Os desafios da mobilidade sustentável nas metrópoles brasileiras
Temas quentes

Os desafios da mobilidade sustentável nas metrópoles brasileiras

A mobilidade sustentável é o planejamento dos meios de transportes, em especial os públicos para oferecer alternativas menos danosas ao meio ambiente.

Os desafios da mobilidade sustentável nas metrópoles brasileiras

Escrito por Prof. Raquel Lima

Atualizado em 22 de Agosto de 2022

A partir da leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija um texto dissertativo-argumentativo em modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema “Os desafios da mobilidade sustentável nas metrópoles brasileiras”, apresentando proposta de intervenção que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista. Não se esqueça: seu texto deve ter mais de 7 (sete) linhas e, no máximo, 30 linhas.

TEXTO 1:

Disponível em: https://www.ebc.com.br/especiais/mobilidade-sustentavel

TEXTO 2:

Disponível em: https://www.tribunaribeirao.com.br/site/mobilidade-urbana-e-tema-de-encontro-em-ribeirao/

TEXTO 3:

Copenhague, na Dinamarca, reduziu o uso de combustíveis fósseis

A capital dinamarquesa é bicampeã no ranking de cidades inteligentes da Europa, elaborado pela revista Fast Company, uma das mais respeitadas publicações sobre inovação do mundo. Não é para menos. De lá vem um dos melhores exemplos de redução das emissões de carbono de todo o planeta. Em relação a 2005, quando o conceito de carbono zero passou a fazer parte das ações do governo local, Copenhague reduziu 21% das emissões. Atualmente, a cidade emite, em média, 2 milhões de toneladas per capita de carbono por ano. O objetivo é diminuir ainda mais a emissão até 2025, chegando a 1,16 milhão de toneladas per capita anuais. Para atingir a meta, todos os novos edifícios precisam ser construídos segundo regras de sustentabilidade. Também ajuda o fato de, em Copenhague, metade da população de pouco mais de meio milhão de pessoas usar bicicletas para chegar ao trabalho, segundo dados oficiais. A cidade possui um amplo sistema de aluguel de bicicletas equipadas com GPS. Recentemente, elas começaram a receber sensores que detectam a qualidade do ar e ainda permitem aos usuários receber informações em tempo real sobre congestionamentos.

Disponível em: https://exame.com/tecnologia/conheca-3-cidades-inteligentes-pelo-mundo/ (adaptado).

TEXTO 4:

4 exemplos de mobilidade urbana sustentável no Brasil

1. Menor consumo de energia no metrô
O metrô de São Paulo tem buscado alternativas sustentáveis para economizar energia; para isso, foram adquiridos novos trens equipados com uma tecnologia mais avançada. Além disso, foi adotado um controle baseado em rádio digital, que permite acelerações e frenagens mais eficientes. As modificações geraram uma economia de cerca de 80% do consumo total de energia.

2. Ampliação do transporte
A rede do metrô de São Paulo também foi ampliada, o que contribui com a sustentabilidade. Devido à expansão, é possível que mais passageiros possam usufruir do meio de transporte coletivo, evitando o uso desnecessário de automóveis.

Como cidades ao redor do mundo evitam danos de enchentes?

De acordo com o relatório integrado emitido pela Companhia do Metropolitano de São Paulo – Metrô, em 2018, um usuário de metrô é responsável por até 10 vezes menos emissão de gases de efeito estufa quando comparado a um usuário de ônibus na cidade.

3. Fontes renováveis
O VLT Carioca é um grande exemplo de mobilidade urbana sustentável. Apostando em energia de fontes renováveis, o projeto já economizou, em seus primeiros 6 meses de existência, mais de 60 toneladas de CO2 que seriam emitidos por outros meios de transporte.

4. Compartilhamento de bicicletas
A iniciativa aconteceu em algumas capitais brasileiras e, aos poucos, tornou-se cada vez mais popular. Apesar de existir uma taxa para se utilizar as bicicletas compartilhadas, o preço ainda é baixo quando comparado a outros tipos de transporte. Por isso, essa opção tem conquistado cada vez mais usuários tanto para locomoção quanto para a prática de atividades físicas.

Apesar de ainda serem um grande desafio, as mudanças no transporte brasileiro têm mostrado resultados positivos. Com isso, novas soluções sustentáveis de mobilidade urbana podem ser implantadas, estimulando as boas práticas em comunidade, que são capazes de diminuir a poluição e desafogar o trânsito intenso das capitais.

Disponível em: https://summitmobilidade.estadao.com.br/guia-do-transporte-urbano/4-exemplos-de-mobilidade-urbana-sustentavel-no-brasil/ (adaptado).

✍️

Partiu praticar?

Receba correções detalhadas em até 24 horas e aprenda a escrever redações sobre qualquer tema.

Apostila Gratuita coRedação

Não perca nada!

Insira seu e-mail no campo abaixo para receber conteúdos e dicas da redação do ENEM direto na sua caixa de mensagens. Não se preocupe, não fazemos spam!

Veja Mais

Fundo Gradiente

Escrever redação não precisa ser complicado

Não seja surpreendido pela sua nota e garanta a aprovação no vestibular neste ano sem perrengue

Footer Logo

coRedação

Plataforma que te ensina a dominar as técnicas da redação do ENEM e chegar mais perto do 1000!

Ícone InstagramÍcone FacebookÍcone Pinterest
Últimos conteúdos

GRQTECH SISTEMAS DE INFORMACAO LTDA 33.841.042/0001-04