10 Filmes para usar na Redação ENEM

Usar repertórios socioculturais na redação do ENEM é fundamental! Então se liga nesses 10 filmes que vão enriquecer seu texto e te deixar mais perto do mil!

Escrito por Raquel Lima
Atualizado em 13 de Setembro de 2021

Eaí vestibulando, beleza? Você sabia que é muito importante usar repertórios socioculturais na Redação do ENEM?

Isso porque os repertórios ajudam na contextualização do tema (ou seja, relacioná-lo com a realidade) e na argumentação (isto é, na problematização e defesa do seu ponto de vista.

Por isso, abaixo você vai encontrar filmes que você pode usar na sua redação e alguns temas que eles podem ser relacionados. Vamos começar?

1. Divertidamente

Com a mudança para uma nova cidade, as emoções de Riley, que tem apenas 11 anos de idade, ficam extremamente agitadas. Uma confusão na sala de controle do seu cérebro deixa a Alegria e a Tristeza de fora, afetando a vida de Riley radicalmente. (Disponível em: https://g.co/kgs/GhckVJ)

Esse filme pode ser relacionado a temas relacionados à depressão, ansiedade ou saúde mental.

2. Cidade de Deus

Buscapé é um jovem pobre, negro e sensível, que cresce em um universo de muita violência. Ele vive na Cidade de Deus, favela carioca conhecida por ser um dos locais mais violentos do Rio. Amedrontado com a possibilidade de se tornar um bandido, Buscapé é salvo de seu destino por causa de seu talento como fotógrafo, o qual permite que siga carreira na profissão. É por meio de seu olhar atrás da câmera que ele analisa o dia a dia da favela em que vive, onde a violência aparenta ser infinita. (Disponível em: https://g.co/kgs/r2aTTB)

Esse filme pode ser relacionado a temas relacionados à violência ou marginalização de grupos.

3. Pro dia nascer feliz

Depoimentos de estudantes, sejam eles de colégios da rede pública ou particular, sobre medos e anseios no ambiente escolar. Adolescentes de três estados, de classes sociais distintas, falam de suas vidas na escola, seus projetos e inquietações. (Disponível em: https://g.co/kgs/Hb4N55)

Esse filme pode ser relacionado a temas relacionados ao problema da violência nas escolas ou bullying.

4. O dilema das redes

Especialistas em tecnologia do Vale do Silício soam o alarme do perigoso impacto das redes sociais na democracia e na humanidade como um todo. (Disponível em: https://g.co/kgs/r5UhX4)

Esse filme pode ser relacionado a temas relacionados à dependência tecnológica ou debates na mídia.

5. Histórias Cruzadas

Nos anos 60, no Mississippi, Skeeter é uma garota da alta sociedade que retorna determinada a se tornar escritora. Ela começa a entrevistar as mulheres negras da cidade, que deixaram suas vidas para trabalhar na criação dos filhos da elite branca, da qual a própria Skeeter faz parte. Aibileen Clark, a emprega da melhor amiga de Skeeter, é a primeira a conceder uma entrevista. Apesar das críticas, Skeeter e Aibileen continuam trabalhando juntas e, aos poucos, conseguem novas adesões. (Disponível em: https://g.co/kgs/f6AsWw)

Esse filme pode ser relacionado a temas relacionados ao preconceito racial no país.

6. Segunda Chamada

No ensino noturno para jovens e adultos da EE Carolina Maria de Jesus, Jaci, Lúcia, Eliete, Marco André e Sônia trabalham em prol do poder de transformação social da Educação. (Disponível em: https://globoplay.globo.com/segunda-chamada/t/DYpvss7pz5/)

Esse filme pode ser relacionado a temas relacionados à evasão escolar ou educação rural.

7. A grande Virada

Jovem executivo rumo ao sucesso perde o emprego quando sua empresa faz uma demissão em massa. Desempregados, ele e seus amigos Phill e Gene tentam redefinir suas vidas enquanto lutam para sobreviver em um momento de crise. (Disponível em: https://g.co/kgs/7rJ5dg)

Esse filme pode ser relacionado a temas relacionados à uberização ou a perspectiva do trabalho na era digital.

8. História da Saúde Pública no Brasil

Essa história começa com a chegada dos colonizadores portugueses, quando os problemas sanitários ficaram mais graves e começamos a busca de soluções para as questões de saúde dos brasileiros. Brasil Colônia, Brasil Império, Brasil República, um passeio pela história da saúde pública no país, sempre marcada pelas diferenças sociais e pela falta de prioridade nos investimentos do governo. Apesar dos muitos avanços e conquistas, continuamos na busca de soluções. (Disponível: https://portal.fiocruz.br/video-historia-da-saude-publica-no-brasil-500-anos-na-busca-de-solucoes)

Esse filme pode ser relacionado a temas relacionados ao debate sobre saúde pública ou ainda sobre o movimento antivacina.

9. What the health

O elo entre alimentação, doenças e os bilhões de dólares em jogo do sistema de saúde, indústria farmacêutica e alimentar é examinado de perto neste filme. (Disponível em: https://www.netflix.com/br/title/80174177)

Esse filme pode ser relacionado a temas relacionados à obesidade.

10. A lei da Água

O filme esclarece as mudanças promovidas pelo novo Código Florestal e a polêmica sobre a sua elaboração, mostrando os impactos da lei sobre a floresta e, por sua vez, sobre a água, o ar, o solo, a produção de alimentos e a vida de cada cidadão. (Disponível em: https://g.co/kgs/KDwnfP)

Esse filme pode ser relacionado a temas relacionados à crise hídrica no Brasil.

Não perca nada!

Insira seu e-mail no campo abaixo para receber conteúdos e dicas da redação do ENEM direto na sua caixa de mensagens. Não se preocupe, não fazemos spam!

Conheça o CoRedação

Correções super detalhadas, curso completo, apostila, conteúdos exclusivos e mapas mentais para turbinar seus estudos para a Redação do ENEM 2021.