Desafios no combate ao negacionismo climático no Brasil
Escreva agora uma redação sobre os desafios no combate ao negacionismo climático no Brasil

Escrito por Prof. Raquel de Lima
Atualizado em 18 de Maio de 2025Com base na leitura dos textos motivadores seguintes e nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo em norma padrão da língua portuguesa sobre o tema "Desafios no combate ao negacionismo climático no Brasil", apresentando proposta de ação social que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista. Não se esqueça: seu texto deve ter mais de 7 (sete) linhas e, no máximo, 30 (trinta) linhas.
Texto 1

Disponível em: https://www.instagram.com/p/C6y8l9Wu8j-/
Texto 2
Os negacionistas do clima são as pessoas que não acreditam no aquecimento global decorrente da intervenção humana. Também podem ser chamados assim os indivíduos que creem no aumento da temperatura, mas contradizem o fato de que o fenômeno é provocado pelo homem.
Para eles, os cientistas não estão apenas errados, como possuem uma agenda por trás. Ou, além disso, tudo não passa de um fenômeno natural, sem consequências mais graves.
No Brasil, o negacionismo climático existe, mas ainda não convence muita gente.
Pelo menos é isso que diz a pesquisa do Instituto Datafolha que citamos acima. Para 85% dos brasileiros, o planeta está sim, sofrendo um processo de aquecimento não natural, ou seja, provocado pelo homem.
Apesar da população em geral não ter aberto tanto espaço para a refutação das descobertas científicas sobre o aquecimento global, existem personalidades que discordam das preocupantes descobertas feitas ou como elas são fundamentadas.
E o mais perigoso: refutar sem base científica e questionar descobertas vitais para a existência do ser humano no planeta pode incentivar pessoas, governos e entidades a não tomar ações necessárias para diminuir o impacto da ação humana no planeta.
Disponível em: https://fia.com.br/blog/negacionismo-climatico/ (adaptado).
Texto 3
De acordo com a divulgadora científica Karina Bruno Lima, existem diferentes graus de negacionismo. Em muitos casos, a pessoa tem dúvidas ou pode existir uma lacuna que foi preenchida pela desinformação. Se ela não entende como funciona o processo científico e acredita em qualquer conteúdo, vale a pena explicar e mandar bons artigos e referências. Muitas vezes isso já é suficiente para que ela repense - o que não quer dizer que ela vá mudar de ideia imediatamente.
"No entanto, se a pessoa não está disposta, desconfia de bases confiáveis (relatórios do IPCC, dados da Nasa etc), nega a ampla base que a ciência do clima vem construindo há mais de um século, acredita em teorias conspiratórias e entra em um debate sem o objetivo de aprender algo, provavelmente nada disso será efetivo. Geralmente esse tipo de negacionista climático está abraçado a um pacote de negacionismos diversos que está atrelado a questões políticas e ideológicas", afirma Karina, que é doutoranda em Climatologia pela UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul).
Até mesmo pessoas conscientes sobre a questão climática podem cair em armadilhas como a de que nada pode ser feito para resolver a crise. Esse tipo de pensamento é imobilizador e prejudicial.
Disponível em: https://www.uol.com.br/ecoa/ultimas-noticias/2024/05/27/chega-de-mentiras-como-rebater-o-negacionismo-climatico-com-ciencia.htm?utm_source=chatgpt.com (adaptado).
Veja Mais
Correção de redação instantânea, detalhada e gratuita. Curso, apostila e materiais para evoluir sua nota na redação ENEM.
Últimos conteúdos
GRQTECH SISTEMAS DE INFORMACAO LTDA 33.841.042/0001-04