Impactos da inteligência artificial na sociedade contemporânea
Temas variados

Impactos da inteligência artificial na sociedade contemporânea

O Facebook divulgou que vai combater “memes de ódio” usando inteligência artificial. A empresa dá exemplo de como esse instrumento deve ser usado para o bem.

Impactos da inteligência artificial na sociedade contemporânea

Escrito por Prof. Raquel Lima

Atualizado em 22 de Agosto de 2022

A partir da leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija um texto dissertativo-argumentativo em modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema “Impactos da inteligência artificial na sociedade contemporânea”, apresentando proposta de intervenção que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista. Não se esqueça: seu texto deve ter mais de 7 (sete) linhas e, no máximo, 30 linhas.

TEXTO 1:

Disponível em: https://www.dcc.fc.up.pt/~ines/aulas/1617/IA/IA.html

TEXTO 2:

Disponível em: https://vidadesuporte.com.br/suporte-a-serie/preocupacao/

TEXTO 3:

A inteligência artificial está presente em aplicações diversas, nas mais variadas indústrias. Na área de segurança ou militar, por exemplo, agências como o FBI contam com programas robustos de reconhecimento facial e biométrico — o que permite a identificação de suspeitos ou criminosos em multidões por meio de câmeras de vigilância, por exemplo.

Disponível em: https://www.nexojornal.com.br/explicado/2017/02/07/Inteligência-artificial-entre-a-próxima-revolução-tecnológica-e-o-fim-da-humanidade (adaptado).

TEXTO 4:

A Tailândia passou a utilizar em seus hospitais o “Ninja”, um robô médico, para lutar contra a pandemia do novo coronavírus, em 2020. Os robôs têm a missão de detectar as pessoas afetadas pela Covid-19, tratar os pacientes e proteger os funcionários dos hospitais. Quatro hospitais já receberam um “Ninja” e em breve outros 10 receberão um exemplar. Os robôs, concebidos para ajudar no cuidado de pacientes que sofreram acidente vascular cerebral (AVC), foram desviados de sua missão inicial e destinados a lutar contra a pandemia que já matou milhares pessoas no mundo.

Disponível em: https://www.em.com.br/app/noticia/internacional/2020/03/19/interna_internacional,1130336/conheca-o-ninja-robo-criado-pela-tailandia-para-combater-o-coronavirus (adaptado).

TEXTO 5:

Armas autônomas capazes de atacar um alvo sem necessidade de intervenção humana; sistemas de análise de comportamentos capazes de influenciar o voto da sociedade; veículos sem motorista, vulneráveis a serem hackeados para causar um acidente. A inteligência artificial, além de representar uma grande oportunidade para a humanidade, traz consigo uma série de riscos. Como disse em 2017 o físico britânico Stephen Hawking, “pode ser o melhor ou o pior que já aconteceu à raça humana”. Os especialistas nesse campo preveem que haverá quem tente fazer um mau uso dessa ferramenta. Mas seria o caso de deixar de usar essa tecnologia
por causa disso?

Disponível em: https://brasil.elpais.com/brasil/2018/11/12/tecnologia/1542038734_872245.amp.html (adaptado)

✍️

Partiu praticar?

Receba correções detalhadas em até 24 horas e aprenda a escrever redações sobre qualquer tema.

Apostila Gratuita coRedação

Não perca nada!

Insira seu e-mail no campo abaixo para receber conteúdos e dicas da redação do ENEM direto na sua caixa de mensagens. Não se preocupe, não fazemos spam!

Veja Mais

Fundo Gradiente

Escrever redação não precisa ser complicado

Não seja surpreendido pela sua nota e garanta a aprovação no vestibular neste ano sem perrengue

Footer Logo

coRedação

Plataforma que te ensina a dominar as técnicas da redação do ENEM e chegar mais perto do 1000!

Ícone InstagramÍcone FacebookÍcone Pinterest
Últimos conteúdos

GRQTECH SISTEMAS DE INFORMACAO LTDA 33.841.042/0001-04