Modelo de Redação sobre Evasão Escolar
Modelos de redação

Modelo de Redação sobre Evasão Escolar

Confira uma redação modelo sobre os tema evasão escolar, veja os argumentos e os repertórios usados para treinar.

Modelo de Redação sobre Evasão Escolar

Escrito por Prof. Raquel Lima

Atualizado em 16 de Julho de 2022

Olá vestibulando, beleza?

Se você precisasse escrever uma redação sobre evasão escolar, será que você conseguiria?

A evasão escolar é quando um estudante abandona os estudos e para de frequentar a escola. Esse problema se tornou ainda maior com a pandemia da Covid-19 e a necessidade de isolamento social, já que as escolas não estavam preparadas para migrar do ensino presencial para o remoto.

Por isso esse tema pode facilmente ser escolhido como tema de redação do ENEM. Dá uma olhada no Modelo de Redação sobre A evasão escolar em questão no Brasil, compare com o seu texto e se inspire!

Se você preferir também gravamos um vídeo com a Professora Raquel Lima comentando cada parágrafo da redação. Clique aqui para dar play no vídeo!

INTRODUÇÃO

É notável que a saída dos jovens das escolas é um problema que persiste no cenário brasileiro. Embora a Constituição Federal, no artigo 6, garanta o acesso à educação como direito social, entraves precisam ser superados para que essa escolarização seja plena. Esses obstáculos ocorrem pela desigualdade social existente no país e também pela passividade da população com relação ao tratamento que os professores recebem. Logo, essa questão precisa ser discutida e combatida.

DESENVOLVIMENTO

Convém destacar que as oportunidades educacionais não são ofertadas de forma igualitária no Brasil. Consoante a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), 62% dos jovens de 15 a 17 anos estão fora da escola, muitas vezes adolescentes que vivem em condições precárias de vida e necessitam se inserir no mercado de trabalho para ajudar suas famílias. Dessa forma, é evidente a negligência governamental na assistência à população, visto que esses estudantes não atingem o ápice do pensamento freiriano em que o indivíduo pode de se utilizar da educação para superar as desigualdades sociais a que é submetido, dado que não recebe o amparo adequado e necessita abandonar a escola antes disso.
Deve-se ressaltar também que a falta de cobrança de atitudes por parte da população torna o problema ainda mais complexo. No filme Escritores da Liberdade a professora Gruwell supera as dificuldades existentes e consegue tornar participativos alunos da periferia. Esse feito é complexo na sociedade brasileira, posto que além das instituições de ensino não serem atrativas para o jovem tupiniquim, os professores sentem-se desvalorizados em todas as esferas da sociedade. Dessa forma, a baixa remuneração salarial e o desrespeito de responsáveis e estudantes tornam a situação ainda mais difícil para os profissionais de ensino, visto que não há uma mobilização para mudar o quadro.

CONCLUSÃO

Diante disso, medidas são necessárias para amenizar o problema. O Ministério da Educação deve remunerar melhor os profissionais de ensino através da destinação de verbas arrecadadas por meio de impostos pagos pela sociedade a fim de manter os professores satisfeitos e motivados a desempenharem um trabalho melhor com os alunos. Assim, os estudantes se sentirão mais atraídos pela escola e não abandonarão os estudos. É fundamental também que o Ministério da Economia aumente o financiamento de programas sociais para que as famílias mais humildes sejam auxiliadas. Assim, seus filhos não precisarão abandonar a escola para trabalhar e o que está previsto na Constituição será finalmente vivenciado na prática.

Confira os comentários de acordo com as Competências do ENEM:

COMPETÊNCIA 1: o texto é construído com a utilização de uma linguagem formal muito adequada. Isso garante uma leitura clara e fluida da redação. Além disso, raríssimos casos de desvios gramaticais podem ser encontrados, mas não comprometem a nota nessa competência.

COMPETÊNCIA 2: há o entendimento completo do tema sugerido, com introdução e problematização do assunto pertinentes. Além disso, utiliza-se repertórios muito pertinentes, como o filme Escritores da Liberdade, além do desenvolvimento do texto dissertativo-argumentativo, dividido em introdução, desenvolvimento e conclusão.

COMPETÊNCIA 3: a partir da leitura do texto é possível observar presença de projeto de texto, ou seja, as informações foram previamente organizadas antes da redação ser escrita. Os argumentos são coerentes e muito bem desenvolvidos, principalmente porque contam com tópico frasal, repertório e análise crítica das informações em defesa da tese.

COMPETÊNCIA 4: há a utilização de grande variedade de conectivos, tanto no início como no interior dos parágrafos. Eles e outros mecanismos linguísticos como pronomes e conjunções garantem ao texto coesão e coerência textual, fundamentais para que as ideias sejam apresentadas de forma clara. Brilhante!

COMPETÊNCIA 5: a conclusão começa com a evidência da necessidade de resolver a questão discutida, seguida pela apresentação de duas propostas de intervenção. A primeira (que é considerada completa) conta com agente, ação, modo de fazer a ação, finalidade e detalhamento da finalidade. Além disso, nela você respeita os direitos humanos e apresenta proposta possível de ser colocada em prática.

Veja a redação corrigida e as marcações que foram feitas no texto clicando aqui.

Espero que você tenha gostado desse conteúdo!

Até a próxima!

✍️

Partiu praticar?

Receba correções detalhadas em até 24 horas e aprenda a escrever redações sobre qualquer tema.

Apostila Gratuita coRedação

Não perca nada!

Insira seu e-mail no campo abaixo para receber conteúdos e dicas da redação do ENEM direto na sua caixa de mensagens. Não se preocupe, não fazemos spam!

Veja Mais

Fundo Gradiente

Escrever redação não precisa ser complicado

Não seja surpreendido pela sua nota e garanta a aprovação no vestibular neste ano sem perrengue

Footer Logo

coRedação

Plataforma que te ensina a dominar as técnicas da redação do ENEM e chegar mais perto do 1000!

Ícone InstagramÍcone FacebookÍcone Pinterest
Últimos conteúdos

GRQTECH SISTEMAS DE INFORMACAO LTDA 33.841.042/0001-04