Desafios para a valorização da cultura regional no Brasil
Escreva agora uma redação sobre os desafios para a valorização da cultura regional no Brasil

Escrito por Prof. Raquel de Lima
Atualizado em 29 de Outubro de 2025Com base na leitura dos textos motivadores seguintes e nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo em norma padrão da língua portuguesa sobre o tema “Desafios para a valorização da cultura regional no Brasil”, apresentando proposta de ação social que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista. Não se esqueça: seu texto deve ter mais de 7 (sete) linhas e, no máximo, 30 (trinta) linhas.
Texto 1:

Texto 2:
A diversidade cultural refere-se às condições materiais e imateriais que são transmitidas e compõem uma determinada cultura. Ela pode se manifestar de diversas formas: no modo de vida, nos valores, na arte, na gastronomia, etc. e na formação dos hábitos, costumes e suas diversidades regionais e locais.
No contexto brasileiro, é importante lembrar que o país é formado originalmente pelo contato entre três culturas:
- A cultura indígena dos povos originários.
- A cultura africana dos diversos povos escravizados e trazidos para o Brasil.
- A cultura europeia dos colonizadores portugueses.
Essa junção assumiu diferentes configurações ao longo da ocupação do território nacional e acrescida pelas imigrações e pelas diferentes manifestações culturais de cada localidade. Essa mistura fez com que o Brasil se tornasse um dos países com maior pluralidade cultural.
A cultura brasileira é marcada pelos regionalismos que foi desenvolvendo ao longo do tempo. A integração e intensa troca de experiências entre as diferentes regiões fazem da diversidade cultural uma das principais características do Brasil.
Devido à grande extensão do território nacional, a língua portuguesa e o passado comum são fatores decisivos para a formação da chamada identidade brasileira.
Entretanto, as diferentes localidades assumem também uma variedade de sotaques, comportamentos e modos de vida.
Assim, para compreender o que é a diversidade cultural no Brasil, é preciso entender as diferentes manifestações culturais presentes nas regiões que compõem o país.

Disponível em: https://www.todamateria.com.br/diversidade-cultural-no-brasil/ (adaptado).
Texto 3:
Mariah Carey se apresenta em Belém na quarta-feira (17) ao lado das cantoras paraenses Dona Onete, Joelma, Gaby Amarantos e Zaynara, em um evento que valoriza a floresta amazônica e a cultura local.
O espetáculo será realizado em um palco flutuante inspirado na vitória-régia, símbolo da região. O show reforça a importância da floresta em pé e a proteção dos povos originários, contribuindo para o desafio global de reduzir as emissões de carbono.
Disponível em: https://g1.globo.com/pa/para/noticia/2025/09/17/amazonia-live-reune-mariah-carey-e-cantoras-paraenses-para-show-em-belem-saiba-tudo-sobre-o-evento.ghtml (adaptado).
Texto 4:
O Dia Mundial da Diversidade Cultural para o Diálogo e o Desenvolvimento, celebrado nesta terça-feira (21), instituído pela Assembleia Geral das Nações Unidas, após a aprovação pela Unesco da Declaração Universal sobre a Diversidade Cultural de 2001, é um dos elementos centrais das políticas desenvolvidas pelo Ministério da Cultura (MinC).
De acordo com a ministra da Cultura, Margareth Menezes, a nacionalização da cultura, além de abranger os diversos territórios brasileiros, contempla a diversidade da população. “Somos muitos, diversos, plurais e é essa a nossa maior riqueza. A nossa cultura é composta por tantas cores, valores, crenças e conhecimentos, e esses elementos são a nossa potência. Desde a reconstrução do MinC, em 2023, construímos ações, políticas e leis que valorizam esse importante aspecto da nossa identidade nacional. Indígenas, crianças, negros, a população LGBTQIA+, pessoas com deficiência, ribeirinhos e tantos outros recortes possíveis na nossa sociedade tem hoje na Cultura um espaço assegurado para compartilhar seu fazer cultural. E isso é motivo de grande orgulho”, afirma.
“Dados concretos demonstram que a maioria dos conflitos no mundo se dá em locais com baixo respeito pela diversidade cultural. Então, a partir do momento em que a gente promove o respeito entre as diferentes culturas, a gente gera menos violência, menos genocídios, menos guerras”, avalia o secretário-Executivo do MinC, Márcio Tavares. E completa: “Esse dia também sinaliza a importância da diversidade cultural para o desenvolvimento sustentável porque, através da diversidade cultural, temos o encontro de ideias diferentes e dessas diferenças surgem inovações, novas soluções para problemas antigos”.
Desde 2015, quando foi aprovada a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável pelas Nações Unidas e a Resolução sobre Cultura e Desenvolvimento Sustentável, esse tema ganhou ainda mais relevância no cenário internacional. “Os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) podem ser alcançados de maneira mais efetiva ao se aproveitar o potencial criativo das diversas culturas existentes no mundo, bem como envolver em um diálogo contínuo para garantir que todos os membros da sociedade se beneficiem do desenvolvimento sustentável”, destaca a nota da Unesco publicada neste ano para marcar o dia 21 de maio.
Disponível em: https://www.gov.br/cultura/pt-br/assuntos/noticias/minc-avanca-em-politicas-publicas-para-valorizacao-e-respeito-a-diversidade-cultural (adaptado).
Correção de redação instantânea, detalhada e gratuita. Curso, apostila e materiais para evoluir sua nota na redação ENEM.
Últimos conteúdos
GRQTECH SISTEMAS DE INFORMACAO LTDA 33.841.042/0001-04