Modelo de Redação sobre Tabagismo

Confira uma redação modelo sobre os tema tabagismo, veja os argumentos e os repertórios usados para treinar.

Escrito por Raquel Lima
Atualizado em 21 de Maio de 2021

O tabagismo é caracterizado pela dependência física e psicológica do consumo de nicotina, substância presente no tabaco. Segundo o Ministério da Saúde do Brasil, os cigarros contêm cerca de 4720 substâncias tóxicas.

Por esse motivo, é pertinente que o tema seja abordado na Prova do ENEM. Veja a Redação sobre O problema do tabagismo entre os brasileiros, compare com a sua redação e se inspire:

INTRODUÇÃO

É evidente que o problema do tabagismo tem crescido no Brasil e no mundo. Isso pode ser justificado, principalmente, na banalização e no incentivo implícitos ao ato de fumar, como é o caso da personagem Cruella do desenho 101 Dálmatas. Nos episódios é comum vê-la sempre com um cigarro na mão, o que acaba por instigar a ação nos indivíduos desde os primeiros anos de vida. Assim, pode-se associar a prática ao incentivo da indústria do cigarro e à negligência do Estado e da sociedade como possíveis causas do impasse.

DESENVOLVIMENTO

Convém destacar o consumismo é um fator determinante para que esse problema seja ampliado, visto que as indústrias estão apenas interessadas no lucro. Dessa forma, este grupo tentou se beneficiar de manifestações como o Movimento Hippie, cujo lema era "sexo, drogas e rock n roll" e tinha como plano de fundo jovens que não aceitavam seguir padrões pré-estabelecidos. Assim, fumar significava ser descolado, característica ansiada principalmente pelos jovens. Portanto, é possível constatar que quanto mais o cigarro é associado a status social e aceitação em grupos - como retratado na série Elite, disponível no Netflix - mais a indústria do fumo se privilegia.
Deve-se ressaltar também que atrelado a isso está a negligência do Estado e da sociedade como um todo. De acordo com a OMS, o câncer é a segunda maior causa de óbitos no mundo, por isso é inadequado descuidar do ato do fumo, visto que uma das consequências do seu consumo é a morte. Isso pode ser visto na série Breaking Bad, que retrata o momento em que o personagem principal Walter White é diagnosticado com câncer de pulmão e o quanto a notícia o desestabiliza. Na realidade, é notório que poucas ações são tomadas por parte do Governo e mais ainda pela sociedade, que normatizou o consumo de cigarro e não é capaz de perceber os perigos que ele carrega.

CONCLUSÃO

Logo, medidas são necessárias para conter o avanço do problema e melhorar a situação discutida. O Ministério da Educação deve, em parceria com o Ministério da Saúde, promover debates nas escolas públicas do país por meio da discussão do tema. Isso deve ser feito através da mediação entre médicos que enfatizem os malefícios do consumo de cigarro. Para promover maior participação dos estudantes, é adequado que esses encontros sejam previstos na grade curricular e ocorram nos fins de semana, para que os responsáveis também participem, a fim de conscientizar a sociedade e desmistificar a associação positiva que muitos fazem ao cigarro. Assim, o número de fumantes irá diminuir e cenas de personagens fumando - como Cruella - serão cada vez mais incomuns.

Confira os comentários de acordo com as Competências do ENEM:

COMPETÊNCIA 1: é possível perceber a escolha de palavras adequadas para sua redação para construir um texto formal. Além disso, raríssimos desvios gramaticais e sintáticos podem ser encontrados no texto, somente problemas de concordância e truncamento, quando parte do sentido da frase fica com o sentido prejudicado. Para resolver isso, leia atentamente sua redação antes de enviar; apesar desses desvios, eles ainda garantem 200 pontos nessa Competência.

COMPETÊNCIA 2: o texto é muito estruturado e dividido em introdução, desenvolvimento e conclusão, além de apresentar variedade de conhecimentos de outras áreas para fortalecer seu posicionamento. A introdução em especial apresenta-se impecável, com apresentação do tema, repertório relacionado ao assunto, afirmação da necessidade de resolver e evidência da tese, além da citação de argumentos. Excelente!

COMPETÊNCIA 3: como afirmado anteriormente, há no texto a organização prévia das ideias antes do desenvolvimento do texto. Por isso, os parágrafos argumentativos possuem início, meio e fim, além de contarem com tópico frasal e repertório para tornar a tese forte. É ótima a forma como a linha de raciocínio é conduzida, de modo que é a leitura é muito clara e os argumentos escolhidos são originais, sem referência aos textos motivadores.

COMPETÊNCIA 4: a partir da leitura é possível perceber conhecimento dos conectivos necessários para construir o texto e eles são utilizados tanto no início quanto no interior dos parágrafos. Eles são muito poderosos para garantir a coesão e coerência da redação, por isso a linguagem do texto é clara. É excelente o encadeamento de ideias e a forma como são usados outros mecanismos linguísticos como conjunções e pronomes.

COMPETÊNCIA 5: a conclusão é bem desenvolvida, primeiramente pela afirmação da necessidade de resolver a questão. Nela há também uma proposta muito bem desenvolvida e detalhada, pois apresenta a ação, agente, finalidade, modo de fazer a ação e detalhamento da finalidade. Há o respeito aos direitos humanos e a ação é possível de ser realizada; isso facilita muito na hora de construir o parágrafo.

Bons estudos e até a próxima!

Não perca nada!

Insira seu e-mail no campo abaixo para receber conteúdos e dicas da redação do ENEM direto na sua caixa de mensagens. Não se preocupe, não fazemos spam!

Conheça o CoRedação

Correções super detalhadas, curso completo, apostila, conteúdos exclusivos e mapas mentais para turbinar seus estudos para a Redação do ENEM 2021.