Esqueleto de redação nota 1000: descubra como fazer um

Para escrever uma boa redação é necessário esquematizar bem suas ideias. Aprenda a produzir o esqueleto da redação nota 1000 para arrasar no ENEM!

Escrito por Raquel Lima
Atualizado em 22 de Junho de 2021

Para garantir mais de 900 pontos na redação do ENEM é preciso buscar escrever o texto perfeito. Por isso, é fundamental pensar no esqueleto da redação. Mas você sabe o que isso significa ou como fazer o esqueleto que funciona?

Essa tarefa não é simples e requer prática do vestibulando. Quem nunca teve uma ideia ótima de argumento para colocar na redação, mas só se lembrou dela depois de já ter começado a escrever?

Refletir sobre suas ideias te ajudará a evitar rasuras no seu texto e, principalmente, otimizar seu tempo de escrita. Entenda de uma vez por todas o que é e como fazer o esqueleto da redação e no final você ainda encontrará dicas para te ajudar a organizar seu texto! Vamos começar?

O que é o esqueleto da redação na prática?

O esqueleto da redação é a organização das ideias e a divisão delas em tópicos. Na prática ela consiste numa esquematização de todas as informações que o aluno tem sobre o assunto e a análise da relevância delas para o tema.

Depois de registrar todas as ideias e selecionar as que melhor se relacionam com o assunto, é hora de peneirar, isto é, escolher o que levar para a redação ou não. Algumas pessoas, ao verem o tema da redação, lembram de muitas ideias e querem levar todas elas para o texto para mostrar pro corretor que domina o assunto.

Esse tipo de atitude pode ser muito prejudicial, uma vez que você tem um espaço reduzido de no máximo 30 linhas para defender sua tese, argumentar e sugerir proposta para resolver o problema.

Como esquematizar o esqueleto da redação?

Muitos alunos ficam nervosos na hora de começar a escrever a redação por medo de não terem o que falar sobre o tema. Saiba que você sempre tem algo para falar sobre o assunto independente de qual seja, uma vez que os temas da redação do ENEM são sempre problemas vividos pela sociedade atual. Além disso, eles são noticiados na mídia, então muito provavelmente você teve contato com a questão pelo menos uma vez.

Para te deixar mais seguro e menos ansioso para o dia da prova, aprender a estruturar o esqueleto da redação nota 1000 é importante, porque assim você planejará suas ideias em menos tempo e evitará cometer erros gramaticais.

Nossa equipe analisou todas as redações nota 1000 do ENEM 2019 para trazer o esqueleto ideal para você. Descobrimos que todas as redações são divididas em 4 parágrafos, sendo 1 dedicado à introdução, 2 ao desenvolvimento com 1 argumento cada e 1 para a conclusão. Agora veja com detalhes perguntas que cada parágrafo deve responder:

Como produzir a introdução da Redação ENEM

Na introdução é sempre importante deixar evidente sobre qual assunto você está falando e a melhor maneira de fazer isso é escrevendo a frase-tema. Outro ponto fundamental é mostrar a necessidade de resolver o problema e use exemplos da realidade, visto que, como você já sabe, os temas são conflitos vividos na sociedade contemporânea e sabe que é importante usar repertório sociocultural.

Depois disso, é necessário se posicionar com relação ao assunto, ou seja, apresentar sua tese. Isso vai ser importante para te ajudar a ter coerência nas ideias escolhidas. Por fim, cite brevemente os argumentos, pois isso evidencia que você tem projeto de texto, isto é, esquematizou sua redação antes de começar a escrever.

Esses passos devem ser refletidos antes da escrita da redação e resumidos em frases curtas, para diminuir o tempo de produção textual.

Como produzir o desenvolvimento da Redação ENEM

Essa é a parte mais importante do seu texto. Nela você irá construir a argumentação para fortalecer a defesa da tese.

Para isso esquematizar sua redação, pense: por que esse tema é um problema? As respostas geradas a partir dessa questão serão seus argumentos e você deve escolher os melhores para levar pro seu texto. Agora resuma essas duas respostas em duas frases (uma para cada ideia), que será seu tópico frasal. Ele te ajudará a limitar seu assunto para que você não perca sua linha de raciocínio.

Feito isso, agora é só pensar em repertórios que se encaixem nesses argumentos e não esquecer de o analisar criticamente com os tópicos frasais.

Como produzir a conclusão da Redação ENEM

A conclusão é um dos pontos que mais geram dúvida nos vestibulandos e o lugar em que eles mais perdem pontos. Nesse parágrafo você deve voltar a enfatizar a necessidade de resolver o problema levantado na introdução. Dessa maneira, você vai preparar o terreno para a sugestão da proposta.

Na redação do ENEM você sempre deve apresentar uma proposta para resolver o problema discutido. Ela deve contar com:

  • ação (o que será feito?);
  • agente (quem vai fazer a ação?);
  • modo (como essa ação será realizada?);
  • finalidade (para que fazer essa ação?);
  • detalhamento (que pode ser feito de qualquer um dos itens acima);

Você pode aprofundar seus conhecimentos nesse assunto clicando aqui.

Dicas para escrever o esqueleto da redação

A primeira coisa que você deve fazer é ler atentamente a frase tema e os textos de apoio. Em seguida, se pergunte qual é o problema por trás dessa frase. Isso evitará que você tangencie o tema e tenha sua nota reduzida drasticamente.

Depois de fazer isso, separe um espaço em branco e escreva todas as ideias que você conseguir se lembrar sobre aquele assunto: filmes, séries, livros, dados estatísticos, alusões históricas, argumentos e propostas para resolvê-los.

Por fim, chegou a hora da seleção: analise todas as ideias que você conseguiu se lembrar e as reflexões que você fez sobre o tema (questionando o motivo dele ser um problema) e escolha aquelas as melhores para levar para sua redação. Tenha em mente que você tem um espaço reduzido para apresentar as ideias e concluí-las, por isso nunca é bom querer preencher seu texto com excessos.

Para aprofundar seus conhecimentos sobre esse assunto e outros assine o Curso CoRedação, aprenda a escrever redações do zero e garanta mais de 900 pontos no ENEM 2020!

Não perca nada!

Insira seu e-mail no campo abaixo para receber conteúdos e dicas da redação do ENEM direto na sua caixa de mensagens. Não se preocupe, não fazemos spam!

Conheça o CoRedação

Correções super detalhadas, curso completo, apostila, conteúdos exclusivos e mapas mentais para turbinar seus estudos para a Redação do ENEM 2021.