Temas quentes

Desafios no combate às emergências climáticas no Brasil

Escreva agora uma redação sobre os desafios no combate às emergências climáticas no Brasil.

Desafios no combate às emergências climáticas no Brasil

Escrito por Prof. Raquel de Lima

Atualizado em 15 de Abril de 2025

Com base na leitura dos textos motivadores seguintes e nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo em norma padrão da língua portuguesa sobre o tema "Desafios no combate às emergências climáticas no Brasil", apresentando proposta de ação social que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista. Não se esqueça: seu texto deve ter mais de 7 (sete) linhas e, no máximo, 30 (trinta) linhas.

Texto 1:

Disponível em: https://blogdoaftm.com.br/charge-mudancas-climaticas-3/

Texto 2:

Ação Contra a Mudança Global do Clima

Todos os países do mundo, independentemente de sua relevância política, econômica ou geográfica, enfrentam os problemas causados pelas mudanças de clima. Não há exceções. De acordo com Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais – INPE, cerca de 58% das emissões de gases de efeito estufa no Brasil são relativas a queimadas e desmatamento. Por isso, preservar os biomas da nossa nação (Amazônia, Cerrado, Caatinga, Pantanal, Pampas e Mata Atlântica), é um enfrentamento direto à mudança global do clima.

Não é novidade para nenhum de nós. As ações de queimas de combustíveis fósseis (nos automóveis, indústrias e usinas termelétricas), as queimadas, o desmatamento e a poluição agropecuária, causada pelo excesso de criação de animais ruminantes, estão diretamente associadas à emissão de gases de efeito estufa no planeta. Tais impactos causados pelo homem são identificados como mudanças climáticas antropogênicas, e elas se intensificaram a partir do final do século 18, na Revolução Industrial.

Na pesquisa publicada pela revista Nature Climate Change, o aquecimento global iniciou-se há cerca de 180 anos, isto é, muito antes do que se acreditava. Os impactos da revolução industrial no modo de produção foram os primeiros indícios do futuro a se aguardar. Alguns anos após, na segunda metade do século 20, a expansão da produção industrial e da produção de energia gerou um aumento ainda maior na emissão de gases, e as décadas de 1990 e 2000 foram as mais quentes registradas desde os últimos 1.000 anos.

Com o passar dos anos, o progresso do impacto no clima tem crescido expressivamente, e as projeções do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC) indicam que nos 100 anos seguintes a temperatura média global poderá aumentar entre 1,8°C e 4,0°C, além do significativo aumento do nível médio do mar, entre 0,18 m e 0,59 m, afetando drasticamente as atividades humanas e os ecossistemas terrestres.

Uma das metas de urgência da ONU para esse objetivo é mobilizar 100 bilhões de dólares por ano, até 2020, ajudando os países em desenvolvimento no plano de mitigação de desastres relacionados ao clima.

Disponível em: https://www.ufmg.br/espacodoconhecimento/acao-contra-a-mudanca-global-do-clima/ (adaptado).

Texto 3:

COP28 tem início após ano de “retrocesso” mundial no clima, dizem especialistas

2023 viu políticas verdes sendo diluídas, novos e enormes projetos de petróleo e gás e o ressurgimento do carvão; mundo está a caminho de aquecer 2,9 graus e novas ações climáticas serão discutidas na COP28.

O caos climático não poupou nenhuma região este ano. O Canadá queimou, o sudoeste dos EUA ferveu, uma cidade da Líbia foi varrida por inundações e o calor global, como disse um cientista, “assustadoramente enlouqueceu”.

Os registos climáticos caíram como dominós e mais é previsto – é quase certo que 2023 será o mais quente já registrado na história.

E, no entanto, mesmo quando a crise climática se insere visceralmente na vida das pessoas, os especialistas dizem que o ano assistiu a um retrocesso alarmante na ação climática. As políticas verdes foram diluídas, novos e enormes projetos de petróleo e gás receberam luz verde e o carvão teve uma espécie de ressurgimento.

Uma série de novos relatórios mostraram que os países se desviaram totalmente da limitação do aquecimento global a 1,5 graus Celsius acima dos níveis pré-industriais. Em vez disso, o mundo está a caminho de um aquecimento catastrófico de 2,9 graus, de acordo com o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente – e isso mesmo que as atuais políticas climáticas sejam cumpridas.

À medida que os países se reúnem em Dubai para a Cúpula Climática COP28 da ONU, existem “grandes expectativas”, disse Harjeet Singh, chefe de estratégia política global da organização sem fins lucrativos Climate Action Network International. “Ao mesmo tempo, estamos vendo um compromisso muito menor por parte dos países”. Eles estão “retrocedendo”, disse ele à CNN.

Embora um ano por si só não possa determinar o sucesso ou o fracasso da ação climática global, disse Kaveh Guilanpour, vice-presidente de estratégias internacionais do Centro para Soluções Climáticas e Energéticas, sem fins lucrativos, “o mundo ainda não está tratando isso como uma emergência, e isso é o problema fundamental”.

Disponível em: https://www.cnnbrasil.com.br/internacional/cop28-tem-inicio-apos-ano-de-retrocesso-mundialno-clima-dizem-especialistas/ (adaptado).

Texto 4:

Disponível em: https://www.aprovaconcursos.com.br/questoes-de-concurso/questao/857618

Aumente sua nota estudando por questões
✔️ Faça questões de todas matérias conforme seu nível
✔️ Saiba sua nota conforme o TRI e veja seu desempenho
✔️ Veja a resolução de cada questão e aprenda com seus erros
✔️ Descubra quais matérias você precisa estudar mais
Apostila Gratuita Redação ENEM
Cadastre-se na plataforma e tenha acesso a uma apostila completa para redação ENEM, um banco de temas para treinar e modelos de redação comentados.

Correção de redação instantânea, detalhada e gratuita. Curso, apostila e materiais para evoluir sua nota na redação ENEM.

Ícone InstagramÍcone InstagramÍcone FacebookÍcone Pinterest
Últimos conteúdos

GRQTECH SISTEMAS DE INFORMACAO LTDA 33.841.042/0001-04