Todos os Temas da redação do ENEM

Para garantir um notão na Redação é importante praticar com temas de edições anteriores. Confira todos eles aqui!

Escrito por Raquel Lima
Atualizado em 26 de Dezembro de 2020

Na Prova do ENEM, um dos pontos mais importantes é a Redação. Todos os anos reflexões são propostas em temas que são desconhecidos por todos e o estudante precisa escrever um texto dissertativo-argumentativo sobre o assunto sugerido.  

Para garantir um notão na Redação do ENEM é muito importante praticar com temas de edições anteriores. Assim, sua chance de conseguir um excelente resultado aumentará MUITO!

Confira todos os temas da Redação do ENEM, desde 1998 para que você se prepare para a prova deste ano!

Temas das redações do Enem desde 1998

ENEM 1998

Na primeira edição do ENEM, o Tema da Redação foi Viver e Aprender. Na prova, um trecho da música "O que é, o que é" foi apresentado e a partir dele o candidato precisava escrever uma redação dissertativa-argumentativa, refletindo sobre o tema.

ENEM 1999

O Tema da Segunda edição do ENEM foi Cidadania e participação social. Na prova era necessário que o candidato defendesse seu ponto de vista usando argumentos e fatos a seu favor e elaborasse uma proposta de ação social.

ENEM 2000

O tema desta edição foi Direitos da criança e do adolescente: como enfrentar esse desafio nacional. Apesar da Constituição assegurar as crianças os direitos básicos como saúde e educação, eles não estão sendo garantidos.

Na proposta, o candidato precisava ler os textos de apoio e escrever um texto dissertativo-argumentativo.

ENEM 2001

Nesta edição o tema foi Desenvolvimento e preservação ambiental: como conciliar interesses em conflito? Para responder essa questão era importante se manter atualizado nos acontecimentos no Brasil e no mundo e assim, desenvolver melhor o tema e defender sua tese.

ENEM 2002

No ENEM 2002 o tema foi O direito de votar: como fazer dessa conquista um meio para promover as transformações sociais de que o Brasil necessita? Vale lembrar que é fundamental valorizar esse direito e encará-lo como um dever, já que ele nem sempre foi garantido.

A partir da leitura dos textos de apoio o candidato devia fazer uma ligação com o período da Ditadura, em que não era possível escolher os representantes.

ENEM 2003

Nesta edição o Tema da Redação foi A violência na sociedade brasileira: como mudar as regras desse jogo? Nos textos de apoio havia uma comparação dos gastos com segurança e outros como educação e saúde. O candidato precisava escolher um ponto de vista sobre o assunto e defendê-lo com argumentos.

ENEM 2004

No ENEM 2004 o Tema da Redação foi Como garantir a liberdade de informação e evitar abusos nos meios de comunicação. Nesse caso, a crítica implícita no assunto convidava o candidato a pensar em soluções de fiscalização dos meios de comunicação. Os textos de apoio contavam ainda com um trecho da Constituição para ajudar na discussão do tema.  

ENEM 2005

O Tema desta edição do ENEM foi O trabalho infantil na realidade brasileira. O Estatuto da Criança e do Adolescente garante o direito à infância para as crianças, mas muitas ainda são exploradas.

O candidato precisava se posicionar com relação ao tema e discutir seu ponto de vista com argumentos pertinentes.


ENEM 2006

Nesta edição o Tema foi O poder de transformação da leitura, já que poucos no Brasil possuem o hábito de ler e valorizam essa prática. Era preciso que o candidato ressalta-se o quão positivo é ter o hábito de ler, evidenciando que este caminho é o melhor a ser seguido.

Estar atento as atualidades é importante para a Redação do ENEM e pode te garantir uma boa nota na redação, principalmente se você deseja chegar mais perto do 1000.

ENEM 2007

No ENEM 2007 o Tema foi O desafio de se conviver com a diferença. O candidato precisava refletir sobre o preconceito e a intolerância que persiste na sociedade, embora a convivência com pessoas diferentes seja necessária. Era necessário escrever um texto dissertativo-argumentativo e apresentar proposta de ação para resolver a questão.

ENEM 2008

Nesta edição o tema foi sobre a A máquina de chuva da Amazônia. A região da Floresta Amazônica é fundamental para o meio ambiente e a formação de nuvens de chuva. É importante, assim, preserva-la, refletindo sobre os prejuízos do desmatamento e o impacto que essa ação tem no ecossistema.

ENEM 2009

O Tema desta edição foi O indivíduo frente à ética nacional. No Brasil, a corrupção é cada vez mais relativizada, por isso é raro encontrar pessoas honestas. É necessário enfrentar esse desafio para viver em sociedade

Este ano foi marcado pelo vazamento da prova, que foi cancelada. O Tema da Redação do ENEM 2009 deveria ser Valorização do Idoso, já que, segundo o IBGE, em 2030 o número de idosos com 60 anos ou mais será maior que o de crianças com até 14 anos.

Em 2009 ocorreu a primeira edição do ENEM/PPL (pessoas privadas de liberdade), que teve como tema A família contemporânea e o que ela representa para a sociedade.

ENEM 2010

No ENEM 2010 o Tema foi O trabalho na construção da dignidade humana. O texto de apoio contava com uma previsão de como será o trabalho no futuro. Era preciso se posicionar com relação ao tema e defender o posicionamento utilizando argumentos.

