O envelhecimento da população e seus impactos na sociedade
Escreva agora uma redação sobre o envelhecimento da população e seus impactos na sociedade

Escrito por Prof. Raquel de Lima
Atualizado em 6 de Outubro de 2025Com base na leitura dos textos motivadores seguintes e nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo em norma padrão da língua portuguesa sobre o tema “O envelhecimento da população e seus impactos na sociedade”, apresentando proposta de ação social que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista. Não se esqueça: seu texto deve ter mais de 7 (sete) linhas e, no máximo, 30 (trinta) linhas.
Texto 1:
O envelhecimento da população mundial é um fenômeno para o qual mesmo os países mais ricos e poderosos ainda estão tentando se adaptar. O que era no passado privilégio de alguns poucos passou a ser uma experiência de um número crescente de pessoas em todo o mundo. Envelhecer já não é o processo reservado a uma pequena parcela da população. [...] A principal razão associada à desaceleração do ritmo de crescimento populacional e ao envelhecimento é a elevação do nível de vida da população, traduzida por urbanização adequada das cidades, melhoria nutricional, elevação dos níveis de higiene pessoal, melhores condições sanitárias em geral e, particularmente, os progressos realizados na erradicação das doenças infecciosas e na redução da mortalidade infantil.
Disponível em: https://www.scielo.br/j/rsp/a/RRbSJj3PsLtCXyLPqzTJh6Q/?lang=pt (adaptado).
Texto 2:
De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a população brasileira com 65 anos ou mais atingiu 10,9% em 2022, em comparação com 7,4% em 2010. Esse aumento vertiginoso torna-se ainda mais impactante quando consideramos que essa é a geração que mais cresceu no país desde 1940, de acordo com dados oficiais disponíveis.
O Japão é atualmente o país com a população mais velha do mundo, e lá, estima-se que 1 em cada 10 pessoas tenha mais de 80 anos.
O ritmo acelerado do envelhecimento da população brasileira é impressionante, considerando-se que, para alcançar a proporção atual, países como a França e a Inglaterra levaram cerca de 200 anos para atingir o estágio em que o Brasil chegou em apenas 50.
Essa mudança de perfil etário tem também desdobramentos econômicos e sociais, com implicações diretas no mercado de trabalho, na previdência e na oferta de serviços de saúde.
Em uma análise, o envelhecimento da população é uma realidade incontestável e que deve ser enfrentada de forma urgente, caso o Brasil possa mitigar os impactos desse desafio demográfico. O desafio é grande, assim como o do Japão ou da Alemanha, que já sofrem com o envelhecimento de suas populações e com o consequente impacto na força de trabalho e nos sistemas de previdência social.
Disponível em: https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-noticias/2012-agencia-de-noticias/noticias/38186-censo-2022-numero-de-pessoas-com-65-anos-ou-mais-de-idade-cresceu-57-4-em-12-anos (adaptado).
Texto 3:
Kaizô Beltrão, professor da Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas da Fundação Getúlio Vargas (FGV EBAPE), indica que a partir do momento em que as pessoas nascem com menos frequência e vivem mais tempo, inevitavelmente há uma mudança estrutural na sociedade, impactando não só as famílias, mas também o mercado de trabalho, as políticas públicas e os sistemas de saúde.
“Os desafios que devemos ter são sérios. [...] A expectativa de vida está se elevando, e isso traz impactos sobre a previdência, a assistência social, o trabalho e a saúde. Será necessário preparar o país para uma nova pauta: uma população mais velha e um Brasil novo em adaptação.”
Em uma palestra em 2024, o demógrafo Bruno Martins, da USP, afirmou que o ponto levantado por Beltrão é crucial, pois as empresas ainda não estão preparadas para receber profissionais mais velhos. Martins diz que o ponto levantado vai ter um impacto direto nas próximas duas gerações para os profissionais mais jovens que entrarão no mercado.
“Nesse processo, uma menor unidade de adaptação ainda não é vista, enquanto a procura por profissionais mais jovens é uma constante. Além disso, podemos ressaltar que o etarismo ainda é um desafio de mercado de trabalho evidente. Profissionais com mais de 50 e 60 anos ainda têm dificuldades de recolocação no mercado de trabalho e, diante desse cenário de envelhecimento, essa situação teria que ser revista a curto prazo.”
Disponível em: https://ebape.fgv.br/noticias/casamentos-inter-raciais-deram-um-salto-nos-ultimos-50-anos-afirma-pesquisador-da-fgvebape (adaptado).
Texto 5:

Disponível em: https://futurodosnegocios.com.br/blog/o-impacto-do-envelhecimento-da-populacao-na-transformacao-tecnologica.
Texto 6:

Veja Mais
Correção de redação instantânea, detalhada e gratuita. Curso, apostila e materiais para evoluir sua nota na redação ENEM.
Últimos conteúdos
GRQTECH SISTEMAS DE INFORMACAO LTDA 33.841.042/0001-04