Modelos de redação

Modelo de Redação sobre Preconceito Linguístico

Confira uma redação modelo sobre os tema preconceito linguístico, veja os argumentos e os repertórios usados para treinar.

Modelo de Redação sobre Preconceito Linguístico

Escrito por Prof. Raquel de Lima

Atualizado em 29 de Julho de 2023

Oie, tudo bem?

Como você provavelmente sabe, o Brasil é um país enorme. Dentro desse grande território existem indivíduos de regiões distintas que possuem a sua maneira de falar específica.

A pluralidade deveria ser benéfica para todos, porém alguns brasileiros não sabem lidar com a diferença e agem com preconceito.

Dessa maneira, é adequado discutir sobre o tema, já que ele pode ser escolhido na próxima prova do ENEM. Veja a Redação sobre Os efeitos do preconceito linguístico na sociedade brasileira, compare com a sua redação e se inspire:

Se você quiser, veja o vídeo de análise desse modelo de redação disponível no youtube:

INTRODUÇÃO

Na atualidade o problema do preconceito linguístico persiste na sociedade brasileira. É possível observar essa atitude intolerante desde o período da colonização portuguesa, pois a língua dos nativos que aqui viviam foi ignorada e excluída. Assim como no passado o português foi imposto e obrigatório em todo território, hoje o cenário ainda é o mesmo, visto que ações imperialistas com relação à língua podem ser vistas na sociedade e provocam a exclusão daqueles que não respeitam o que é considerado como norma.

DESENVOLVIMENTO

Convém destacar que as instituições de ensino brasileiras ajudam a reforçar a noção de "certo e errado" com relação à língua portuguesa. Enxergar a língua pelo viés exclusivo - e não inclusivo - ajuda a reforçar atos intolerantes desde a infância. Marcos Bagno, em seu livro Preconceito Linguístico, defende uma educação que valorize a diversidade cultural do país. Entretanto o Governo posiciona-se de forma omissa com relação ao assunto, visto que sua passividade ajuda a reforçar atos de discriminação. É papel do Estado, portanto, capacitar os professores para que a escola seja um local de acolhimento.
Deve-se ressaltar também que a intolerância na infância provoca atitudes de exclusão social nos adultos. De fato, a educação no Brasil não é igualitária para todos, pelo contrário, é instrumento de manutenção da desigualdade social. Assim, ela acaba por reafirmar, na vida adulta, atitudes discriminatórias entre os mais velhos, tendo como elemento de reforço a Mídia, que serve como instrumento de dominação e ainda enfatiza as diferenças regionais pela linguagem. Isso pode ser observado em novelas como "Eta Mundo Bom!" da Rede Globo, em que os personagens do interior são emburrecidos, ridicularizados e somente são protagonistas em novelas de comédia, como é o caso de Candinho.

CONCLUSÃO

Logo, são necessárias medidas para resolver o problema discutido. O Ministério da Educação deve financiar campanhas nas mídias - principalmente na TV - que ressaltem a diversidade e repudiem atitudes de preconceito, através da fala de pessoas de diferentes regiões do país e ainda com relatos discriminatórios que as mesmas sofreram para que os brasileiros se conscientizem mais sobre o assunto. Busca-se com essa ação que a discriminação seja minimizada na sociedade brasileira. O MEC deve também promover cursos aos professores de português que se utilizem de debates e discussões para desconstruir o ensino atual e enfatizar a necessidade de tornar o português uma língua inclusiva, como deseja Marcos Bagno.

Comentários:

COMPETÊNCIA 1: o texto é construído com a utilização de uma linguagem formal muito adequada. Isso garante uma leitura clara e fluida da redação. Além disso, raríssimos casos de desvios gramaticais e sintáticos podem ser encontrados, mas merecem atenção. A ocorrência deles não compromete a nota nessa competência.

COMPETÊNCIA 2: há o entendimento completo do tema sugerido, com introdução e problematização do assunto pertinentes. Além disso, utiliza-se repertórios muito pertinentes, como o livro de Marcos Bagno por exemplo, além do desenvolvimento do texto dissertativo-argumentativo, dividido em introdução, desenvolvimento e conclusão. Excelente!

COMPETÊNCIA 3: a partir da leitura do texto é possível observar presença de projeto de texto, ou seja, as informações foram previamente organizadas antes da redação ser escrita. Além disso, os argumentos são coerentes e muito bem desenvolvidos, principalmente porque contam com tópico frasal, repertório e análise crítica das informações em defesa da tese. Muito bom!

COMPETÊNCIA 4: há a utilização de grande variedade de conectivos, tanto no início como no interior dos parágrafos. Eles e outros mecanismos linguísticos como pronomes e conjunções garantem ao texto coesão e coerência textual, fundamentais para que as ideias sejam apresentadas de forma clara. Brilhante!

COMPETÊNCIA 5: a conclusão começa com a evidência da necessidade de resolver a questão discutida, seguida pela apresentação da proposta de intervenção. Ela apresenta agente, ação, modo de fazer a ação, finalidade e detalhamento, respeita os direitos humanos, é muito bem detalhada e possível de ser colocada em prática. Excelente!

Espero que você tenha gostado dessa redação!

Até logo!

Aumente sua nota estudando por questões
✔️ Faça questões de todas matérias conforme seu nível
✔️ Saiba sua nota conforme o TRI e veja seu desempenho
✔️ Veja a resolução de cada questão e aprenda com seus erros
✔️ Descubra quais matérias você precisa estudar mais
Apostila Gratuita Redação ENEM
Cadastre-se na plataforma e tenha acesso a uma apostila completa para redação ENEM, um banco de temas para treinar e modelos de redação comentados.

Correção de redação instantânea, detalhada e gratuita. Curso, apostila e materiais para evoluir sua nota na redação ENEM.

Ícone InstagramÍcone InstagramÍcone FacebookÍcone Pinterest
Últimos conteúdos

GRQTECH SISTEMAS DE INFORMACAO LTDA 33.841.042/0001-04