Guia completo sobre tópico frasal

O tópico frasal é um recurso muito importante na construção da argumentação e defesa do ponto de vista, portanto, ele deve ser explorado!

Escrito por Raquel Lima
Atualizado em 18 de Julho de 2020

O tópico frasal faz toda a diferença na hora de escrever a redação do ENEM; nela, é preciso que o participante escreva um texto dissertativo-argumentativo, defenda seu ponto de vista com argumentos.

Logo, a argumentação é a peça chave do seu texto! Com ela seu texto ficará ainda mais forte e seu ponto de vista será claro e convincente. Por isso, é  importante desenvolver tópicos frasais. Você sabe o que é isso?

Nesse post você aprenderá tudo sobre tópico frasal, o que é, quais os tipos e exemplos para que você veja na prática!

O que é?

O tópico frasal é o resumo da ideia central dos parágrafos de argumentação. O uso deles faz toda a diferença no texto, visto que a Competência 3 da redação do ENEM, avalia sua capacidade de:

  • fazer o resumo do argumento (ou seja, escrever um tópico frasal);
  • explicar a ideia apresentada;
  • concluir o raciocínio, relacionando com o tema discutido;

Eles são indispensáveis, principalmente, nos parágrafos de desenvolvimento. Cumprir com essa estrutura demonstra que o candidato possui projeto de texto, isto é, tem um plano para a construção da redação bem definido em introdução, desenvolvimento e conclusão e consegue executá-lo.

Muitos são os tipos de tópicos frasais existentes, entretanto, após uma pesquisa detalhada, selecionamos os melhores para apresentar para você!

Tipos de tópicos frasais + exemplos:

Declaração inicial

Consiste na apresentação de ideias de impacto no início do parágrafo. Geralmente é realizada uma afirmação ou negação de um assunto relacionado ao tema.

Porém, a declaração inicial deve ser usada com cautela: se a argumentação inicia-se com uma ideia forte e no decorrer do parágrafo essa intensidade se perde, pode ser que o leitor sinta que faltou algo e te penalize por isso.

Observe o exemplo baseado no tema A evasão escolar em questão no Brasil.

"É fundamental destacar que o ambiente escolar pouco estimula o jovem brasileiro. De acordo com pesquisa feita pela Unicef em 2018, 3,5 milhões de estudantes foram reprovados ou abandonaram as escolas do Brasil."

Se liga na dica: sempre que você apresentar o tópico frasal em formato de declaração inicial, informe um dado estatístico ou informação de fontes confiáveis para fortalecer seu ponto de vista!

Definição

É a apresentação de uma palavra que é importante para o contexto e a explicação do significado da mesma. Ao contrário do que muita gente pensa, a definição não é a cópia de trechos do dicionário.

Por isso, é importante que você descreva com suas próprias palavras, já que você não poderá fazer pesquisas durante a prova do ENEM.

Observe o exemplo baseado no tema A evasão escolar em questão no Brasil.

"A evasão escolar se caracteriza pelo abandono da escola pelo aluno. Entre os brasileiros, esse tipo de atitude tem se tornado cada vez mais comum."

Comparação

Consiste na apresentação de ideias ou situações opostas para sinalizar as diferenças entre elas. Quando bem produzida, pode fazer um contraste de informações muito positivo para a argumentação.

Observe o exemplo baseado no tema A evasão escolar em questão no Brasil.

De um lado estão os professores: mal remunerados e sem estímulo; do outro, gastos exagerados com computadores e inovação. Esse é o paradoxo da educação brasileira“.

Alusão histórica

A alusão histórica é a associação de determinado acontecimento do passado com o presente - no caso da redação do ENEM, com o tema discutido.

Esse tipo de tópico frasal é muito utilizado, pois grandes momentos da história do Brasil e do mundo podem ser facilmente recordados e citados.

Observe o exemplo baseado no tema A evasão escolar em questão no Brasil.

"Apesar da vinda da família real ter provocado uma série de avanços no Brasil, - como a chegada da primeira universidade do país - a educação, por muitos anos, era oferecida somente à uma pequena parcela da sociedade. Resultado disso são dados divulgados pela Unicef em 2012 que afirmam que o Brasil possui a 3ª maior taxa de evasão escolar entre 100 países."

Questionamento

Consiste em perguntas que tenham relação direta com o tema. Esse recurso é bastante utilizado e válido, mas atenção: todos os questionamentos que forem levantados precisam ser respondidos ao longo do texto!

Observe o exemplo baseado no tema A evasão escolar em questão no Brasil.

"Onde está o problema da evasão escolar entre os brasileiros? De acordo com pesquisa do IGBE de 2012, é 8 vezes maior entre os jovens de famílias mais pobres."

Agora ficou fácil, não é mesmo?

O ideal é que você escreva redações, teste vários tópicos frasais e observe com qual tem mais facilidade. E não se esqueça: fuja do senso comum e não escreva frases muito grandes!

Até a próxima!

Escreva a redação com confiança

Tenha acesso a nossa plataforma funcional e interativa, com correções detalhadas, precisas e conteúdos práticos para facilitar o aprendizado.