Caminhos para superar o racismo no esporte na contemporaneidade
O racismo no esporte são quaisquer práticas racistas, como xingamento ou sinais realizados tanto dentro de campo quanto na arquibancada durante os jogos.
Escrito por Prof. Raquel de Lima
Atualizado em 20 de Setembro de 2022A partir da leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija um texto dissertativo-argumentativo em modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema ‘‘Caminhos para superar o racismo no esporte na contemporaneidade’’, apresentando proposta de intervenção que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista. Não se esqueça: seu texto deve ter mais de 7 (sete) linhas e, no máximo, 30 linhas.
TEXTO 1:
Disponível em: http://globoesporte.globo.com/blogs/especial-blog/quatro-linhas/post/ate-quandoracismo.html
TEXTO 2:
Lideranças do movimento negro fazem ato para ressignificar o 13 de maio por Redação Manifestação neste sábado 11, em homenagem ao dia da abolição da escravatura, reforçará reinvindicações de políticas públicas para a população negra oprimida nas periferias A UNE-Afro Brasil, organização que promove cursinhos comunitários para jovens negros e pobres nas periferias da cidade de São Paulo, promove neste sábado 11 uma oficina de atualidades. Nela, se pretende discutir temas latentes acerca das questões educacionais e étnico-racionais no Brasil. O evento acontece em homenagem ao 13 de maio, dia da abolição da escravatura. "Buscamos ressignificar esse 13 de maio, não como o dia da abolição da escravatura, mas como um momento de reinvindicação e de denúncia pela abolição inacabada. Apesar do fim da escravidão, a cidadania continua a ser renegada ao povo negro", diz Douglas Belchior, do Conselho Geral – Uneafro.
Disponível em: https://www.cartacapital.com.br/politica/liderancas-do-movimento-negro-pretendem-ressignificar-o-13-de-maio/ (adaptado).
TEXTO 3:
Casos de racismo crescem no esporte brasileiro e atingem maior índice em cinco anos Observatório da Discriminação Racial registrou 47 casos no Brasil até novembro. Depois que foi chamado de "macaco" pelos irmãos Adrierre e Natan Siqueira da Silva e recebeu uma cusparada no rosto, o segurança Fábio Coutinho não queria contar para ninguém. (...) As dificuldades de Fábio estão mesmo inseridas em um contexto mais amplo: o aumento dos casos de injúria racial no esporte brasileiro em 2019. O Observatório da Discriminação Racial, entidade dedicada a pesquisar e discutir o tema, registrou 47 casos no País até novembro. O número representa um crescimento de 6,8% em relação ao ano passado, quando foram registradas 44 ocorrências. Os casos de 2019 representam a maior marca nos últimos cinco anos. "Um dos maiores erros é enxergar cada caso como uma novidade. Todos estão inseridos em um contexto que exige preocupação e atitude", explica Marcelo Carvalho, diretor executivo do Observatório.
Disponível em: https://www.mg.superesportes.com.br/app/noticias/futebol/futebol-nacional/2019/12/01/noticia_futebol_nacional,3487108/casos-de-racismo-crescem-no-esporte-brasileiro-e-atingem-maior-indice.shtml (adaptado).
TEXTO 4:
Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=B_p9SBcK0oQ
Veja Mais
Correção de redação instantânea, detalhada e gratuita. Curso, apostila e materiais para evoluir sua nota na redação ENEM.
Últimos conteúdos
GRQTECH SISTEMAS DE INFORMACAO LTDA 33.841.042/0001-04