Formas de promover a adoção de animais domésticos no Brasil
Escreva agora uma redação sobre as formas de promover a adoção de animais domésticos no Brasil

Escrito por Prof. Raquel de Lima
Atualizado em 2 de Abril de 2025Com base na leitura dos textos motivadores seguintes e nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo em norma padrão da língua portuguesa sobre o tema "Formas de promover a adoção de animais domésticos no Brasil", apresentando proposta de ação social que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista. Não se esqueça: seu texto deve ter mais de 7 (sete) linhas e, no máximo, 30 (trinta) linhas.
Texto 1:
A convivência com um animal de estimação é capaz de trazer inúmeros benefícios para a saúde. Mas também é importante ter em mente que adotar um pet requer planejamento a longo prazo já que cães e gatos, por exemplo, podem viver bastante tempo. Não basta ter apenas a intenção de adotar, é necessário que o possível tutor se comprometa com algumas responsabilidades fundamentais para garantir a qualidade de vida e o bem-estar do animal.
A Coordenadoria de Saúde e Proteção ao Animal Doméstico (Cosap) orienta sobre a guarda responsável, um conjunto de regras básicas que devem ser seguidas pela família que decide adotar. Isso inclui alimentação adequada, água, higiene, vacinação, evitar fugas, cuidados médico-veterinários, atenção e muito carinho. “O animal precisa sair daqui para ter uma vida melhor e, muitas vezes, as pessoas nem sabem da importância dessas coisas, então nosso papel é orientar”, explica Analy Xavier, coordenadora da Cosap.
Disponível em: https://capital.sp.gov.br/web/saude/w/noticias/323738 (adaptado).
Texto 2:
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), no ano de 2022, existiam cerca de 30 milhões de animais abandonados nas ruas do Brasil, dos quais 10 milhões são gatos e 20 milhões, cães. No Distrito Federal, são cerca de 700 mil animais abandonados (levantamento feito pela Confederação Brasileira de Proteção Animal - 2021). Na Universidade de Brasília (UnB), não seria diferente, e é crescente o número de animais domésticos abandonados.
No Brasil, o abandono de animais é crime desde 1998, de acordo com a Lei Federal n. 9.605/98. Em 2020, com a aprovação da Lei Federal n. 14.064/20, teve-se o aumento da pena de maus-tratos com reclusão de dois a cinco anos, multa e proibição da guarda, quando se tratar de cão ou gato.
Disponível em: https://noticias.unb.br/artigos-main/6573-abandono-de-animais-e-crime#:~:text=De acordo com a Organização,de Proteção Animal - 2021). (adaptado).
Texto 3:

Disponível em: https://www.desenvolvimentosocial.sp.gov.br/campanha-do-governo-do-estado-propoe-adocao-consciente-e-responsavel/
Texto 4:
Cães achados no meio das enchentes no Rio Grande do Sul chegaram a Brasília, onde ganharam novas famílias. Os 25 cachorros vieram de Canoas, da região metropolitana de Porto Alegre, após mais de 30 horas de viagem de carro.
Antes da viagem, eles estavam em abrigos e passaram por atendimento e exames veterinários. Apesar desses cuidados, a veterinária Carolina Ferrare alerta que os animais estão com quadro de estresse depois de passarem dias na água, em abrigos e o período da viagem até a chegada na capital federal.
“Os cachorros vão demandar cuidado e dedicação das famílias que estão super dispostas e ansiosas para recebê-los. Muitos nem dormiram aguardando”, disse.
De acordo com o boletim da Defesa Civil estadual, divulgado em 21 de maio de 2024, 12.358 animais foram resgatados no estado. A maioria está em abrigos provisórios.
Disponível em: https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2024-05/caes-resgatados-nas-cheias-do-rs-sao-adotados-em-brasilia (adaptado).
Veja Mais
Correção de redação instantânea, detalhada e gratuita. Curso, apostila e materiais para evoluir sua nota na redação ENEM.
Últimos conteúdos
GRQTECH SISTEMAS DE INFORMACAO LTDA 33.841.042/0001-04