Tráfico de animais e medidas de garantia ao direito animal no Brasil

O tráfico de animais é uma das principais ameaças à biodiversidade brasileira, pois pode provocar a extinção de diversas espécies a médio e longo prazo.

A partir da leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija um texto dissertativo-argumentativo em modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema “Tráfico de animais e medidas de garantia ao direito animal no Brasil”, apresentando proposta de intervenção que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista. Não se esqueça: seu texto deve ter mais de 7 (sete) linhas e, no máximo, 30 linhas.

TEXTO 1:

O tráfico de animais é configurado pela retirada de animais de seus habitats naturais e destinados à comercialização. Os destinos desses animais são zoológicos, colecionadores, laboratórios para fabricação de medicamentos, ou mortos, como a onça-pintada e jacarés, para terem suas peles ou outras partes do corpo retiradas e vendidas. Conforme a Rede Nacional de Combate ao Tráfico de Animais Silvestres, no Brasil, cerca de 38 milhões de animais são retirados de seus habitats naturais anualmente, sendo aproximadamente 12 milhões de espécimes distintas.

Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/trafico-animais.htm (adaptado).

TEXTO 2:

Disponível em: https://www.icmbio.gov.br/portal/ultimas-noticias/4905-trafico- de-animais-contribui-para-extincao-de-especies

TEXTO 3:

Tráfico de animais é prática criminosa que prejudica biodiversidade e facilita a disseminação de doenças. O acidente de um estudante com uma naja, no Distrito Federal, na última semana, trouxe à tona um assunto antigo e preocupante: o tráfico de animais silvestres no Brasil. Do dia em que a cobra foi encontrada até agora, o Ibama já resgatou outras 32 serpentes no Distrito Federal. No entanto, essa é uma pequena parcela quando analisamos o cenário do tráfico.

Os países com maior variedade de espécies são os preferidos pelas organizações criminosas. “O Brasil sempre exportou para a Europa, Estados Unidos e para o mercado asiático, no entanto, o País começou a se destacar também pela importação ilegal de animais exóticos como aranhas, escorpiões e serpentes vindas principalmente do sudoeste asiático e da Austrália”, detalha o coordenador geral da Rede Nacional de Combate ao Tráfico de Animais Silvestres (Renctas)

Disponível em: https://g1.globo.com/sp/campinas-regiao/terra-da- gente/noticia/2020/07/16/trafico-de-animais-e-pratica-criminosa-que-prejudica- biodiversidade-e-facilita-a-disseminacao-de-doencas.ghtml (adaptado)

TEXTO 4:

Filme "Rio" e o tráfico de animais silvestres

Essa prática consiste em um crime ambiental previsto na Lei de Crimes Ambientais, Nº 9.605/98

Disponível em: https://www.icmbio.gov.br/portal/ultimas-noticias/4905-trafico- de-animais-contribui-para-extincao-de-especies

Não perca nada!

Insira seu e-mail no campo abaixo para receber conteúdos e dicas da redação do ENEM direto na sua caixa de mensagens. Não se preocupe, não fazemos spam!

Conheça o CoRedação

Correções super detalhadas, curso completo, apostila, conteúdos exclusivos e mapas mentais para turbinar seus estudos para a Redação do ENEM 2021.