6 Exemplos de introdução de redação

A introdução é a porta de entrada da sua redação, por isso ela deve ser impecável. Confira modelos com exemplos para te ajudar a escrever melhor!

Escrito por Raquel Lima
Atualizado em 21 de Julho de 2020

Ao escrever a redação do ENEM, é muito importante que a introdução do texto seja impecável, visto que é o primeiro contato do corretor com a prova.

Por isso, é fundamental não errar e, assim, causar boa impressão. Hoje você vai conhecer diversos tipos de introdução e exemplos para entender melhor na prática!

Os temas das últimas edições do ENEM sempre abordam assuntos da atualidade. Geralmente, eles são problemas vividos pela sociedade que necessitam de uma solução.

Assim, lembre-se que você precisa problematizar o tema, ou seja, afirmar que ele é um problema.

Além disso, a matriz de competências do ENEM - que é utilizada pelos corretores para corrigir as redações - analisa, na competência 2, se o candidato utiliza conhecimentos de outras áreas. Por isso, é fundamental que você contextualize o tema com assuntos da história, filosofia, etc. O mais indicado é que você faça isso no início do texto para que seja mais fácil introduzir a temática.

O texto dissertativo-argumentativo exige também que você defenda seu ponto de vista sobre o assunto em questão. Logo, é muito importante que você apresente sua tese, ou seja, qual é seu posicionamento sobre o tema.

Por fim, para enriquecer ainda mais o texto, é importante que você cite os argumentos de forma breve. Ao fazer isso, você demonstra para o corretor que possui projeto de texto - esqueleto da redação - e garante mais pontos na Competência 2 do ENEM.

Logo, a estrutura da introdução perfeita deve apresentar:

Contextualização + problematização + apresentação da tese + citação breve dos dois argumentos.

Agora que você já possui a fórmula para escrever a introdução completa, confira alguns dos modelos de introdução existentes e exemplos de cada um deles.

Modelos de introdução

1. Introdução a partir de Alusões históricas

A alusão histórica é associar determinado acontecimento do passado com o presente - no caso da redação do ENEM, com o tema.

Confira abaixo exemplo de introdução com alusão histórica sobre O problema da obesidade entre os brasileiros.

Exemplo: É inegável que a Revolução Industrial causou diversas transformações sociais: o trabalho alterou significativamente a qualidade da alimentação e o tempo disponível de preparo dos alimentos. Essas mudanças são perceptíveis entre na sociedade atual, por isso é necessária a discussão do assunto. As origens da obesidade entre os brasileiros são muitas, entre elas a mudança da vida rural para o contexto urbano e a rotina intensa que gera o sedentarismo entre os indivíduos.

2. Introdução a partir de Questionamentos

Nesse caso, as primeiras linhas da introdução devem conter perguntas que tenham relação direta com o tema. Porém, atenção: todas as questões que forem levantadas precisam ser respondidas ao longo do texto!

Observe o exemplo de introdução com questionamento sobre O problema da obesidade entre os brasileiros.

Exemplo: Qual é a origem do problema da obesidade no Brasil e no mundo? Fica evidente que essa questão precisa ser discutida, uma vez que o número de pessoas em situação de sobrepeso só cresce - principalmente entre os brasileiros. Por isso, a razão desse problema precisa ser analisada, como a mudança da vida rural para o contexto urbano e a rotina intensa que gera o sedentarismo entre os indivíduos.

3. Introdução a partir de Citações

A introdução da redação é desenvolvida a partir de citação, direta ou indireta, de uma figura importante da sociedade. Lembre-se que a citação ou o autor da frase devem estar relacionados ao tema!

Confira o exemplo de introdução com citação na redação sobre O problema da obesidade entre os brasileiros.

Exemplo: "Existem dois problemas na sociedade: a vida sedentária e a fartura de alimentos". Assim como Drauzio Varella salientou, a alimentação dos brasileiros tornou-se um problema, visto que o número de obesos no Brasil só cresce. Por isso, é importante discutir essa questão para resolver o impasse gerado, seja pela mudança da vida rural para o contexto urbano, seja pela rotina intensa que gera o sedentarismo entre os indivíduos.

4. Introdução a partir de Exemplificação

Consiste na construção da introdução a partir de exemplos; geralmente, o ponto de partida é a referência de dados estatísticos. Fique atento em oferecer informações comprovadas depois de fazer afirmações sobre o assunto: assim, seu posicionamento e sua argumentação ficam fortalecidos!

Observe a introdução partindo de exemplos sobre O problema da obesidade entre os brasileiros.

Exemplo: De acordo com a ONU, 23% da população da América Latina está obesa. Entre esses indivíduos estão os brasileiros, visto que os números da obesidade no país só cresce. Assim, é importante discutir as causas deste problema, que estão principalmente na mudança de contexto da vida rural para urbana e na rotina intensa de trabalho que provoca o sedentarismo.

5. Introdução a partir de Definições

Ao contrário do que muita gente pensa, a introdução que se utiliza da definição não é a cópia de trechos do dicionário. Essa definição na redação do ENEM é uma maneira de dar significado à palavra por meio de uma explicação breve.

Analise abaixo a introdução com definição sobre O problema da obesidade entre os brasileiros.

Exemplo: Obeso é aquele que tem excesso de gordura. Muitos brasileiros, atualmente, sofrem com a obesidade. Este problema possui raízes profundas, de modo que é importante analisá-las e discuti-las. Entre elas estão a mudança de contexto da vida rural para urbana e a rotina intensa de trabalho que provoca o sedentarismo.

6. Introdução a partir de Comparações

A comparação de situações distintas e a análise crítica da semelhança ou diferença é uma estratégia de introdução bem comum.

Observe o exemplo abaixo sobre O problema da obesidade entre os brasileiros.

Exemplo: A cultura dos "fast food" possibilitou que os indivíduos tivessem a certeza de consumir alimentos preparados rapidamente. Entretanto, a rapidez tem um preço: eles pouco são saudáveis e benéficos para os consumidores. É possível identificar este hábito entre os americanos - já que os "fast food" nasceram nos EUA - e brasileiros.  Como consequência, o número de obesos no Brasil só cresce, assim como os americanos. De fato é preciso discutir sobre este problema, gerado seja pela mudança de contexto da vida rural para urbana, seja pela rotina intensa de trabalho que provoca o sedentarismo.

Agora que você já conhece os modelos principais modelos de introdução, escolha aquele que mais combina com você e comece já a praticar para o ENEM!

Escreva a redação com confiança

Tenha acesso a nossa plataforma funcional e interativa, com correções detalhadas, precisas e conteúdos práticos para facilitar o aprendizado.