Democratização do acesso a livros no Brasil
Escreva agora uma redação sobre democratização do acesso a livros no Brasil

Escrito por Prof. Raquel de Lima
Atualizado em 8 de Setembro de 2025Com base na leitura dos textos motivadores seguintes e nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo em norma padrão da língua portuguesa sobre o tema “Democratização do acesso a livros no Brasil”, apresentando proposta de ação social que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista. Não se esqueça: seu texto deve ter mais de 7 (sete) linhas e, no máximo, 30 (trinta) linhas.
Texto 1:
A leitura por si só não garante mobilidade social do proficiente leitor, mas pode contribuir para a abertura de novos horizontes, sobretudo em um mundo cada vez mais exigente e competitivo. O livro e a leitura representam o acesso democrático ao conhecimento, em uma era em que a desinformação tem sido uma aposta de quem busca manipular opiniões, a serviço de interesses ocultos que se materializam fortemente a partir das redes sociais.
Disponível em: http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2178-26792021000400086&lng=pt&nrm=iso (adaptado).
Texto 2:
Os livros estão na lista de produtos que vão ser isentos de impostos, de acordo com a Reforma Tributária que está em discussão no Congresso. Mesmo assim, o mercado editorial afirma que o preço das obras deve subir pelo menos 16%. Isso porque apesar de as publicações em si estarem isentas, a reforma acaba com os créditos da cadeia produtiva, como os serviços gráficos e os direitos autorais.
Pesquisa recente divulgada pela Câmara Brasileira do Livro e Sindicato Nacional dos Editores de Livros mostra que o faturamento do setor caiu 43% desde 2006.
Disponível em: https://agenciabrasil.ebc.com.br/radioagencia-nacional/economia/audio/2024-07/reforma-tributaria-livros-serao-isentos-mas-cadeia-produtiva-nao (adaptado).
Texto 3:

Disponível em: https://prefeitura.sp.gov.br/web/ipiranga/w/noticias/123218
Texto 4:
A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados promove audiência pública no dia 25 de abril de 2024 sobre a necessidade de fomentar o Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL). O Plano constitui diretrizes básicas para assegurar a democratização do acesso ao livro, o fomento e a valorização da leitura e o fortalecimento da cadeia produtiva do livro como fator relevante para o incremento da produção intelectual e o desenvolvimento da economia nacional.
Disponível em: https://www.camara.leg.br/noticias/1053836-comissao-debate-necessidade-de-fomentar-o-plano-nacional-do-livro-e-leitura/ (adaptado).
Veja Mais
Correção de redação instantânea, detalhada e gratuita. Curso, apostila e materiais para evoluir sua nota na redação ENEM.
Últimos conteúdos
GRQTECH SISTEMAS DE INFORMACAO LTDA 33.841.042/0001-04