Já no ENEM/PPL o tema foi Ajuda humanitária, que são ações com o objetivo de garantir a defesa de direitos humanos para grupos em que eles estão ameaçados.

ENEM 2011

Nesta edição, o Tema da Redação foi Viver em rede no século XXI: os limites entre o público e o privado. No texto, o candidato deveria analisar o assunto de forma crítica, elaborando argumentos para defender seu ponto de vista.

No ENEM/PPL o Tema foi Cultura e mudança social. Era preciso ressaltar no texto dissertativo-argumentativo a importância da valorização da cultura para reprimir discriminações e preconceitos.


ENEM 2012

O tema desta edição foi O movimento imigratório para o Brasil no século XXI, em que o candidato deveria ressaltar a necessidade de medidas de acolhimento para esses imigrantes. Nesse caso, era importante estar por dentro das notícias recentes, pois o assunto era atual.

Já no ENEM/PPL o tema foi O grupo fortalece o indivíduo? O candidato precisava desenvolver uma proposta de intervenção e construir um texto dissertativo-argumentativo.


ENEM 2013

No ENEM 2013 o tema foi Efeitos da implantação da Lei Seca no Brasil. Cada vez mais cedo os brasileiros, principalmente os jovens, têm começado a consumir bebida alcoólica. Apesar da lei existir, os textos motivadores mostravam os efeitos da bebida no trânsito e a adaptação dos bares com relação às novas regras.

No ENEM/PPL o tema foi Cooperativismo como alternativa social. O candidato precisava argumentar para defender seu ponto de vista sobre o assunto.


ENEM 2014

Nesta edição o tema foi Publicidade infantil em questão no Brasil. Nela, os candidatos precisavam discutir sobre liberdade de expressão e a proteção dos pequenos quando à publicidade.

Já no ENEM/PPL o tema foi O que o fenômeno social dos “rolezinhos” representa? Os encontros de amigos em shoppings é um passeio normal, mas furtos e preconceito fizeram os rolezinhos serem mal vistos pela sociedade.

Alguns estudantes de Pernambuco precisaram refazer a Prova pela falta de energia elétrica na região. O Tema dessa 3ª Aplicação foi Alternativas para a escassez de água no Brasil, uma vez que a garantia do acesso a esse recurso é um desafio para os próximos anos.


ENEM 2015

O Tema desta edição foi A persistência da violência contra a mulher no Brasil. Era um assunto muito atual e importante, visto que as mulheres continuam sendo subjugadas apesar dos avanços, sofrendo discriminação e violência.

No ENEM/PPL o Tema foi O histórico desafio de se valorizar o professor, figura que ocupa papel importante na vida de todos, mas que não é valorizado como deveria.


ENEM 2016

No ENEM 2016 o tema da Redação foi Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil. O candidato precisava ressaltar a necessidade de conviver com as diferenças, principalmente religiosas.

Uma segunda aplicação da prova foi necessária devido às ocupações de escolas em novembro de movimentos estudantis contra a reforma do ensino médio. O Tema da Redação foi Caminhos para combater o racismo no Brasil. A discussão do assunto é extremamente necessária, visto que após anos de escravidão, o racismo é um problema que persiste na sociedade brasileira.

Já o Tema do ENEM/PPL foi Alternativas para a diminuição do desperdício de alimentos no Brasil. O candidato precisava discutir sobre o assunto, defendendo seu ponto de vista no texto dissertativo-argumentativo.


ENEM 2017

Nesta edição o Tema da Redação foi Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil. De acordo com a Constituição brasileira, todos têm direito à educação, incluindo os surdos. Era necessário focar na inclusão e desenvolver propostas que ajudem a combater o preconceito.

No ENEM/PPL o Tema foi Consequências na busca por padrões de belezas idealizados.  A internet proporcionou a circulação de informações rápidas, inclusive de padrões de beleza. Essa busca pelo corpo perfeito pode, por vezes, acabar mal.


ENEM 2018

O Tema desta edição foi Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet. Na era da internet, inúmeros serviços são oferecidos on-line por empresas, que possuem acesso à informações sigilosas e podem manipular estes dados. O candidato precisava adotar um ponto de vista e usar argumentos fortes para sustentá-lo.

Já no ENEM/PPL o tema foi Formas de organização da sociedade para o enfrentamento de problemas econômicos no Brasil. Problemas econômicos afetam toda a sociedade, e entre os brasileiros não é diferente. Era importante sugerir propostas que resolvessem o assunto discutido.


ENEM 2019

Por fim, no ENEM 2019 o Tema foi Democratização do acesso ao cinema no Brasil. Apesar da Constituição de 88 garantir o direito à cultura para todos os brasileiros, o acesso ao cinema no Brasil ainda não é democrático. É necessária ampla discussão para resolver este problema.

No ENEM/PPL o tema foi Combate ao uso indiscriminado das tecnologias digitais de informação por crianças. O candidato precisava defender seu posicionamento com argumentos consistentes e propor uma resposta para resolver o problema.

Bons estudos e até a próxima!


Não perca nada!

Insira seu e-mail no campo abaixo para receber conteúdos e dicas da redação do ENEM direto na sua caixa de mensagens. Não se preocupe, não fazemos spam!

Ainda dá tempo de se preparar para o ENEM!

Receba correções detalhadas da sua redação, estude com nosso curso exclusivo, acesse temas quentes (apostas para o ENEM 2020) e muito mais