Consequências do discurso de ódio no cenário político

A partir da leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija um texto dissertativo-argumentativo em modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema ‘‘Consequências do discurso de ódio no cenário político’’, apresentando proposta de intervenção que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista. Não se esqueça: seu texto deve ter mais de 7 (sete) linhas e, no máximo, 30 linhas.

TEXTO I

Partindo da concepção de que no espaço virtual inexiste o contato físico, seus usuários se viram encorajados em expressar suas opiniões, sem qualquer ponderação de limites ao que se é postado, comentado e compartilhando, o que se seria refletido em uma interação social corpórea. Ao momento em que por meio das redes sociais restou claro e evidente a tranquilidade de seus usuários em expressar tudo que se pensa, as redes se tornaram um espaço de se noticiar opiniões preconceituosas, discriminatórias e intolerantes, principalmente com discurso de ódio voltados as minorias sociais. Neste sentido, constatou-se que o direito à liberdade de expressão estaria sendo exercido de forma abusiva.

Disponível em: https://jus.com.br

TEXTO II

Na sequência dos massacres no Texas e em Ohio, em 2019, relatores da ONU alertaram que a promoção do racismo e do discurso de ódio por figuras políticas estimula crimes. Na visão da especialista em direitos humanos Tendayi Achiume, esse tipo de manobra populista transforma lideranças políticas em cúmplices dos episódios de violência. “Não pode haver dúvida de que o uso do discurso de ódio, da intolerância, do fanatismo e do racismo por políticos e líderes, para assegurar ou manter o apoio popular, torna esses indivíduos cúmplices da violência que se
segue (a esses discursos)”, afirmou Tendayi. Um atentado terrorista deixou 22 mortos na cidade texana de El Paso, localizada na fronteira dos EUA com o México. Treze horas mais tarde, no estado de Ohio, um homem atirou contra pessoas num bairro boêmio.

Disponível em: https://nacoesunidas.org

TEXTO III

Qualquer pessoa pode denunciar de maneira anônima um conteúdo que tenha visto na internet e que julgue ser discriminatório, ou que faça apologia à violência contra grupos específicos. Basta entrar no site denuncie.org.br e colocar a URL - o link com o endereço da página/post onde viu o material. A partir dessas denúncias, a plataforma faz uma varredura digital tentando coletar o maior número possível de evidências, como fotos das páginas, Disponível em exemplo.

Disponível em: https://www.bbc.com

TEXTO IV

Disponível em: https://gauchazh.clicrbs.com.br

Escreva a redação com confiança

Tenha acesso a nossa plataforma funcional e interativa, com correções detalhadas, precisas e conteúdos práticos para facilitar o aprendizado.