O aumento de homicídios entre os jovens brasileiros
Concurso PPMG

O aumento de homicídios entre os jovens brasileiros

Ao logo dos anos os casos de homicídio tem aumentado no Brasil, principalmente entre os jovens. É relevante pontuar os pontos motivadores desse quadro.

O aumento de homicídios entre os jovens brasileiros

Escrito por Prof. Raquel Lima

Atualizado em 29 de Agosto de 2022

Com base em seus conhecimentos adquiridos ao longo dos anos escreva um texto sobre "O aumento de homicídios entre os jovens brasileiros" sem esquecer que sua redação deve possuir no mínimo 20 linhas e no máximo 30. Certifique-se de não colocar marcas, assinar, rasurar ou preencher seu nome e nem assinar fora do local apropriado.

TEXTO 1:

Brasil perde jovens para violência em patamar de países como Haiti, aponta Atlas da Violência
Se os jovens brasileiros formassem um país próprio, as taxas de homicídio desse país se assemelhariam às das nações com os maiores índices de violência do mundo. É o que aponta o Atlas da Violência 2019, mapeamento das mortes violentas no país feito pelo Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) e pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP) com base em dados de 2017, coletados pelo Ministério da Saúde.
O Brasil registrou 65.602 homicídios no ano retrasado, um aumento de 4,2% em relação ao ano anterior e, o mais preocupante, um número recorde que equivale a 31,6 mortes para cada 100 mil habitantes - mais do dobro, por exemplo, da taxa de homicídios do Iraque em 2015 (ano mais recente com estatísticas da OMS, a Organização Mundial da Saúde).
A OMS considera epidêmicas taxas de homicídio superiores a 10 homicídios a cada 100 mil habitantes. E, levando-se em conta apenas os dados da violência contra jovens, o cenário é ainda pior: entre os 65,6 mil de homicídios no Brasil em 2017, mais da metade - ou 35.783 - vitimaram pessoas entre 15 a 29 anos, o que leva o Ipea e o FBSP a falarem em uma "juventude perdida por mortes precoces".

Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/brasil-48504184#:~:text=Vídeos-,Brasil perde jovens para violência em patamar de,Haiti%2C aponta Atlas da Violência&text=Se os jovens brasileiros formassem,índices de violência do mundo. (adaptado).

✍️

Partiu praticar?

Receba correções detalhadas em até 24 horas e aprenda a escrever redações sobre qualquer tema.

Apostila Gratuita coRedação

Não perca nada!

Insira seu e-mail no campo abaixo para receber conteúdos e dicas da redação do ENEM direto na sua caixa de mensagens. Não se preocupe, não fazemos spam!

Fundo Gradiente

Escrever redação não precisa ser complicado

Não seja surpreendido pela sua nota e garanta a aprovação no vestibular neste ano sem perrengue

Footer Logo

coRedação

Plataforma que te ensina a dominar as técnicas da redação do ENEM e chegar mais perto do 1000!

Ícone InstagramÍcone FacebookÍcone Pinterest
Últimos conteúdos

GRQTECH SISTEMAS DE INFORMACAO LTDA 33.841.042/0001-04