Os prejuízos do uso do cigarro eletrônico entre os brasileiros
Temas quentes

Os prejuízos do uso do cigarro eletrônico entre os brasileiros

Muitos brasileiros, principalmente os mais jovens, não se dão conta que o cigarro eletrônico faz tanto mal quanto o cigarro convencional devido a liberação de nicotina.

Os prejuízos do uso do cigarro eletrônico entre os brasileiros

Escrito por Prof. Raquel Lima

Atualizado em 23 de Agosto de 2022

A partir da leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija um texto dissertativo-argumentativo em modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema “Os prejuízos do uso do cigarro eletrônico entre os brasileiros”, apresentando proposta de intervenção que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista. Não se esqueça: seu texto deve ter mais de 7 (sete) linhas e, no máximo, 30 linhas.

TEXTO 1:

Disponível em: https://www.inca.gov.br/publicacoes/folhetos/nao-se-deixe-enganar-pelas-novidades-dispositivos-eletronicos-para-fumar-tambem

TEXTO 2:

Os dispositivos eletrônicos para fumar (DEF), são também conhecidos como cigarros eletrônicos, vaper, pod, e-cigarette, e-ciggy, e-pipe, e-cigar, heat not burn (tabaco aquecido), entre outros.

Desde 2003, quando foram criados, tais produtos passaram por diversas gerações: os produtos descartáveis - de uso único; os produtos recarregáveis com refis líquidos (que contém em sua maioria propileno glicol, glicerina, nicotina e flavorizantes) - em sistema aberto ou fechado; os produtos de tabaco aquecido, que possuem um dispositivo eletrônico onde se acopla um refil com tabaco; os sistema "pods", que contém sais de nicotina e outras substâncias diluídas em líquido e se assemelham à pen drives, dentre outros.

A comercialização, importação e propaganda de todos os tipos de dispositivos eletrônicos para fumar são proibidas no Brasil, por meio da Resolução de Diretoria Colegiada da Anvisa: RDC no 46, de 28 de agosto de 2009. Essa decisão se baseou no princípio da precaução, devido à inexistência de dados científicos que comprovassem as alegações atribuídas a esses produtos.

Disponível em: https://www.gov.br/anvisa/pt-br/assuntos/tabaco/cigarro-eletronico

TEXTO 3:

Um em cada cinco jovens brasileiros fuma cigarro eletrônico, de acordo com uma pesquisa feita pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel). O dispositivo costuma funcionar com bateria, acionada para esquentar um líquido que geralmente contém nicotina, aromatizante e outros produtos químicos.

O cigarro eletrônico, também conhecido como “pod”, é mais popular entre os jovens de 18 a 24 anos. Para a coordenadora de prevenção e vigilância do Instituto Nacional do Câncer (Inca), Liz Almeida, os jovens começam a usar o produto pelos mesmos motivos que as pessoas começavam a fumar cigarro no passado. “Se eu chego numa festa e as pessoas estão usando, para me enturmar eu vou usar também”, ela explicou.

Existe a falsa impressão de que o dispositivo é menos danoso à saúde, mas a médica explica que, no caso do cigarro eletrônico, o maior risco não está associado à nicotina e sim em aspirar outras substâncias presentes no aparelho, como determinados metais pesados.

“Isso pode provocar a Síndrome Respiratória Aguda Grave, em parte semelhante ao que acontece com a Covid-19, mas causada por uma queimadura química no pulmão provocada por metais pesados”, alertou Almeida.

Disponível em: https://www.cnnbrasil.com.br/saude/um-em-cada-cinco-jovens-fuma-cigarro-eletronico-segundo-pesquisa-da-ufpel/ (adaptado).

TEXTO 4:

Disponível em: https://www.leiagora.com.br/noticia/122527/vacina-x-cigarro

✍️

Partiu praticar?

Receba correções detalhadas em até 24 horas e aprenda a escrever redações sobre qualquer tema.

Apostila Gratuita coRedação

Não perca nada!

Insira seu e-mail no campo abaixo para receber conteúdos e dicas da redação do ENEM direto na sua caixa de mensagens. Não se preocupe, não fazemos spam!

Veja Mais

Fundo Gradiente

Escrever redação não precisa ser complicado

Não seja surpreendido pela sua nota e garanta a aprovação no vestibular neste ano sem perrengue

Footer Logo

coRedação

Plataforma que te ensina a dominar as técnicas da redação do ENEM e chegar mais perto do 1000!

Ícone InstagramÍcone FacebookÍcone Pinterest
Últimos conteúdos

GRQTECH SISTEMAS DE INFORMACAO LTDA 33.841.042/0001-04