Caminhos para combater a mortalidade infantil no Brasil
Escreva agora uma redação sobre Caminhos para combater a mortalidade infantil no Brasil

Escrito por Prof. Raquel de Lima
Atualizado em 30 de Junho de 2025Com base na leitura dos textos motivadores seguintes e nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo em norma padrão da língua portuguesa sobre o tema “Caminhos para combater a mortalidade infantil no Brasil", apresentando proposta de ação social que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista. Não se esqueça: seu texto deve ter mais de 7 (sete) linhas e, no máximo, 30 (trinta) linhas.
Texto 1:
A taxa de mortalidade infantil é um indicador social representado pelo número de crianças que morreram antes de completar 1 ano de idade para cada 1.000 crianças nascidas vivas no período. É um importante indicador de qualidade dos serviços de saúde, de saneamento básico e de educação de uma cidade, região ou país. Reflete a qualidade da atenção à saúde da criança. O cálculo da taxa representa o risco de morrer com menos de 1 ano de idade, na população de nascidos vivos, considerando determinado espaço geográfico e ano.
Disponível em: https://portal.tce.go.gov.br/mortalidade-infantil (adaptado).
Texto 2:
Apesar dos avanços conquistados nas últimas décadas, o Brasil ainda enfrenta desafios importantes no enfrentamento à mortalidade infantil.
A taxa de mortalidade infantil varia de forma preocupante entre as regiões do país. Enquanto o Sul apresenta a menor taxa, com 10,0 óbitos por mil nascidos vivos, o Norte lidera com 15,9, seguido pelo Nordeste (13,8), Centro-Oeste (12,8) e Sudeste (11,7). Esses dados revelam desigualdades no acesso e na qualidade dos serviços de saúde, saneamento, alimentação e informação, fatores diretamente ligados à sobrevivência e ao desenvolvimento das crianças nos primeiros anos de vida.
Entre as principais causas de morte em crianças menores de 1 ano estão complicações relacionadas ao parto, prematuridade, infecções respiratórias, diarreia e doenças congênitas. Muitas dessas situações podem ser prevenidas com ações simples e integradas de atenção à saúde e apoio às famílias desde a gestação.
Disponível em: https://www.fadc.org.br/noticias/mortalidade-infantil-2025 (adaptado).
Texto 3:

Disponível em: https://mppr.mp.br/Noticia/SAUDE-Caop-da-Saude-lanca-nota-tecnica-sobre-mortalidade-materno-infantil
Texto 4:
A Organização Mundial da Saúde anunciou que a mortalidade infantil global atingiu mínima histórica em 2022: 4,9 milhões de crianças abaixo de 5 anos morreram durante o ano, ou uma morte a cada seis segundos, e mais da metade dessas mortes foram de recém-nascidos, bebês de até um mês de vida. O levantamento foi realizado pelo Grupo Interinstitucional das Nações Unidas para Estimativa da Mortalidade Infantil. No Brasil, também é observada uma queda, mas a taxa ainda é alta: cerca de 13,8 para cada mil nascidos vivos, segundo dados do Observatório da Atenção Primária à Saúde.
Disponível em: https://jornal.usp.br/radio-usp/mortalidade-infantil-atinge-minima-historica-no-mundo-mas-numeros-seguem-altos-no-brasil/ (adaptado).
Correção de redação instantânea, detalhada e gratuita. Curso, apostila e materiais para evoluir sua nota na redação ENEM.
Últimos conteúdos
GRQTECH SISTEMAS DE INFORMACAO LTDA 33.841.042/0001-04