Caminhos para promover a doação de medula óssea no Brasil
Escreva agora uma redação sobre Caminhos para promover a doação de medula óssea no Brasil

Escrito por Prof. Raquel de Lima
Atualizado em 30 de Junho de 2025Com base na leitura dos textos motivadores seguintes e nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo em norma padrão da língua portuguesa sobre o tema “Caminhos para promover a doação de medula óssea no Brasil", apresentando proposta de ação social que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista. Não se esqueça: seu texto deve ter mais de 7 (sete) linhas e, no máximo, 30 (trinta) linhas.
Texto 1:
A doação de medula óssea pode ajudar pacientes das mais variadas doenças, como leucemia aguda, aplasia de medula óssea, alguns tipos de linfoma, doenças metabólicas e hereditárias, anemia falciforme e mieloma múltiplo, afirma a hematologista Juliane Musacchio, professora do Instituto de Educação Médica (Idomed).
Segundo a hematologista, o grande problema é que muitas pessoas, após entrarem no Redome, esquecem de atualizar os dados referentes a endereço, e-mail e telefone. Daí, quando são identificadas como doadores compatíveis, acabam não sendo encontradas. “Estima-se que 30% dos doadores (do Redome) não atualizam o cadastro”, informou. De acordo com a médica, é preciso ampliar o número de doadores no Brasil, para aumentar as chances de encontrar medulas compatíveis.
Disponível em: https://agenciabrasil.ebc.com.br/saude/noticia/2023-09/no-rio-doacao-de-medula-ossea-salva-vida-da-menina-isabela (adaptado).
Texto 2:
No Brasil, a doação de medula óssea ainda não é muito difundida e a professora Belinda Simões, vice-coordenadora da unidade de Transplante de Medula Óssea do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (HCFMRP) da USP, acredita que uma das principais causas seja a falta de informação: “existe muita confusão em termos de medula óssea e medula espinhal. E muitas pessoas acabam temendo doar por não saber como se dá o processo”, explica Belinda. A medula espinhal, diferentemente da óssea, é formada de tecido nervoso que ocupa o espaço dentro da coluna vertebral e tem como função transmitir os impulsos nervosos, a partir do cérebro, para todo o corpo.
A professora também cita como uma das dificuldades da doação a falta de recursos financeiros por parte do governo para a realização de exames de compatibilidade: “seria necessário um esforço conjunto em termos de melhores informações e, ao mesmo tempo, remuneração dos exames a serem realizados”, destaca.
Disponível em: https://www.sp.gov.br/ (adaptado).
Texto 3:

Disponível em: https://www.goiania.go.leg.br/
Texto 4:
O mês de agosto foi o ‘Agosto Laranja’, destinado à conscientização sobre a luta contra a leucemia, à importância da doação de medula óssea e de cordão umbilical e à orientação da população sobre o tema. Tal campanha foi realizada em São Gonçalo através da Coordenadoria de Políticas Públicas de Combate ao Câncer, da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a Clínica de Oncologia de São Gonçalo (Oncosg) e a ONG Davida Samaritanos.
Disponível em: https://www.saogoncalo.rj.gov.br/conscientizacao-sobre-doacao-de-medula-ossea-e-doacao-de-sangue/ (adaptado).
Correção de redação instantânea, detalhada e gratuita. Curso, apostila e materiais para evoluir sua nota na redação ENEM.
Últimos conteúdos
GRQTECH SISTEMAS DE INFORMACAO LTDA 33.841.042/0001-04