, detalhada e gratuita. Curso, apostila e materiais para evoluir sua nota na redação ENEM.
Últimos conteúdos
GRQTECH SISTEMAS DE INFORMACAO LTDA 33.841.042/0001-04