Modelo de Redação sobre Maus-tratos aos Animais
Modelos de redação

Modelo de Redação sobre Maus-tratos aos Animais

Confira uma redação modelo sobre o tema maus-tratos aos animais, veja os argumentos e os repertórios usados para treinar.

Modelo de Redação sobre Maus-tratos aos Animais

Escrito por Prof. Raquel Lima

Atualizado em 8 de Setembro de 2022

Eai, tudo bem?

Se você precisasse escrever uma redação sobre maus-tratos aos animais, você daria conta?

Esse problema, que envolve desde o abandono dos bichos até a violência contra eles, tem crescido na sociedade brasileira, por isso é importante ficar de olho.

Veja abaixo o texto dividida em parágrafos de introdução, desenvolvimento e conclusão e a análise da redação sobre A questão dos maus-tratos aos animais pelos brasileiros. Bora ver?

INTRODUÇÃO

É evidente que o problema dos maus-tratos contra animais persiste na sociedade brasileira. Assim como no filme 101 Dálmatas, em que Cruela sequestra filhotes para satisfazer seu desejo de ter um casaco com a pele dos cachorros, a agressão física e psicológica contra os bichos é normalizada pela ausência de punição severa contra os infratores. Deste modo, é fundamental discutir sobre o complexo de superioridade dos seres humanos com relação aos animais e a indiferença da população, que se mostra impassível na resolução do problema.

DESENVOLVIMENTO

Convém destacar que a crença de superioridade dos indivíduos corrobora para fortalecer a ideia de que os animais servem exclusivamente para atender as necessidades dos seres humanos. No livro Revolução dos Bichos, de George Orwell, uma realidade paradoxal é apresentada em que o Porco Major lidera um protesto contra a dominação e exploração animal. Fora da ficção este evento poderia ser estimulado na sociedade brasileira, pois há uma ideia errônea dos indivíduos de que eles são superiores aos bichos e podem fazer o que quiser com eles. Desde modo, a ausência de impunidade por parte do Governo contra os maus-tratos incentiva esses crimes.
Deve-se ressaltar também a insensibilidade da população, que observa animais sendo abandonados no dia a dia e não tomam nenhuma atitude. Infelizmente o filme A Dama e o Vagabundo traduz bem esse fato na dama ser um cocker spaniel e o vagabundo ser um vira-lata disponível para a adoção. Dessa maneira, muitos brasileiros optam por comprar cachorros de raça ao invés de adotar aqueles que foram abandonados, o que evidencia a normalização da violência contra os animais, uma vez que o abandono configura-se como uma agressão. Além disso, há também o descaso dos indivíduos para com a resolução da problemática, visto que eles poderiam fazer algo para mudar este quadro e não o fazem.

CONCLUSÃO

Portanto, medidas precisam ser tomadas para resolver esse problema. Cabe ao Ministério do Meio Ambiente - órgão responsável pelo cuidado dos animais — recolher os bichos abandonados e oferecer tratamento adequado aos mesmos. Isso deve ser realizado por meio de parcerias público-privadas com os principais centros veterinários, de modo que esses institutos recebam também auxílio financeiro (pago através de impostos recolhidos no país) para que estes tenham condições de circular pelas principais capitais do Brasil em resgate dos animais. Essa ação deve ser realizada com a finalidade de minimizar o sofrimento dos bichos e oferecer uma vida tranquila aos mesmos. Assim, o que foi retratado no filme 101 Dálmatas se tratará apenas de ficção e a exploração não mais ocorrerá na prática.

Confira os comentários de acordo com as Competências do ENEM:

COMPETÊNCIA 1: a redação é escrita de maneira formal e a linguagem utilizada é clara e adequada. Isso é muito importante para a nota nessa competência, assim como cometer raros desvios de ordem gramatical e sintática. Um raro problema desse tipo foi encontrado na redação, mas não o suficiente para penalizar a nota. Mesmo assim, é importante ter cuidado para não comete-lo mais, certo?
atenção: cuidado com a repetição de palavras nas frases, porque esse movimento torna seu texto informal;

COMPETÊNCIA 2: o texto dissertativo-argumentativo sobre os maus-tratos aos animais no Brasil é construído de forma brilhante, com bons parágrafos de introdução, desenvolvimento e conclusão. Continue assim! Além disso, o uso de conhecimentos de outras áreas (os repertórios socioculturais) é bem realizado, tanto para apresentar o tema quanto na argumentação. Excelente!

COMPETÊNCIA 3: há a organização estratégica da redação, com desenvolvimento de projeto de texto. Isso é observado na breve citação dos argumentos que serão desenvolvidos na introdução e também na retomada do repertório usado na redação na conclusão. Muito bom! Além do mais, a articulação do tópico frasal com repertório pertinente é bem feita, garantindo uma boa análise crítica do problema em defesa do ponto de vista. Ótimo!

COMPETÊNCIA 4: os parágrafos e as frases possuem elementos de coesão (também conhecidos como conectivos) e por isso o texto apresenta coesão e coerência textual. Isso é fundamental para relacionar as ideias no nível micro e macro, brilhante! Felizmente também problemas de marcas de oralidade não foram encontrados, como escrita de palavras no gerúndio (com final -ndo) ou de frases longas. Muito bom!

COMPETÊNCIA 5: a conclusão é aberta com a afirmação da necessidade de resolver o problema seguida da sugestão de uma proposta de intervenção. Essa proposta respeita os direitos humanos e possui agente (descrição de quem vai fazer a ação), ação (descrição do que vai ser feito), modo de fazer a ação (descrição de como a ação vai ser colocada em prática), finalidade (descrição do objetivo de fazer a ação) e detalhamento do modo. Assim, ela é considerada completa, parabéns!

Quer descobrir como escrever um modelo de redação igual a esse sobre qualquer tema? Conheça nossos planos e vem estudar com a gente!

Apostila Gratuita coRedação

Não perca nada!

Insira seu e-mail no campo abaixo para receber conteúdos e dicas da redação do ENEM direto na sua caixa de mensagens. Não se preocupe, não fazemos spam!

Veja Mais

Fundo Gradiente

Escrever redação não precisa ser complicado

Não seja surpreendido pela sua nota e garanta a aprovação no vestibular neste ano sem perrengue

Footer Logo

coRedação

Plataforma que te ensina a dominar as técnicas da redação do ENEM e chegar mais perto do 1000!

Ícone InstagramÍcone FacebookÍcone Pinterest
Últimos conteúdos

GRQTECH SISTEMAS DE INFORMACAO LTDA 33.841.042/0001-04