Diversidade étnico-racial nas empresas brasileiras
Temas variados

Diversidade étnico-racial nas empresas brasileiras

Estudos comprovaram que as empresas com maior diversidade racial, étnica ou em gênero têm maior probabilidade de ter retornos financeiros acima da média.

Diversidade étnico-racial nas empresas brasileiras

Escrito por Prof. Raquel Lima

Atualizado em 13 de Setembro de 2022

A partir da leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija um texto dissertativo-argumentativo em modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema “Diversidade étnico-racial nas empresas brasileiras”, apresentando proposta de intervenção que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista. Não se esqueça: seu texto deve ter mais de 7 (sete) linhas e, no máximo, 30 linhas.

TEXTO 1:

Segundo a Kantar, Brasil é o 7º país mais inclusivo no ambiente de trabalho

O Brasil ocupa o sétimo lugar no índice global de inclusão e diversidade no trabalho feito pela Kantar Inclusion Index. A pesquisa foi realizada com mais de 18 mil pessoas de 14 países e 24 setores diferentes.

Canadá está no topo da lista devido à representatividade adequada de gênero entre cargos seniores (mais de 40% do sexo feminino). Além disso, 65% dos canadenses afirmaram que suas empresas trabalham para se tornarem inclusivas e diversas. Em último lugar, está o México.

Disponível em: https://movimentomulher360.com.br/segundo-a-kantar-brasil-possui-o-maior-nivel-de-discriminacao-no-ambiente-de-trabalho/ (adaptado).

TEXTO 2:

A diversidade étnico-racial nas companhias brasileiras ainda é um desafio. Apesar de 56% da população do país se autodeclarar preta ou parda, apenas 6,3% dos cargos de gerência e 4,7% dos cargos executivos são ocupados por negros. A situação das mulheres negras é ainda mais desfavorável, pois elas ocupam apenas 1,6% dos cargos de gerência, segundo dados das 500 maiores companhias do país.

Em multinacionais, os executivos percebem que funcionários de outros países tem dificuldade de entender o cenário brasileiro. "A maior dificuldade que tenho é de convencer os americanos que no Brasil há muito racismo mesmo sendo nós pretos 56% enquanto nos Estados Unidos são 13%", diz Gilberto Costa, responsável da área de operações e líder do grupo de raça do J.P Morgan.

Para Barbara Galvão, chefe de diversidade e inclusão na Uber, as empresas precisam respeitam os regionalismos e avançar de acordo com a cultura de cada local. Além disso, os resultados só são possíveis quando a diversidade é entendida como uma agenda do negócio, e não um tema extra. "Toda decisão é de diversidade e vai impactar pessoas", afirma.

Disponível em: https://exame.com/carreira/os-desafios-e-os-avancos-da-diversidade-racial-nas-empresas-brasileiras/ (adaptado).

TEXTO 3:

Benefícios da diversidade no ambiente de trabalho

  1. Redução de conflitos

Os conflitos tendem a ser menores em organizações nas quais existe respeito à diversidade. Isso ocorre devido ao fato de haver uma política de convivência muito mais saudável em relação às diferenças, fazendo com que as equipes e os seus membros tenham mais facilidade para conviver com as divergências que podem surgir no dia a dia.

2. Atração e retenção dos colaboradores

Cada vez mais pessoas de diversas origens têm interesse em se juntar a uma empresa reconhecida pela diversidade. Isso facilita a atração e retenção de talentos, visto que haverão muita opções de candidatos para preencher as vagas.

Reter esses profissionais na empresa também é mais fácil, afinal de contas, um ambiente respeitoso e diverso beneficia o clima interno. Consequentemente, os funcionários ficam mais satisfeitos com seu trabalho e os conflitos no dia a dia se reduzem, elevando a produtividade.

3. Melhores resultados

A consequência de todas as vantagens citadas até aqui é o alcance de melhores resultados gerais. A razão é bastante simples: em um empreendimento no qual a diversidade é promovida, a atmosfera se torna acolhedora, colaborativa e estimulante.

Os profissionais se sentem mais entusiasmados e envolvidos com a execução de suas tarefas. Com a melhora da qualidade de vida dos funcionários, os afazeres serão entregues com maior efetividade.

Disponível em: https://blog.fortestecnologia.com.br/gestao-e-negocios/diversidade-no-ambiente-de-trabalho/ (adaptado).

✍️

Partiu praticar?

Receba correções detalhadas em até 24 horas e aprenda a escrever redações sobre qualquer tema.

Apostila Gratuita coRedação

Não perca nada!

Insira seu e-mail no campo abaixo para receber conteúdos e dicas da redação do ENEM direto na sua caixa de mensagens. Não se preocupe, não fazemos spam!

Veja Mais

Fundo Gradiente

Escrever redação não precisa ser complicado

Não seja surpreendido pela sua nota e garanta a aprovação no vestibular neste ano sem perrengue

Footer Logo

coRedação

Plataforma que te ensina a dominar as técnicas da redação do ENEM e chegar mais perto do 1000!

Ícone InstagramÍcone FacebookÍcone Pinterest
Últimos conteúdos

GRQTECH SISTEMAS DE INFORMACAO LTDA 33.841.042/0001-04