Formas de enfrentar o preconceito linguístico no Brasil
Escreva agora uma redação sobre formas de enfrentar o preconceito linguístico no Brasil

Escrito por Prof. Raquel de Lima
Atualizado em 8 de Setembro de 2025Com base na leitura dos textos motivadores seguintes e nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo em norma padrão da língua portuguesa sobre o tema “Formas de enfrentar o preconceito linguístico no Brasil”, apresentando proposta de ação social que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista. Não se esqueça: seu texto deve ter mais de 7 (sete) linhas e, no máximo, 30 (trinta) linhas.
Texto 1:
Com seus diversos sotaques, ritmos e expressões, o português que a gente usa hoje no Brasil é muito diferente daquele que chegou com os primeiros colonizadores. Um elemento importante nesse processo de mudança foi a interação com as línguas indígenas e africanas. Entretanto, o professor de linguística Marcos Bagno acredita que essa mudança da língua, advinda pela fala popular, não deve ser absorvida tão cedo pela norma padrão do idioma. E o motivo para isso está no preconceito linguístico. O professor aponta que esse tipo de discriminação é comum em sociedades centradas na língua escrita, mas fica ainda mais forte onde há muita desigualdade social. Para Cecilia Farias, pesquisadora do Centro de Referência do Museu da Língua Portuguesa, tal discriminação é algo que empobrece a cultura brasileira, funcionando como um marcador de classe e de poder.
Disponível em: https://www.brasildefato.com.br/podcast/mosaico-cultural/2021/07/02/que-lingua-e-essa-desvendando-o-portugues-brasileiro/ (adaptado).
Texto 2:
Mesmo com muitas palavras brasileiras de origem africana, a pesquisadora Sheila Perina, doutoranda pela Faculdade de Educação (FE) da Universidade de São Paulo, alerta que há uma resistência das instituições de ensino em reconhecer a contribuição de línguas africanas. Isso ajuda a criar e perpetuar estigmas, enfatizando o racismo científico e linguístico enraizado na sociedade brasileira.
“Os países que hoje têm o português como língua oficial e vivenciaram a colonização vivem questões, principalmente relacionadas à educação e à legitimação do português popular, que se assemelham. São países que têm a sua variedade popular do português profundamente marcada pela influência das línguas Bantu, como o apagamento ou enfraquecimento do “r” final dos infinitivos verbais ou a não marcação do plural com o morfema “s”, e essa influência na estrutura da língua portuguesa tende, como um processo natural de evolução, a se distanciar da norma padrão, gerando estigma, racismo e preconceito”, explica.
Disponível em: https://jornal.usp.br/atualidades/influencia-das-linguas-africanas-no-portugues-brasileiro-e-alvo-de-estigmas/ (adaptado).
Texto 3:

Texto 4:
Outro ponto que afeta o psicológico de diversos brasileiros são os preconceitos linguísticos. A professora Regina Célia Fernandes, do curso de Letras da Universidade Federal do Pará (UFPA), informa que, devido à frequente vivência do preconceito linguístico, muitas pessoas que sofrem dessa intolerância optam por amenizar o sotaque, com o objetivo de se encaixar dentro de um grupo social. Ela ainda salienta que tal opção faz com que o indivíduo perca a sua identidade. Por conta desse ponto, ela explica as razões para que os sociolinguistas combatam esse preconceito. “Dentro de sala, por exemplo, quando o professor diz ao aluno que a fala dele está errada, é feia, ele está atingindo diretamente a identidade e a autoestima daquele aluno. Por isso, a linguística tem se preocupado cada vez mais em difundir os resultados de pesquisa, como forma de combater o preconceito linguístico”, afirma.
Disponível em: https://agenciadenoticias.uniceub.br/cidadania-e-diversidade/indigena-baiana-reclama-de-xenofobia-no-df/ (adaptado).
Veja Mais
Correção de redação instantânea, detalhada e gratuita. Curso, apostila e materiais para evoluir sua nota na redação ENEM.
Últimos conteúdos
GRQTECH SISTEMAS DE INFORMACAO LTDA 33.841.042/0001-04