Perspectiva do trabalho entre os brasileiros na era digital

De acordo com dados do The Network Skills in Latin America, o número de vagas tecnológicas é de 161,5 mil, mas o Brasil enfrenta carência de profissionais qualificados. Dessa forma, esses empecilhos precisam ser discutidos.

A partir da leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija um texto dissertativo-argumentativo em modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema “Perspectiva do trabalho entre os brasileiros na era digital”, apresentando proposta de intervenção que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista. Não se esqueça: seu texto deve ter mais de 7 (sete) linhas e, no máximo, 30 linhas.

TEXTO 1:
O Brasil vive um paradoxo. Estamos entre os dez maiores mercados de Tecnologia da Informação(TI) do mundo, mas temos um déficit de profissionais qualificados para atender a demanda de 161,6 mil vagas de tecnologia, de acordo com a estimativa feita pelo The Network Skills in Latin America para 2019. Na prática, há vagas disponíveis em uma indústria que exige mão de obra altamente qualificada. Quando pensamos em inclusão, vemos que o mercado de tecnologia nacional carece de cursos de programação e tecnologia digital realmente acessíveis, sobretudo para os jovens de baixa renda e grupos vulneráveis que vivem nas periferias das cidades.

PESSANHA, Mauro. Como gerar inclusão e diversidade reais no mercado de trabalho na era digital.
Disponível em: https://pme.estadao.com.br. Acesso em: 19 nov 2019 (adaptado)

TEXTO 2:
O modelo taylorista-fordista ocasionou alto índice de rotatividade, sobretudo nas áreas mais próximas às linhas de produção, com baixo nível de qualificação educacional e profissional dos operários, o que os tornava descartáveis. No contexto atual, a organização do trabalho experimenta uma nova estrutura, apoiada na flexibilização das relações de trabalho e dos processos produtivos, além da intensa utilização de tecnologias da informação.

Vários autores, Sociologia em movimento. Volume único, 1ª edição. São Paulo: Moderna, 2013 (adaptado)

TEXTO 3:

TEXTO 4:

Não perca nada!

Insira seu e-mail no campo abaixo para receber conteúdos e dicas da redação do ENEM direto na sua caixa de mensagens. Não se preocupe, não fazemos spam!

Conheça o CoRedação

Correções super detalhadas, curso completo, apostila, conteúdos exclusivos e mapas mentais para turbinar seus estudos para a Redação do ENEM 2021.