Caminhos para reduzir a reincidência criminal na sociedade brasileira
Concurso PPMG

Caminhos para reduzir a reincidência criminal na sociedade brasileira

De acordo com a Lei de Execução Penal, é reincidência “quando o agente comete novo crime, depois de transitar em julgado a sentença que, no País ou no estrangeiro, o tenha condenado por crime anterior”

Caminhos para reduzir a reincidência criminal na sociedade brasileira

Escrito por Prof. Raquel Lima

Atualizado em 9 de Março de 2022

Com base em seus conhecimentos adquiridos ao longo dos anos escreva um texto sobre "Caminhos para reduzir a reincidência criminal na sociedade brasileira" sem esquecer que sua redação deve possuir no mínimo 20 linhas e no máximo 30. Certifique-se de não colocar marcas, assinar, rasurar ou preencher seu nome e nem assinar fora do local apropriado.

TEXTO 1:

Disponível em: Relatório de Reincidência / Ipea.

TEXTO 2:

Com 35 passagens pela polícia, jovem de 19 anos é preso por tráfico em Angra

Com 73 passagens pela polícia, homem é preso após invadir casa no Distrito
Federal”. “Menor com 29 passagens policiais é apreendido em Florianópolis. É possível continuar até o fim do texto colecionando manchetes como estas, retiradas de sites de notícias. [...]
Um cidadão que passou criminalmente 73 vezes pela mão do Estado nada aprendeu e nada esqueceu. O mesmo pode-se dizer do próprio Estado. A Lei de
Execução Penal afirma que a assistência ao preso visa “prevenir o crime e orientar o retorno à convivência em sociedade”. Nas histórias de reincidência descritas no
parágrafo acima, o poder público falhou miseravelmente na primeira parte do objetivo; na segunda, idem, a menos que se considere a vida bandida como uma modalidade de convivência social.

Disponível em: https://g1.globo.com/rj/sul-do-rio-costa-verde/noticia/com-35-passagens-pela-policia-jovem-de-19-anos-e-preso-por-trafico-em-angra.ghtml (adaptado).

TEXTO 3:

Em meio aos diversos problemas que o Brasil enfrenta atualmente, a crise do sistema carcerário é um dos mais graves e urgentes a serem solucionados. Trata-se de uma questão polêmica, tendo em vista que o tema divide a sociedade entre os céticos que não acreditam na possibilidade de o preso ser ressocializado e os que creem na recuperação do condenado por meio de políticas públicas dentro dos presídios e após o cumprimento da pena. Acontece que por muito tempo esse assunto tem sido deixado de lado, o que apenas fez agravar a situação que antes era de alerta e agora é emergencial, em que centenas de pessoas em regime prisional vivem esquecidas pelo poder público em condições precárias, em sinal de total descaso governamental. O Estado, que por muito tempo nem mesmo discutiu o tema, tem falhado em suas tentativas de sanar os problemas do sistema carcerário, fazendo com que a crise aumente e surjam novos problemas. Esse cenário caótico provoca diversas outras dificuldades, como o aumento da violência, as rebeliões, a violação de direitos e a reincidência criminal.

Disponível em: https://conteudojuridico.com.br/consulta/Artigos/51034/a-reincidencia-criminal-em-decorrencia-da-precariedade-do-sistema-carcerario-brasileiro (adaptado).

✍️

Partiu praticar?

Receba correções detalhadas em até 24 horas e aprenda a escrever redações sobre qualquer tema.

Apostila Gratuita coRedação

Não perca nada!

Insira seu e-mail no campo abaixo para receber conteúdos e dicas da redação do ENEM direto na sua caixa de mensagens. Não se preocupe, não fazemos spam!

Veja Mais

Fundo Gradiente

Escrever redação não precisa ser complicado

Não seja surpreendido pela sua nota e garanta a aprovação no vestibular neste ano sem perrengue

Footer Logo

coRedação

Plataforma que te ensina a dominar as técnicas da redação do ENEM e chegar mais perto do 1000!

Ícone InstagramÍcone FacebookÍcone Pinterest
Últimos conteúdos

GRQTECH SISTEMAS DE INFORMACAO LTDA 33.841.042/0001-04