Os efeitos da poluição sonora nos centros urbanos brasileiros
Temas quentes

Os efeitos da poluição sonora nos centros urbanos brasileiros

Um dos maiores problemas urbanos certamente é lidar com a poluição sonora causada por vários fatores distintos.

Os efeitos da poluição sonora nos centros urbanos brasileiros

Escrito por Prof. Raquel Lima

Atualizado em 5 de Novembro de 2022

A partir da leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija um texto dissertativo-argumentativo em modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema “Os efeitos da poluição sonora nos centros urbanos brasileiros”, apresentando proposta de intervenção que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista. Não se esqueça: seu texto deve ter mais de 7 (sete) linhas e, no máximo, 30 linhas.

TEXTO 1:

Disponível em: https://www.dnaindia.com/analysis/editorial-dna-edit-long-overdue-the-ngt-has-now-trained-its-guns-on-noise-pollution-2730774

TEXTO 2:

Terremoto causado em SP por som automotivo bate recorde mundial

Um evento que reuniu aficionados por sonorização automotiva realizado neste domingo (28) em Barretos (SP) bateu um recorde mundial ao gerar um terremoto apenas através do som. Com alto-falantes de aproximadamente 600 veículos e sete caminhões ligados ao mesmo tempo dentro do Parque do Peão, o "Insane Sound" atingiu a marca de 6,985 milímetros por segundo registrada no sismógrafo e garantiu seu lugar no Guinness Book. Proporcionado por mais de um milhão de watts de potência, o tremor provocado por um minuto de som superou o feito anteriormente conquistado em 2008, na cidade de Northampton, no Reino Unido, onde 25 carros causaram um abalo de 6,325 milímetros por segundo.

Disponível em: https://g1.globo.com/sp/ribeirao-preto-franca/noticia/2014/09/terremoto-causado-em-sp-por-som-automotivo-bate-recorde-mundial.html (adaptado).

TEXTO 3:

Denúncias sobre poluição sonora viram rotina em Boa Vista

No último relatório interno da Central 156, do primeiro dia de maio até esta quinta-feira (13), das 126 ligações recebidas pelos atendentes, 82 foram denúncias de poluição sonora. Ou seja, em menos de 15 dias, 65,08% das reclamações são de transtornos com o barulho acima do permitido por lei. Foi uma ligação na Central 156, por exemplo, que resultou na apreensão de sons automotivos avaliados em 140 mil reais no último domingo, 10, Dia das Mães. Tratavase de um campeonato de som automotivo realizado de maneira irregular em um local particular para eventos.

Em outro bairro, o professor Luiz Faustino, de 54 anos, utilizou o serviço do 156 para acionar a secretaria de Gestão Ambiental a tomar uma providência junto ao estabelecimento próximo de sua residência. "Conversei várias vezes com o proprietário do bar próximo a minha casa, por conta do som alto, mas nada adiantou. O barulho é tão desconfortável que nem sequer conseguimos escutar o noticiário na televisão. Dormir então, nem se fala", relatou.

Disponível em: https://boavista.rr.gov.br/noticias/2015/05/denuncias-sobre-poluicao-sonora-viram-rotina-em-boa-vista (adaptado).

Apostila Gratuita coRedação

Não perca nada!

Insira seu e-mail no campo abaixo para receber conteúdos e dicas da redação do ENEM direto na sua caixa de mensagens. Não se preocupe, não fazemos spam!

Veja Mais

Fundo Gradiente

Conheça o método que garante 900+ na redação

Não dependa de modelos de redação prontos. Aprenda a escrever uma redação nota 1000 com o método que eu usei para ser aprovada na UFRJ.

Footer Logo

coRedação

Plataforma que te ensina a dominar as técnicas da redação do ENEM e chegar mais perto do 1000!

Ícone InstagramÍcone InstagramÍcone FacebookÍcone Pinterest
Últimos conteúdos

GRQTECH SISTEMAS DE INFORMACAO LTDA 33.841.042/0001-04