O desafio no combate ao discurso de ódio em relação à política
O direito à liberdade de expressão é garantido na Constituição de 88 para todos. Entretanto, divergências políticas têm gerado cada vez mais intolerância entre os brasileiros.
Escrito por Prof. Raquel de Lima
Atualizado em 12 de Setembro de 2022A partir da leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija um texto dissertativo-argumentativo em modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema ‘‘O desafio no combate ao discurso de ódio em relação à política’’, apresentando proposta de intervenção que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista. Não se esqueça: seu texto deve ter mais de 7 (sete) linhas e, no máximo, 30 linhas.
TEXTO 1
Disponível em: https://gauchazh.clicrbs.com.br/opiniao/iotti/noticia/2018/09/iotti-odio-na-lideranca-cjm7hnpkl044301mnpvoq7wkn.html
TEXTO 2
Na sequência dos massacres no Texas e em Ohio, em 2019, relatores da ONU alertaram que a promoção do racismo e do discurso de ódio por figuras políticas estimula crimes. Na visão da especialista em direitos humanos Tendayi Achiume, esse tipo de manobra populista transforma lideranças políticas em cúmplices dos episódios de violência. “Não pode haver dúvida de que o uso do discurso de ódio, da intolerância, do fanatismo e do racismo por políticos e líderes, para assegurar ou manter o apoio popular, torna esses indivíduos cúmplices da violência que se
segue (a esses discursos)”, afirmou Tendayi. Um atentado terrorista deixou 22 mortos na cidade texana de El Paso, localizada na fronteira dos EUA com o México. Treze horas mais tarde, no estado de Ohio, um homem atirou contra pessoas num bairro boêmio.
Disponível em: https://avozdacidade.com/wp/relatores-da-onu-afirmam-que-uso-politico-do-discurso-de-odio-estimula-ataques-a-tiro-nos-eua/ (adaptado).
TEXTO 3:
Partindo da concepção de que no espaço virtual inexiste o contato físico, seus usuários se viram encorajados em expressar suas opiniões, sem qualquer ponderação de limites ao que se é postado, comentado e compartilhando, o que se seria refletido em uma interação social corpórea. Ao momento em que por meio das redes sociais restou claro e evidente a tranquilidade de seus usuários em expressar tudo que se pensa, as redes se tornaram um espaço de se noticiar opiniões preconceituosas, discriminatórias e intolerantes, principalmente com discurso de ódio voltados as minorias sociais. Neste sentido, constatou-se que o direito à liberdade de expressão estaria sendo exercido de forma abusiva.
Disponível em: https://jus.com.br/artigos/71639/discurso-de-odio-nas-redes-sociais (adaptado).
Veja Mais
Correção de redação instantânea, detalhada e gratuita. Curso, apostila e materiais para evoluir sua nota na redação ENEM.
Últimos conteúdos
GRQTECH SISTEMAS DE INFORMACAO LTDA 33.841.042/0001-04