Medidas para garantir a permanência de indígenas no ensino superior brasileiro
Escreva agora uma redação sobre medidas para garantir a permanência de indígenas no ensino superior brasileiro.

Escrito por Prof. Raquel de Lima
Atualizado em 22 de Abril de 2025Com base na leitura dos textos motivadores seguintes e nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo em norma padrão da língua portuguesa sobre o tema "Medidas para garantir a permanência de indígenas no ensino superior brasileiro", apresentando proposta de ação social que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista. Não se esqueça: seu texto deve ter mais de 7 (sete) linhas e, no máximo, 30 (trinta) linhas.
Texto 1
Sônia Pavão não precisa se deslocar até a cidade nem ligar para uma drogaria quando precisa de algum medicamento. Basta dar alguns passos e chegar até a mata no entorno de sua casa para colher o remédio do qual precisa. Foi na Faculdade Intercultural Indígena (Faind) da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) que ela decidiu aliar seus conhecimentos tradicionais com a pesquisa acadêmica. O resultado foi um mestrado em que ela dissertou sobre os conhecimentos tradicionais Guarani e Kaiowá, como fontes de autonomia, sustentabilidade e resistência.
“Essa experiência, essa prática, que estava isolada em nossas comunidades, agora ela está saindo, ela está dentro da universidade”, conta Sônia, à sombra de uma das dezenas de árvores plantadas em seu jardim.
Disponível em: https://agenciabrasil.ebc.com.br/educacao/noticia/2024-08/universidade-federal-tem-800-alunos-indigenas-no-ms (adaptado).
Texto 2
Bem aos poucos, a presença indígena vai se difundindo pelos campi do Brasil. Segundo levantamento realizado pelo Semesp, entidade que representa as instituições de ensino superior do Brasil, entre 2011 e 2021, a quantidade de matrículas de alunos autodeclarados indígenas no ensino superior aumentou 374%, em comparação ao decênio anterior. A subida nos números acompanhou o Censo Demográfico realizado pelo IBGE. Em 2010, o Censo indicou aproximadamente 900 mil pessoas que se identificavam enquanto indígenas, já em 2022, o número saltou para aproximadamente um milhão e 700 mil indivíduos.
A chegada a este novo ambiente coloca os estudantes indígenas diante de desafios pessoais, econômicos e acadêmicos. Mas é principalmente sobre as autoridades públicas, e sobre as direções das instituições universitárias, que recai a responsabilidade de conceber e operar as ferramentas institucionais e as políticas que possam inserir e apoiar os jovens ingressantes, procurando tornar suas jornadas menos árduas.
Disponível em: https://jornal.unesp.br/2024/04/19/presenca-indigena-na-universidade-cresce-aos-poucos-mas-ingresso-permanencia-e-dialogo-intercultural-ainda-sao-desafios/ (adaptado).
Texto 3

Disponível em: https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-noticias/2012-agencia-de-noticias/noticias/37565-brasil-tem-1-7-milhao-de-indigenas-e-mais-da-metade-deles-vive-na-amazonia-legal (adaptado).
Texto 4
Os estudantes indígenas comemoram o aumento no número de matrículas, mas dizem que o ingresso nas universidades não é hoje a parte mais difícil. Rayanne Cristine Máxima França, aluna da UnB, diz que a permanência é o grande desafio para eles. Muitos precisam se mudar de onde moram e encontram dificuldades em garantir o sustento nos centros urbanos. O MEC afirma que muitas universidades promovem ações de permanência para estes estudantes. No âmbito das políticas de assistência estudantil, a pasta oferece o Programa Bolsa Permanência, que atende de modo diferenciado indígenas e quilombolas. O recurso é pago diretamente ao graduando por meio de um cartão de benefício.
Disponível em: https://www.gov.br/mj/pt-br/assuntos/noticias/estudantes-indigenas-ganham-as-universidades (adaptado).
Veja Mais
Correção de redação instantânea, detalhada e gratuita. Curso, apostila e materiais para evoluir sua nota na redação ENEM.
Últimos conteúdos
GRQTECH SISTEMAS DE INFORMACAO LTDA 33.841.042/0001-04