Temas quentes

O culto a padronização do corpo no Brasil

O hábito de cultuar o corpo afeta diferentes classes sociais e faixas etárias. O discurso usado ora se preocupa com a estética, ora com a saúde, frequentemente sem um equilíbrio entre ambos.

O culto a padronização do corpo no Brasil

Escrito por Prof. Raquel de Lima

Atualizado em 8 de Maio de 2023

A partir da leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija um texto dissertativo-argumentativo em modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema “O culto a padronização do corpo no Brasil”, apresentando proposta de intervenção que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista. Não se esqueça: seu texto deve ter mais de 7 (sete) linhas e, no máximo, 30 linhas.

TEXTO 1:

TEXTO 2:

De fato, além de qualquer busca de distinção é a relação com o próprio corpo, enquanto dimensão privilegiada do habitus, que distingue as classes populares das classes privilegiadas, assim como no interior destas distingue frações separadas por todo o universo de um estilo de vida. Assim, a relação instrumental com o próprio corpo, que as classes populares exprimem em todas as práticas que têm o corpo como objeto ou questão de disputas, regime alimentar ou cuidados de beleza, relação com a doença ou cuidados com a saúde, também se manifesta na escolha de esportes que demandam um grande investimento de esforços.

Disponível em: BOURDIEU, Pierre. 1983. Questões de sociologia.

TEXTO 3:

TEXTO 4:

O estigma corporal na contemporaneidade deriva basicamente de um padrão estético imposto pela própria sociedade. As capas de revista, por exemplo, representam um padrão. Mas é o padrão mais distante da realidade, mais difícil de ser alcançado, porque se aproxima da perfeição. E como seres humanos, nada mais natural que buscar a perfeição, porque ela é capaz de nos entregar a aceitação completa das pessoas e esses dois conceitos se mostram bastante confortáveis à nossa consciência. No entanto, essa busca desenfreada gera em nós, homens e mulheres, um sentimento de frustração e inadequação. Como se fora daqueles padrões, não fôssemos saudáveis, desejáveis, belos e aptos ao consumo.

Disponível em: http://filosofasdebotequim.blogspot.com.br/2013/04/sobre-os-padroes-esteticos-da-sociedade.html (adaptado).

Aumente sua nota estudando por questões
✔️ Faça questões de todas matérias conforme seu nível
✔️ Saiba sua nota conforme o TRI e veja seu desempenho
✔️ Veja a resolução de cada questão e aprenda com seus erros
✔️ Descubra quais matérias você precisa estudar mais
Apostila Gratuita Redação ENEM
Cadastre-se na plataforma e tenha acesso a uma apostila completa para redação ENEM, um banco de temas para treinar e modelos de redação comentados.

Correção de redação instantânea, detalhada e gratuita. Curso, apostila e materiais para evoluir sua nota na redação ENEM.

Ícone InstagramÍcone InstagramÍcone FacebookÍcone Pinterest
Últimos conteúdos

GRQTECH SISTEMAS DE INFORMACAO LTDA 33.841.042/0001-04