O impacto da diferença de gênero na divisão dos afazeres domésticos no Brasil

A partir da leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija um texto dissertativo-argumentativo em modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema ‘‘O impacto da diferença de gênero na divisão dos afazeres domésticos no Brasil’’, apresentando proposta de intervenção que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista. Não se esqueça: seu texto deve ter mais de 7 (sete) linhas e, no máximo, 30 linhas.

TEXTO I

As mulheres trabalham mais horas semanais que os homens: 47h contra 45h, de acordo com dados de 2015. Nos cálculos, entram o tempo dedicado ao trabalho remunerado, não remunerado e tempo de deslocamento casa-trabalho-casa. A composição desse tempo permanece desigual entre os sexos, com as mulheres dedicando 18h por semana a mais aos afazeres domésticos.

Disponível em: http://www.ipea.gov.br

TEXTO II

TEXTO III

Disponível em: https://souestou.wordpress.com

TEXTO IV

De acordo com pesquisa do IBGE, estima-se que em 2018 147,5 milhões de pessoas, 87% da população brasileira com 14 anos ou mais, realizaram tarefas domésticas ou cuidado de pessoas, mas a incidência é maior entre as mulheres, 93%, do que os homens, 80,4%, o que também ocorre entre a parcela de desempregados, com a população feminina trabalhando 11,8 horas a mais do que a masculina.

Disponível em: https://www.redebrasilatual.com.br

TEXTO V

O arranjo tradicional é que o homem é o provedor e a mulher é a cuidadora. Quando passamos a ter uma entrada mais forte das mulheres no mercado de trabalho, começa a haver divisão do trabalho de provimento. Mas o trabalho de cuidados não é compartilhado na mesma magnitude. A resistência à adaptação das rotinas cotidianas nas famílias é atribuída a valores culturais, que podem estar mudando lentamente. Para a socióloga Milena do Carmo, é possível detectar conscientização crescente entre os novos adultos.

Disponível em: https://www12.senado.leg.br

Escreva a redação com confiança

Tenha acesso a nossa plataforma funcional e interativa, com correções detalhadas, precisas e conteúdos práticos para facilitar o aprendizado.