Consequências do impacto da alienação parental nas famílias brasileiras
Temas quentes

Consequências do impacto da alienação parental nas famílias brasileiras

Alienação parental é um transtorno que se caracteriza por um conjunto de sintomas pelos quais um genitor transforma a consciência de seus filhos, fazendo-os acreditar que eles não é uma boa pessoa.

Consequências do impacto da alienação parental nas famílias brasileiras

Escrito por Prof. Raquel Lima

Atualizado em 13 de Setembro de 2022

A partir da leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija um texto dissertativo-argumentativo em modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema “Consequências do impacto da alienação parental nas famílias brasileiras”, apresentando proposta de intervenção que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista. Não se esqueça: seu texto deve ter mais de 7 (sete) linhas e, no máximo, 30 linhas.

TEXTO 1:

Disponível em: https://br.pinterest.com/ivecaceres/mafalda/

TEXTO 2

Disponível em: https://www.facebook.com/SenadoFederal

TEXTO 3:

Alienação parental é crime?

Usar filhos como instrumento de vingança pelo fim da vida conjugal é crime. E não importa se são os pais, avós e até mesmo os novos parceiros quem manipula psicologicamente a criança contra o pai ou a mãe, seja voluntariamente ou não, bem como dificulta o convívio familiar. De acordo com a advogada Edwirges Rodrigues, professora de direito de família na Unesp e membro do IBDFAM, a lei 13.431/2017, em vigor desde abril deste ano, considera os atos de alienação parental como violência psicológica e assegura ao genitor alienado o direito de pleitear medidas protetivas contra o autor da violência. O alienador não pode ser preso, mas pode receber punições como uma advertência, pagamento de multa e modificação da guarda para compartilhada ou sua inversão. Quando descumprida a medida protetiva que assegure, por exemplo, o exercício da guarda compartilhada, além de o juiz decretar a prisão preventiva do infrator – pai, mãe ou responsável –, ele fica sujeito a processo criminal.

Disponível em: https://revistacrescer.globo.com/Familia/noticia/2018/09/alienacao-parental-e-crime.html#:~:text=Nova lei diz que quem,responder na Justiça por isso&text=(Foto%3A Thinkstock)-,Usar filhos como instrumento de vingança,da vida conjugal é crime. (adaptado).

TEXTO 4:

A Síndrome de Alienação Parental causa inúmeras consequências para a criança ou adolescente alienado, colocando em risco a saúde emocional e comprometendo o desenvolvimento sadio.

Os problemas psicológicos e psiquiátricos também são uma consequência. Alguns sintomas desses problemas podem incluir: depressão crônica, incapacidade de adaptação em ambiente psicossocial normal, transtornos de identidade e imagem, desespero, sentimento incontrolável de culpa, sentimento de isolamento, comportamento hostil, falta de organização, dupla personalidade e às vezes suicídio.

Disponível em: https://www.politize.com.br/alienacao-parental/#:~:text=Toda interferência na formação psicológica,ser considerado como alienação parental. (adaptado).

✍️

Partiu praticar?

Receba correções detalhadas em até 24 horas e aprenda a escrever redações sobre qualquer tema.

Apostila Gratuita coRedação

Não perca nada!

Insira seu e-mail no campo abaixo para receber conteúdos e dicas da redação do ENEM direto na sua caixa de mensagens. Não se preocupe, não fazemos spam!

Veja Mais

Fundo Gradiente

Escrever redação não precisa ser complicado

Não seja surpreendido pela sua nota e garanta a aprovação no vestibular neste ano sem perrengue

Footer Logo

coRedação

Plataforma que te ensina a dominar as técnicas da redação do ENEM e chegar mais perto do 1000!

Ícone InstagramÍcone FacebookÍcone Pinterest
Últimos conteúdos

GRQTECH SISTEMAS DE INFORMACAO LTDA 33.841.042/0001-04