Confira uma redação modelo sobre os desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais, veja os argumentos e os repertórios usados para treinar.
Escrito por Prof. Raquel Lima
Atualizado em 19 de Novembro de 2022Olá, tudo bem?
O Brasil é um país diverso, por isso é essencial valorizar e respeitar as minorias. Um desses grupos são as comunidades tradicionais e fazem parte deles os indígenas, quilombolas e mais outros 25 povos reconhecidos.
Veja agora um Modelo de Redação sobre esse tema escolhido no ENEM 2022, além de comentários de acordo com cada competência.
É evidente no Brasil a necessidade de valorizar as comunidades e povos tradicionais, entre eles ribeirinhos, quilombolas, entre outros. Eles são exemplos na preservação do meio ambiente, assim como retrata o filme brasileiro Tainá, a menina indígena que vive na Amazônia e sente orgulho da sua origem. Dessa forma, o comprometimento falho governamental e a lacuna informacional impedem que o desafio seja superado.
A princípio, convém destacar que a preocupação insuficiente do Governo colabora com a questão. Embora a Constituição Federal garanta como direito a segurança dos brasileiros e o Ministério do Desenvolvimento Social seja responsável por políticas para os povos tradicionais, isso não é o suficiente para impedir a violência contra essas minorias. Assim, a carência de penalizardes mais firmes abre margem para crimes ocorrerem, como o assassinato ao grupo Yanomami realizado por garimpeiros ilegais que não foram devidamente punidos.
Além disso, a omissão de informações, principalmente por parte do meio midiático, fomenta o preconceito. A mídia - através da TV e de streaming - ao invés de incentivar o respeito em novelas e séries e mostrar histórias como a de Dandara dos Palmares (quilombola que lutou contra opressão e é colocada na sombra do marido), exibe folhetins como Uga Uga, que reforça o estereótipo ridicularizando o indígena Tatuapú que enfrenta desafios na cidade grande. Nesse contexto, a escolha do humor para retratar o tema deixa explícito o retrocesso no enfrentamento do entrave.
Logo, medidas precisam ser tomadas para resolver o problema. O Ministério da Educação deve se responsabilizar por conscientizar a população desde cedo nas escolas sobre a importância de valorizar os povos tradicionais. Isso será realizado por meio de palestras extracurriculares nos fins de semana (para os responsáveis participarem) a fim de alterar o pensamento da sociedade sobre a questão. Então o tema não será marginalizado e o desafio poderá ser superado, aproximando-se do objetivo de todos os brasileiros se respeitarem e valorizarem o meio ambiente como Tainá.
Confira os comentários de acordo com as Competências do ENEM:
COMPETÊNCIA 1: nessa competência é avaliado se você consegue escrever um texto formal em português. Isso é visto na sua redação e graves desvios de ordem gramatical e sintáticos não são encontrados. É fundamental continuar fazendo uma leitura atenta da redação pronta para evitar essas ocorrências, certo? Continue assim!
COMPETÊNCIA 2: a discussão sobre o tema foi realizada de forma pertinente e adequada, com a construção de ótimos parágrafos de introdução, desenvolvimento e conclusão. Além disso, repertórios socioculturais foram muito bem usados - como a citação do filme brasileiro Tainá - para fortalecer seu ponto de vista sobre o assunto. Muito bom, excelente!
COMPETÊNCIA 3: a organização do texto é feita de forma adequada, por isso sua redação possui projeto de texto. Por isso, há a citação na introdução dos argumentos que vão ser usados nos parágrafos seguintes e a retomada do repertório usado no início do texto na conclusão. Além do mais, bons parágrafos argumentativos foram construídos, com tópico frasal e repertórios articulados em defesa da sua tese, com discussão sobre as causas e as consequências do problema.
COMPETÊNCIA 4: há no texto o uso de conectivos para garantir a coesão e a coerência textual. Assim, as ideias das frases e dos parágrafos estão conectadas e se complementam. Excelente! Além disso, nenhum problema de marcas de oralidade foram encontrados, como escrita de palavras no gerúndio (com final -ndo) ou frases longas. Você deve continuar as evitando, porque tornam sua redação informal. Ótimo!
COMPETÊNCIA 5: sua conclusão possui proposta de intervenção capaz de resolver a questão discutida. Essa proposta é possível de ser colocada em prática, respeita os direitos humanos e possui agente (quem vai fazer a ação), ação (o que vai ser feito), modo de fazer a ação (como a ação vai ser colocada em prática), finalidade (objetivo de fazer a ação) e detalhamento da finalidade. Muito bom, continue assim!
Até logo!
Insira seu e-mail no campo abaixo para receber conteúdos e dicas da redação do ENEM direto na sua caixa de mensagens. Não se preocupe, não fazemos spam!
coRedação
Plataforma que te ensina a dominar as técnicas da redação do ENEM e chegar mais perto do 1000!
GRQTECH SISTEMAS DE INFORMACAO LTDA 33.841.042/0001-04