10 Filmes para usar na Redação ENEM
Repertório sociocultural

10 Filmes para usar na Redação ENEM

Usar repertórios socioculturais na redação do ENEM é fundamental! Então se liga nesses 10 filmes que vão enriquecer seu texto e te deixar mais perto do mil!

10 Filmes para usar na Redação ENEM

Escrito por Prof. Raquel Lima

Atualizado em 1 de Outubro de 2022

Eaí vestibulando, beleza? Você sabia que é muito importante usar repertórios socioculturais na Redação do ENEM?

Isso porque os repertórios ajudam na contextualização do tema (ou seja, relacioná-lo com a realidade) e na argumentação (isto é, na problematização e defesa do seu ponto de vista.

Por isso, abaixo você vai encontrar filmes que você pode usar na sua redação e alguns temas que eles podem ser relacionados. Vamos começar?

1. Divertidamente

Com a mudança para uma nova cidade, as emoções de Riley, que tem apenas 11 anos de idade, ficam extremamente agitadas. Uma confusão na sala de controle do seu cérebro deixa a Alegria e a Tristeza de fora, afetando a vida de Riley radicalmente. (Disponível em: https://g.co/kgs/GhckVJ)

Esse filme pode ser relacionado a temas relacionados à depressão, ansiedade ou saúde mental.

2. Cidade de Deus

Buscapé é um jovem pobre, negro e sensível, que cresce em um universo de muita violência. Ele vive na Cidade de Deus, favela carioca conhecida por ser um dos locais mais violentos do Rio. Amedrontado com a possibilidade de se tornar um bandido, Buscapé é salvo de seu destino por causa de seu talento como fotógrafo, o qual permite que siga carreira na profissão. É por meio de seu olhar atrás da câmera que ele analisa o dia a dia da favela em que vive, onde a violência aparenta ser infinita. (Disponível em: https://g.co/kgs/r2aTTB)

Esse filme pode ser relacionado a temas relacionados à violência ou marginalização de grupos.

3. Pro dia nascer feliz

Depoimentos de estudantes, sejam eles de colégios da rede pública ou particular, sobre medos e anseios no ambiente escolar. Adolescentes de três estados, de classes sociais distintas, falam de suas vidas na escola, seus projetos e inquietações. (Disponível em: https://g.co/kgs/Hb4N55)

Esse filme pode ser relacionado a temas relacionados ao problema da violência nas escolas ou bullying.

4. O dilema das redes

Especialistas em tecnologia do Vale do Silício soam o alarme do perigoso impacto das redes sociais na democracia e na humanidade como um todo. (Disponível em: https://g.co/kgs/r5UhX4)

Esse filme pode ser relacionado a temas relacionados à dependência tecnológica ou debates na mídia.

5. Histórias Cruzadas

Nos anos 60, no Mississippi, Skeeter é uma garota da alta sociedade que retorna determinada a se tornar escritora. Ela começa a entrevistar as mulheres negras da cidade, que deixaram suas vidas para trabalhar na criação dos filhos da elite branca, da qual a própria Skeeter faz parte. Aibileen Clark, a emprega da melhor amiga de Skeeter, é a primeira a conceder uma entrevista. Apesar das críticas, Skeeter e Aibileen continuam trabalhando juntas e, aos poucos, conseguem novas adesões. (Disponível em: https://g.co/kgs/f6AsWw)

Esse filme pode ser relacionado a temas relacionados ao preconceito racial no país.

6. Segunda Chamada

No ensino noturno para jovens e adultos da EE Carolina Maria de Jesus, Jaci, Lúcia, Eliete, Marco André e Sônia trabalham em prol do poder de transformação social da Educação. (Disponível em: https://globoplay.globo.com/segunda-chamada/t/DYpvss7pz5/)

Esse filme pode ser relacionado a temas relacionados à evasão escolar ou educação rural.

7. A grande Virada

Jovem executivo rumo ao sucesso perde o emprego quando sua empresa faz uma demissão em massa. Desempregados, ele e seus amigos Phill e Gene tentam redefinir suas vidas enquanto lutam para sobreviver em um momento de crise. (Disponível em: https://g.co/kgs/7rJ5dg)

Esse filme pode ser relacionado a temas relacionados à uberização ou a perspectiva do trabalho na era digital.

8. História da Saúde Pública no Brasil

Essa história começa com a chegada dos colonizadores portugueses, quando os problemas sanitários ficaram mais graves e começamos a busca de soluções para as questões de saúde dos brasileiros. Brasil Colônia, Brasil Império, Brasil República, um passeio pela história da saúde pública no país, sempre marcada pelas diferenças sociais e pela falta de prioridade nos investimentos do governo. Apesar dos muitos avanços e conquistas, continuamos na busca de soluções. (Disponível: https://portal.fiocruz.br/video-historia-da-saude-publica-no-brasil-500-anos-na-busca-de-solucoes)

Esse filme pode ser relacionado a temas relacionados ao debate sobre saúde pública ou ainda sobre o movimento antivacina.

9. What the health

O elo entre alimentação, doenças e os bilhões de dólares em jogo do sistema de saúde, indústria farmacêutica e alimentar é examinado de perto neste filme. (Disponível em: https://www.netflix.com/br/title/80174177)

Esse filme pode ser relacionado a temas relacionados à obesidade.

10. A lei da Água

O filme esclarece as mudanças promovidas pelo novo Código Florestal e a polêmica sobre a sua elaboração, mostrando os impactos da lei sobre a floresta e, por sua vez, sobre a água, o ar, o solo, a produção de alimentos e a vida de cada cidadão. (Disponível em: https://g.co/kgs/KDwnfP)

Esse filme pode ser relacionado a temas relacionados à crise hídrica no Brasil.

Apostila Gratuita coRedação

Não perca nada!

Insira seu e-mail no campo abaixo para receber conteúdos e dicas da redação do ENEM direto na sua caixa de mensagens. Não se preocupe, não fazemos spam!

Fundo Gradiente

Escrever redação não precisa ser complicado

Não seja surpreendido pela sua nota e garanta a aprovação no vestibular neste ano sem perrengue

Footer Logo

coRedação

Plataforma que te ensina a dominar as técnicas da redação do ENEM e chegar mais perto do 1000!

Ícone InstagramÍcone FacebookÍcone Pinterest
Últimos conteúdos

GRQTECH SISTEMAS DE INFORMACAO LTDA 33.841.042/0001-04