Modelo de Redação sobre Doação de Órgãos
Confira o modelo de redação sobre o tema Doação de Órgãos, veja os argumentos e os repertórios para se inspirar e arrasar na Redação do ENEM!
Escrito por Prof. Raquel de Lima
Atualizado em 3 de Maio de 2024De acordo com o Ministério da Saúde, o Brasil é o 2º maior transplantador do mundo, atrás apenas dos EUA. Apesar disso, o número ainda não é satisfatório e isso acontece principalmente porque os familiares recusam autorizar o procedimento de possíveis doadores.
Por isso este assunto pode ser tema da Redação do ENEM. Veja a Redação sobre O desafio da doação de órgãos na sociedade brasileira, compare com a sua redação e se inspire:
Ah! Se preferir assista ao vídeo com o modelo + comentários por parágrafo:
INTRODUÇÃO
É evidente que lacunas precisam ser preenchidas para resolver o problema da doação de órgãos no Brasil. Em 1954 o médico Joseph Murray foi o responsável por realizar o primeiro transplante de órgão humano no mundo e ganhou o Prêmio Nobel por isso. Mesmo com a evolução da medicina, ainda existem pessoas que se sentem inseguras com relação ao procedimento ou que não sabem o impacto positivo que esse ato pode causar na vida de muitos seres humanos. Portanto, é fundamental discutir sobre o assunto.
DESENVOLVIMENTO
Primeiramente é importante enfatizar a precária infraestrutura hospitalar com relação à doação de órgãos. De acordo com dados da Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO), 70% do material doado não é utilizado a tempo. Isso porque faltam equipamentos adequados para o transplante de órgãos e preparo por parte das equipes médicas. Frequentemente os hospitais estão lotados e os profissionais sobrecarregados, por isso o indivíduo que tem morte encefálica, por exemplo, não recebe os cuidados adequados para que o transplante aconteça.
Deve-se ressaltar também que o impedimento das famílias para a doação dos órgãos é um empecilho a ser superado. No documentário "Anjos da Vida", que mostra o trabalho de médicos e enfermeiros da Unicamp, há uma cena em que a enfermeira convence a familiar de uma potencial doadora a autorizar o transplante. Para que isso aconteça é necessário realizar a abordagem correta, respeitando principalmente o momento de luto da família que perdeu ente querido. Assim, a falta de preparo para lidar com a situação faz com que a fila de pessoas que aguardam um transplante cresça cada vez mais.
CONCLUSÃO
Logo, medidas são necessárias para mudar esse quadro. O Ministério da Educação, em parceria com o Ministério da Saúde, deve oferecer materiais (como Apostilas e Livros) e capacitar os professores de Biologia para que eles mostrem aos alunos os benefícios da doação de órgãos. Isso pode ser feito por meio de palestras ministradas em parceria com médicos e enfermeiros aos fins de semana, para que os pais possam participar com os filhos e todos sejam conscientizados sobre a necessidade do transplante de órgãos. Dessa forma, muitos outros médicos poderão seguir o exemplo de Joseph Murray e salvar vidas.
Comentários:
COMPETÊNCIA 1: o candidato desenvolve o texto utilizando a linguagem formal adequada dentro dos parâmetros exigidos na Prova do ENEM. Além disso, não há ocorrência de desvios de ordem gramatical (como uso inadequado das vírgulas, acentuação, concordância e etc) ou sintáticos - como truncamento, quando parte do sentido da frase fica prejudicado pela ausência de informações ou má organização da frase. Excelente!
COMPETÊNCIA 2: após a leitura da redação é possível perceber que o candidato compreende bem o tema proposto e ainda traz variados repertórios para defender sua tese. Além disso, conhece a estrutura do texto dissertativo-argumentativo e constrói de forma brilhante os parágrafos de introdução, desenvolvimento e conclusão. Parabéns!
COMPETÊNCIA 3: ao observar a introdução é notório que o candidato possui projeto de texto pela citação breve dos argumentos lá. Há ainda a citação novamente do médico Joseph Murray na conclusão, retomando um repertório usado no início do texto. Tratando-se dos parágrafos de desenvolvimento, eles possuem tópico frasal (resumo da ideia que foi usada como argumento) e conhecimentos de outras áreas (como o dados estatístico e o documentário). Essas duas informações foram articuladas de forma impecável para fortalecer o ponto de vista.
COMPETÊNCIA 4: o candidato demonstra saber a importância de usar conectivos ao longo do texto e os utiliza tanto no início quanto no interior dos parágrafos. Além disso, o uso de pronomes, conjunções e outros mecanismos linguísticos está impecável, por isso o texto é coerente e coeso. Há apenas uma ocorrência de gerundismo (palavra escrita com terminação -ndo) que deve ser evitado, pois sua presença torna o texto informal. Evite!
COMPETÊNCIA 5: a conclusão se inicia com a retomada da problematização, seguida da sugestão de uma ação para resolver a questão. Essa proposta é muitíssimo bem detalhada, respeita os direitos humanos e é possível de ser feita. Nela há a presença de agente, ação, modo de fazer a ação, finalidade e bastante detalhamento. Excelente!
Bons estudos e até a próxima!
Veja Mais
Correção de redação instantânea, detalhada e gratuita. Curso, apostila e materiais para evoluir sua nota na redação ENEM.
Últimos conteúdos
GRQTECH SISTEMAS DE INFORMACAO LTDA 33.841.042/0001-04