Redação pronta sobre Valorização de Comunidades e povos tradicionais
Modelos de redação

Redação pronta sobre Valorização de Comunidades e povos tradicionais

Confira uma redação modelo sobre os desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais, veja os argumentos e os repertórios usados para treinar.

Redação pronta sobre Valorização de Comunidades e povos tradicionais

Escrito por Prof. Raquel Lima

Atualizado em 19 de Novembro de 2022

Olá, tudo bem?

O Brasil é um país diverso, por isso é essencial valorizar e respeitar as minorias. Um desses grupos são as comunidades tradicionais e fazem parte deles os indígenas, quilombolas e mais outros 25 povos reconhecidos.

Veja agora um Modelo de Redação sobre esse tema escolhido no ENEM 2022, além de comentários de acordo com cada competência.

INTRODUÇÃO

É evidente no Brasil a necessidade de valorizar as comunidades e povos tradicionais, entre eles ribeirinhos, quilombolas, entre outros. Eles são exemplos na preservação do meio ambiente, assim como retrata o filme brasileiro Tainá, a menina indígena que vive na Amazônia e sente orgulho da sua origem. Dessa forma, o comprometimento falho governamental e a lacuna informacional impedem que o desafio seja superado.

DESENVOLVIMENTO

A princípio, convém destacar que a preocupação insuficiente do Governo colabora com a questão. Embora a Constituição Federal garanta como direito a segurança dos brasileiros e o Ministério do Desenvolvimento Social seja responsável por políticas para os povos tradicionais, isso não é o suficiente para impedir a violência contra essas minorias. Assim, a carência de penalizardes mais firmes abre margem para crimes ocorrerem, como o assassinato ao grupo Yanomami realizado por garimpeiros ilegais que não foram devidamente punidos.
Além disso, a omissão de informações, principalmente por parte do meio midiático, fomenta o preconceito. A mídia - através da TV e de streaming - ao invés de incentivar o respeito em novelas e séries e mostrar histórias como a de Dandara dos Palmares (quilombola que lutou contra opressão e é colocada na sombra do marido), exibe folhetins como Uga Uga, que reforça o estereótipo ridicularizando o indígena Tatuapú que enfrenta desafios na cidade grande. Nesse contexto, a escolha do humor para retratar o tema deixa explícito o retrocesso no enfrentamento do entrave.

CONCLUSÃO

Logo, medidas precisam ser tomadas para resolver o problema. O Ministério da Educação deve se responsabilizar por conscientizar a população desde cedo nas escolas sobre a importância de valorizar os povos tradicionais. Isso será realizado por meio de palestras extracurriculares nos fins de semana (para os responsáveis participarem) a fim de alterar o pensamento da sociedade sobre a questão. Então o tema não será marginalizado e o desafio poderá ser superado, aproximando-se do objetivo de todos os brasileiros se respeitarem e valorizarem o meio ambiente como Tainá.

Confira os comentários de acordo com as Competências do ENEM:

COMPETÊNCIA 1: nessa competência é avaliado se você consegue escrever um texto formal em português. Isso é visto na sua redação e graves desvios de ordem gramatical e sintáticos não são encontrados. É fundamental continuar fazendo uma leitura atenta da redação pronta para evitar essas ocorrências, certo? Continue assim!

COMPETÊNCIA 2: a discussão sobre o tema foi realizada de forma pertinente e adequada, com a construção de ótimos parágrafos de introdução, desenvolvimento e conclusão. Além disso, repertórios socioculturais foram muito bem usados - como a citação do filme brasileiro Tainá - para fortalecer seu ponto de vista sobre o assunto. Muito bom, excelente!

COMPETÊNCIA 3: a organização do texto é feita de forma adequada, por isso sua redação possui projeto de texto. Por isso, há a citação na introdução dos argumentos que vão ser usados nos parágrafos seguintes e a retomada do repertório usado no início do texto na conclusão. Além do mais, bons parágrafos argumentativos foram construídos, com tópico frasal e repertórios articulados em defesa da sua tese, com discussão sobre as causas e as consequências do problema.

COMPETÊNCIA 4: há no texto o uso de conectivos para garantir a coesão e a coerência textual. Assim, as ideias das frases e dos parágrafos estão conectadas e se complementam. Excelente! Além disso, nenhum problema de marcas de oralidade foram encontrados, como escrita de palavras no gerúndio (com final -ndo) ou frases longas. Você deve continuar as evitando, porque tornam sua redação informal. Ótimo!

COMPETÊNCIA 5: sua conclusão possui proposta de intervenção capaz de resolver a questão discutida. Essa proposta é possível de ser colocada em prática, respeita os direitos humanos e possui agente (quem vai fazer a ação), ação (o que vai ser feito), modo de fazer a ação (como a ação vai ser colocada em prática), finalidade (objetivo de fazer a ação) e detalhamento da finalidade. Muito bom, continue assim!

Até logo!

Apostila Gratuita coRedação

Não perca nada!

Insira seu e-mail no campo abaixo para receber conteúdos e dicas da redação do ENEM direto na sua caixa de mensagens. Não se preocupe, não fazemos spam!

Veja Mais

Fundo Gradiente

Escrever redação não precisa ser complicado

Não seja surpreendido pela sua nota e garanta a aprovação no vestibular neste ano sem perrengue

Footer Logo

coRedação

Plataforma que te ensina a dominar as técnicas da redação do ENEM e chegar mais perto do 1000!

Ícone InstagramÍcone FacebookÍcone Pinterest
Últimos conteúdos

GRQTECH SISTEMAS DE INFORMACAO LTDA 33.841.042/0001-04