Consequências do aumento da violência policial no Brasil
Escreva agora uma redação sobre as consequências do aumento da violência policial no Brasil.

Escrito por Prof. Raquel de Lima
Atualizado em 28 de Março de 2025Com base na leitura dos textos motivadores seguintes e nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo em norma padrão da língua portuguesa sobre o tema "Consequências do aumento da violência policial no Brasil", apresentando proposta de ação social que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista. Não se esqueça: seu texto deve ter mais de 7 (sete) linhas e, no máximo, 30 (trinta) linhas.
Texto 1
A violência policial cresce no Brasil desde 2018, afirma a organização não governamental Human Rights Watch (HRW). O Relatório Mundial sobre Direitos Humanos de 2024 novamente traz o tema das mortes causadas pela polícia como uma preocupação em relação ao país.
“O que eu vejo é a continuação de uma tendência muito ruim. O número de mortes causadas pela polícia chegou a mais de 6 mil em 2018, e desde então continua nesse patamar”, enfatizou o diretor do escritório da ONG no Brasil, César Muñoz.
Com base nos dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, a HRW destaca que, em 2022, foram mortas por policiais em serviço e de folga 6,4 mil pessoas no país. Muñoz acrescenta que “80% dos mortos pela polícia no Brasil são pessoas negras”.
Disponível em: https://agenciabrasil.ebc.com.br/direitos-humanos/noticia/2024-01/human-rights-watch-violencia-policial-cresce-no-brasil-desde-2018 (adaptado).
Texto 2
Glauco Silva de Carvalho, doutor em Ciência Política pela FFLCH (Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas) da USP e coronel da Polícia Militar do Estado de São Paulo, afirma que a militarização não é o único fator responsável pela crescente violência policial. Em entrevista ele listou outros aspectos que devem ser levados em consideração.
“O policial parou de acreditar no sistema criminal, muitos policiais foram mortos, os culpados absolvidos, e ele [policial] está nas ruas durante todo o dia. Outro fator é que, em São Paulo, especificamente, há uma má distribuição, há a mesma proporção de agentes em áreas extremas, como Brasilândia e Capão Redondo, e em áreas centrais. Outro ponto importante para poder explicar este tipo de violência é que não houve, nos últimos 25 anos, aumento no efetivo policial, enquanto a população teve incremento de 10 milhões de pessoas [no Estado de São Paulo].”
Disponível em: https://jornal.usp.br/atualidades/cerca-de-180-mil-criancas-nao-tem-acesso-a-pre-escola-no-brasil/ (adaptado).
Texto 3

Disponível em: https://midiacaete.com.br/campanha-basta-de-violencia-policial-leva-discussao-para-as-escolas-publicas-alagoanas/
Texto 4
O coletivo Filhos Roubados, Mães Dizimadas (FRMD) de Curitiba e Região Metropolitana realizou, no dia 20 de abril de 2024, protesto contra a violência policial. A principal reivindicação do coletivo é por mais transparência nas atividades policiais por meio de câmeras corporais e nas viaturas de todas as polícias, bem como em forças de segurança privada e dentro de todo sistema prisional.
Outra demanda é pela responsabilização civil e criminal dos agentes públicos por ações e omissões que transgridam o dever de impedir a violência policial. “Buscamos a punição por prevaricação, incitação e apologia ao crime, participação em organização criminosa de toda a rede de pessoas que permitem que a violência policial ocorra”, diz o coletivo, que pede o reconhecimento do genocídio praticado pelas forças de segurança pública e do direito à indenização às vítimas e seus familiares.
Por fim, o grupo se manifesta a favor da desmilitarização já de todas as forças de segurança pública e pelo fim da fé pública para policiais.
Disponível em: https://www.brasildefato.com.br/2024/04/19/coletivo-de-maes-dizimadas-realiza-ato-contra-a-violencia-policial/ (adaptado).
Veja Mais
Correção de redação instantânea, detalhada e gratuita. Curso, apostila e materiais para evoluir sua nota na redação ENEM.
Últimos conteúdos
GRQTECH SISTEMAS DE INFORMACAO LTDA 33.841.042/0001-04