Saúde mental como desafio da sociedade brasileira
A OMS diz que saúde é mais abrangente que a ausência de doença: é um estado de bem-estar físico, mental e social. Como está a saúde mental dos brasileiros?
Escrito por Prof. Raquel de Lima
Atualizado em 5 de Setembro de 2022A partir da leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija um texto dissertativo-argumentativo em modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema “Saúde mental como desafio da sociedade brasileira”, apresentando proposta de intervenção que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista. Não se esqueça: seu texto deve ter mais de 7 (sete) linhas e, no máximo, 30 linhas.
TEXTO 1:
13 Reasons Why: organização de saúde mental americana diz que série é irresponsável
A série da Netflix 13 Reasons Why [...] recebeu muitos elogios pela forma que retratou alguns temas tabus na sociedade, mais notoriamente o suicídio. Para uma organização de saúde mental estadunidense chamada Headspace, no entanto, o modo como a série retrata o suicídio de adolescentes e a depressão está errado [...] Para o instituto, grande parte do conteúdo mostrado na série é arriscado e estressante [...] principalmente para os que já demonstrem algum caso de depressão.
Disponível em: https://observatoriodocinema.uol.com.br/series-e-tv/2017/04/13-reasons-why-organizacao-de-saude-mental-americana-diz-que-serie-e-irresponsavel (adaptado).
TEXTO 2:
Disponível em: https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/15-pessoas-sao-internadas-por-dia-pelo-sus-com-transtornos-mentais-na-bahia/
TEXTO 3:
As doenças e transtornos mentais afetam mais de 400 milhões de pessoas em todo o mundo, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). De acordo com o órgão da Organização das Nações Unidas (ONU), entre 75% e 85% das pessoas que sofrem desses males não têm acesso a tratamento adequado. No Brasil, a estimativa é de que 23 milhões de pessoas passem por tais problemas, sendo ao menos 5 milhões em níveis de moderado a grave.
Para a ONU, a falta de um tratamento adequado à saúde mental faz com que tais enfermidades ocupem posições de destaque no ranking das doenças que mais atingem a população mundial.
Disponível em: https://memoria.ebc.com.br/noticias/saude/2013/05/saude-mental-em-numeros-cerca-de-23-milhoes-de-brasileiros-passam-por (adaptado)
TEXTO 4:
Uma coisa é estar em casa por vontade própria, por querer descansar, curtir a casa – momentos esses de acolhimento, de privacidade –, porém, ter de ficar em casa, ainda mais com a palavra “isolamento” pautando essa recolha, acua, nos arremete a estar presos, confinados, o que é uma obrigatoriedade. Esse isolamento, o distanciamento social, nos priva, nos limita de contato físico, tão necessário ao ser humano e isso intensifica o estresse, e consequentemente, a ansiedade, ou o contrário também: a ansiedade intensificada por falta de contato gera o estresse. Reações que você, provavelmente, não conhecia internamente, vêm à tona: o choro flui mais rápido, ou a vontade de comer persiste, ou outras sensações. O bom caminho é reverter tudo isso, percebendo a ansiedade em seu corpo; você consegue sentir e identificar dentro de você e assim pode respirar e pontuar o que sente, tendo mais cautela em como agir.
Disponível em: https://emais.estadao.com.br/blogs/e-ai-beleza/como-manter-a-saude-mental-em-tempos-de-quarentena/ (adaptado).
Veja Mais
Correção de redação instantânea, detalhada e gratuita. Curso, apostila e materiais para evoluir sua nota na redação ENEM.
Últimos conteúdos
GRQTECH SISTEMAS DE INFORMACAO LTDA 33.841.042/0001-04