Desafios para a promoção da saúde da mulher no Brasil
Escreva agora uma redação sobre os Desafios para a promoção da saúde da mulher no Brasil

Escrito por Prof. Raquel de Lima
Atualizado em 30 de Junho de 2025Com base na leitura dos textos motivadores seguintes e nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo em norma padrão da língua portuguesa sobre o tema “Desafios para a promoção da saúde da mulher no Brasil", apresentando proposta de ação social que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista. Não se esqueça: seu texto deve ter mais de 7 (sete) linhas e, no máximo, 30 (trinta) linhas.
Texto 1:
Seja por causas fisiológicas, genéticas, hormonais ou ambientais, existem doenças que acometem mais a população feminina, causando prejuízos à sua qualidade de vida e elevando estatísticas de mortalidade. É o caso, por exemplo, do câncer de mama, que atinge cerca de 60 mil mulheres ao ano no Brasil, segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca). Várias dessas patologias podem ter seus efeitos minimizados ou ser evitadas por meio de medidas de prevenção, mudanças de hábito ou diagnóstico precoce.
Disponível em: https://prefeitura.sp.gov.br/web/saude/w/noticias/334164 (adaptado).
Texto 2:
O projeto Estudo Longitudinal de Saúde do Adulto (Elsa-Brasil) apresentou os principais resultados de 15 anos de estudos sobre diferentes condições de saúde femininas. Foi constatado que 40% das mulheres, de todas as faixas etárias e grupos socioeconômicos, não conseguem cumprir a recomendação mínima de atividade física no lazer. De acordo com os estudos, isso se deve à dificuldade de conciliar o trabalho com as rotinas familiares, principalmente entre mulheres mais jovens, com menos escolaridade e filhos pequenos, aumentando o estresse e o risco de enxaqueca.
Estilo de vida e saúde
As pesquisas do Elsa-Brasil apontam que a dificuldade no equilíbrio entre vida pessoal e trabalho é fonte de estresse e pode influenciar as prioridades pessoais e também reduzir o tempo disponível para o próprio cuidado e o lazer, afetando a saúde e o bem-estar, especialmente entre as mulheres. Elas se referem com mais frequência à existência de conflito entre trabalho e família. Essas mulheres em geral tiveram mais chances de mencionar uma pior autoavaliação de saúde, estilo de vida menos saudável, enxaqueca, tiveram maior ganho de peso e queixas de sono mais frequentes.
Disponível em: https://jornal.usp.br/ciencias/trabalho-e-familia-primeiro-os-efeitos-da-falta-de-tempo-para-cuidar-da-saude-nas-brasileiras/ (adaptado).
Texto 3:

Disponível em: https://www.portal.ap.gov.br/noticia/2203/marco-amarelo-e-lilas-campanha-alerta-sobre-cuidados-com-a-saude-da-mulher
Texto 4:
Em março de 2024, as mulheres da cidade de São Paulo tiveram ações de cuidado intensificadas por meio do programa Avança Saúde Mulher em todas as 470 unidades básicas de Saúde (UBSs) da capital.
A iniciativa foi voltada para a promoção em saúde de mulheres. A edição especial foi dedicada ao Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março, com a promoção de um Dia D com abertura de todas as UBSs com oferta de exames, consultas e palestras.
Disponível em: https://agenciabrasil.ebc.com.br/saude/noticia/2023-03/unidades-basicas-em-sao-paulo-intensificam-acoes-de-saude-da-mulher (adaptado).
Correção de redação instantânea, detalhada e gratuita. Curso, apostila e materiais para evoluir sua nota na redação ENEM.
Últimos conteúdos
GRQTECH SISTEMAS DE INFORMACAO LTDA 33.841.042/0001-04