Os relacionamentos abusivos em questão no Brasil
Temas variados

Os relacionamentos abusivos em questão no Brasil

Os relacionamentos abusivos fazem cada vez mais parte da realidade brasileira. Os números crescem, assim como a omissão dos casos de violência.

Os relacionamentos abusivos em questão no Brasil

Escrito por Prof. Raquel Lima

Atualizado em 29 de Agosto de 2022

A partir da leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija um texto dissertativo-argumentativo em modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema “Os relacionamentos abusivos em questão no Brasil”, apresentando proposta de intervenção que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista. Não se esqueça: seu texto deve ter mais de 7 (sete) linhas e, no máximo, 30 linhas.

TEXTO 1:

Disponível em: https://www.hojemais.com.br/tres-lagoas/noticia/cotidiano/guilherme-sai-do-bbb-2020-depois-de-realcionamento-abusivo

TEXTO 2:

Os relacionamentos abusivos são mais comuns do que as pessoas imaginam. Muitos dos que vivem em uma relação assim nem mesmo sabem ou conseguem perceber que estão sendo controlados. O problema é um perigo principalmente para as mulheres, que são as que mais sofrem com o controle dos parceiros, pois geralmente são acompanhados por ameaças, que podem evoluir para violências físicas e até à morte, configurando-se crime de feminicídio.

O alerta vem de profissionais da área policial, psicológica e até jurídica. Os relacionamentos abusivos nem sempre vêm com violência física e verbal tão perceptíveis, a violência geralmente é psicológica e silenciosa. O controle dos lugares que podem ser frequentados, das pessoas com quem se pode andar, das atividades que se pode realizar e do domínio pessoal sob ameaça de término da relação são exemplos de comportamentos que indicam estar dentro de um relacionamento abusivo, como explica a psicóloga Denisdéia Sotero.

“Muitas mulheres só acham que estão em um relacionamento abusivo quando são ameaçadas ou sofrem opressão física. Mas não é assim. Não existe uma etapa específica. A partir do momento que o homem usa uma tonalidade de voz que indique um controle ou que age como se fosse dono da mulher, ou ainda que fique olhando as redes sociais, invadindo a privacidade da companheira, ali já se configura um relacionamento abusivo com predisposição para um relacionamento com violência”, esclarece a psicóloga.

De acordo com os dados divulgados na última segunda (30) pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, ano passado, uma mulher foi assassinada a cada duas horas no Brasil, totalizando 4.657 mortes. Mas apenas 533 casos foram classificados como feminícidio, mesmo após a lei de 2015 obrigar tal registro para as mortes de mulheres dentro de suas casas, com violência doméstica e por motivação de gênero.

Segundo Samira Bueno, diretora-executiva do Fórum, o Piauí registrou 58% das mortes de mulheres como feminicídio. Em 2015, tiveram 67 ocorrências de crime de feminicídio no Estado. Embora em 2016, este tipo de crime tenha reduzido em 19,4% e chegado às 54 ocorrências no Estado, este ainda é um dado considerado preocupante, se levar em conta as sub-notificações.

Disponível em: https://www.portalodia.com/noticias/politica/relacionamento-abusivo-pode-levar-a-feminicidio-308556.html

TEXTO 3:

✍️

Partiu praticar?

Receba correções detalhadas em até 24 horas e aprenda a escrever redações sobre qualquer tema.

Apostila Gratuita coRedação

Não perca nada!

Insira seu e-mail no campo abaixo para receber conteúdos e dicas da redação do ENEM direto na sua caixa de mensagens. Não se preocupe, não fazemos spam!

Veja Mais

Fundo Gradiente

Escrever redação não precisa ser complicado

Não seja surpreendido pela sua nota e garanta a aprovação no vestibular neste ano sem perrengue

Footer Logo

coRedação

Plataforma que te ensina a dominar as técnicas da redação do ENEM e chegar mais perto do 1000!

Ícone InstagramÍcone FacebookÍcone Pinterest
Últimos conteúdos

GRQTECH SISTEMAS DE INFORMACAO LTDA 33.841.042/0001-04