O culto a padronização do corpo no Brasil
O hábito de cultuar o corpo afeta diferentes classes sociais e faixas etárias. O discurso usado ora se preocupa com a estética, ora com a saúde, frequentemente sem um equilíbrio entre ambos.
Escrito por Prof. Raquel de Lima
Atualizado em 7 de Maio de 2023A partir da leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija um texto dissertativo-argumentativo em modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema “O culto a padronização do corpo no Brasil”, apresentando proposta de intervenção que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista. Não se esqueça: seu texto deve ter mais de 7 (sete) linhas e, no máximo, 30 linhas.
TEXTO 1:
TEXTO 2:
De fato, além de qualquer busca de distinção é a relação com o próprio corpo, enquanto dimensão privilegiada do habitus, que distingue as classes populares das classes privilegiadas, assim como no interior destas distingue frações separadas por todo o universo de um estilo de vida. Assim, a relação instrumental com o próprio corpo, que as classes populares exprimem em todas as práticas que têm o corpo como objeto ou questão de disputas, regime alimentar ou cuidados de beleza, relação com a doença ou cuidados com a saúde, também se manifesta na escolha de esportes que demandam um grande investimento de esforços.
Disponível em: BOURDIEU, Pierre. 1983. Questões de sociologia.
TEXTO 3:
TEXTO 4:
O estigma corporal na contemporaneidade deriva basicamente de um padrão estético imposto pela própria sociedade. As capas de revista, por exemplo, representam um padrão. Mas é o padrão mais distante da realidade, mais difícil de ser alcançado, porque se aproxima da perfeição. E como seres humanos, nada mais natural que buscar a perfeição, porque ela é capaz de nos entregar a aceitação completa das pessoas e esses dois conceitos se mostram bastante confortáveis à nossa consciência. No entanto, essa busca desenfreada gera em nós, homens e mulheres, um sentimento de frustração e inadequação. Como se fora daqueles padrões, não fôssemos saudáveis, desejáveis, belos e aptos ao consumo.
Disponível em: http://filosofasdebotequim.blogspot.com.br/2013/04/sobre-os-padroes-esteticos-da-sociedade.html (adaptado).
Veja Mais
Correção de redação instantânea, detalhada e gratuita. Curso, apostila e materiais para evoluir sua nota na redação ENEM.
Últimos conteúdos
GRQTECH SISTEMAS DE INFORMACAO LTDA 33.841.042/0001-04