Carnaval: o limite entre fantasias e preconceito

O carnaval é uma das maiores festas do Brasil, caracterizada pela alegria e diversão. Por isso tornou-se símbolo da nacionalidade brasileira.

A partir da leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija um texto dissertativo-argumentativo em modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema “Carnaval: o limite entre fantasias e preconceito”, apresentando proposta de intervenção que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista. Não se esqueça: seu texto deve ter mais de 7 (sete) linhas e, no máximo, 30 linhas.

TEXTO 1:

Disponível em: https://www.blogderocha.com.br/charges-de-agora-325/charge-amazonia25-carnaval/

TEXTO 2:

Carnaval: folia produz toneladas de lixo nas ruas

Em 2018, foram 957,9 toneladas recolhidas em São Paulo e, no Rio de Janeiro, mais 486,5 toneladas.

A Autoridade Municipal de Limpeza Urbana (AMLURB) recolheu, no Carnaval de São Paulo em 2018, 957,9 toneladas de lixo geradas pela folia de rua e no Anhembi, espaço no qual acontecem os desfiles das escolas de samba. No Carnaval do Rio de Janeiro, também no ano passado, foram mais 486,5 toneladas de resíduos.

Na capital paulista, para o período, a prefeitura adicionou 270 cestos aramados e 60 papeleiras para o descarte de lixo na Avenida 23 de Maio, que estreou como espaço para os foliões em 2018. Na Avenida Faria Lima, local já tradicional da festa paulista, foram colocadas 40 papeleiras extras.

O que nós temos a ver com isso?

O poder público tem de fazer sua parte, proporcionando infraestrutura e aprimorando-a a cada ano. Mas atitudes individuais podem fazer toda a diferença no volume de lixo. Afinal, não custa buscar os lugares certos para o descarte de resíduos. E que tal procurar os catadores de latinhas de alumínio para entregar as suas em vez de jogá-las no chão? Esses profissionais costumam acompanhar o deslocamento dos blocos justamente para juntar mais desse material e vender.

Outra ideia é investir em reutilizáveis. Em vez de ficar comprando e descartando garrafas plásticas, por que não levar de casa seu copo retrátil ou squeeze? Existem versões desses dois itens que têm alças para você pendurá-los no pescoço e deixar as mãos livres para dançar. E consumir de forma consciente é uma atitude para adotar além do Carnaval, certo?

5 atitudes legais para adotar no Carnaval

  • Nunca jogar lixo na rua.
  • Entregar latas para catadores que as destinam para a reciclagem.
  • Substituir embalagens de uso único (como copos de água individuais) por itens que podem ser compartilhados. Que tal apostar em uma garrafa de água grande e cada amigo toma no seu copo reutilizável?
  • Glitter e purpurina apenas biodegradáveis!
  • Não compre novas fantasias ou adereços. Dê cara nova a acessórios que você já tem em casa.

Disponível em: www.natura.com.br

TEXTO 3:

A violência em números

Dados exclusivos da Secretaria Estadual da Segurança Pública de São Paulo (SSP) – obtidos pelo Fiquem Sabendo por meio da Lei de Acesso à Informação – apontam que durante o Carnaval de 2018 aconteceram 571 crimes sexuais em todo o Estado de São Paulo. Isso representa uma média 81 casos por dia de folia.

O levantamento foi feito com base nos boletins de ocorrência da Polícia Civil, registrados ao longo dos setes dias da semana de Carnaval (de 8 a 14 de fevereiro) e inclui os crimes de estupros, estupros de vulneráveis, atos obscenos e assédio.

No ano anterior, em 2017, a lista foi um pouco menor, com 546 casos. O período analisado também corresponde à semana da festividade (de 23 de fevereiro a 1º de março) e a média foi de 78 vítimas por dia.

Na comparação entre os dois anos, os crimes mais recorrentes foram os estupros e os estupros de vulneráveis – quando a vítima é menor de 14 anos. Quase todos  aconteceram em ambientes fechados, como residências.

Disponível em: https://catracalivre.com.br/carnaval-sem-assedio/dados-sobre-o-assedio-no-carnaval-mostram-parte-da-realidade/ (adaptado)

Não perca nada!

Insira seu e-mail no campo abaixo para receber conteúdos e dicas da redação do ENEM direto na sua caixa de mensagens. Não se preocupe, não fazemos spam!

Ainda dá tempo de se preparar para o ENEM!

Receba correções detalhadas da sua redação, estude com nosso curso exclusivo, acesse temas quentes (apostas para o ENEM 2020) e muito mais