Modelo de Redação sobre a fome no Brasil
Confira uma redação modelo sobre o tema combate à fome, veja os argumentos e os repertórios usados para treinar.
Escrito por Prof. Raquel de Lima
Atualizado em 3 de Maio de 2024Oie!
Infelizmente só cresce o número de pessoas que moram na rua e passam por necessidades básicas, como não ter o que comer. Esse cenário é ainda mais cruel nos grandes centros urbanos e pode gerar graves consequências para a população como um todo.
Por isso, é importante discutir sobre Os desafios no combate à fome na sociedade brasileira e eu separei um modelo de redação sobre esse tema pra te inspirar!
Bora ver?
INTRODUÇÃO
É evidente os desafios do combate à fome na sociedade brasileira atual. Isso porque os conceitos de liberdade, igualdade e fraternidade, inspirados pela Revolução Francesa, parecem distantes da realidade atual, o que evidencia que o problema precisa ser debatido. Dessa maneira, as causas do cenário de perpetuar tem como causas a negligência governamental e a concentração de renda que gera desigualdade.
DESENVOLVIMENTO
Primeiramente é necessário enfatizar que o descaso do Governo em relação ao problema faz com que uma minoria fique à margem da sociedade, enfrentando condições desumanas. Isso pode ser observado na obra O Quinze, de Rachel de Queiroz, em que retirantes não têm escolha e precisam comer um animal podre. Dessa maneira, embora a Constituição Federal garanta para os brasileiros o direito à alimentação, ele não é oferecido na prática, mostrando a negligência governamental para oferecer assistência às minorias. Como consequência, infelizmente a realidade de não ter o que comer perpetua e mantém esses indivíduos em situação de vulnerabilidade sem que o ciclo se interrompa.
Além disso, a concentração de renda nas mãos de poucos indivíduos gera desigualdade, potencializando a questão. Embora a ONU tenha declarado como meta para os países participantes acabar com a fome mundial e o Brasil faça parte dessa organização, pouco se tem realizado para resolver o impasse. Somado a isso, a mídia — incluindo emissoras de TV e espaços em redes sociais — que poderia fazer algo para reverter a questão conscientizando a população fecha os olhos diante do problema. Dessa maneira, o sofrimento da falta de ter o que comer se mantém, o que pode levar esses indivíduos até a morte.
CONCLUSÃO
Logo, medidas necessitam ser tomadas para resolver o problema. É preciso que o Ministério da Educação, em parceria com o Ministério da Saúde, promova nas escolas públicas eventos para conscientizar a população, que serão realizados aos sábados e valerão nota extra para estimular os alunos a participarem. Além disso, os pais também deverão participar das palestras oferecidas por profissionais de saúde (como médicos, nutricionistas, psicólogos do SUS e “etc”) que evidenciem a necessidade de combater à fome no país. Isso para incentivar as comunidades locais a realizarem ações para reduzir essa desigualdade e fazer com que o futuro seja menos injusto para os brasileiros. Assim, a questão da fome será combatida com ações práticas e o país estará mais próximo da meta da ONU.
Confira os comentários de acordo com as Competências do ENEM:
COMPETÊNCIA 1: ao escrever sua redação você respeita a linguagem formal do português e por isso desenvolve um texto adequado. No entanto, é importante ter o mesmo cuidado com relação aos desvios gramaticais e sintáticos que possam aparecer. Sendo assim, por sua redação possuir raros desses problemas, sua nota não foi penalizada nessa competência.
COMPETÊNCIA 2: a redação sobre a necessidade de combater à fome na sociedade brasileira contemporânea foi bem construída, com parágrafos desenvolvidos adequadamente de introdução, argumentação e conclusão. Além disso, o uso de repertórios se faz presente, como a citação de livros e dados estatísticos relacionados ao assunto. Dessa maneira, é possível ver que você compreendeu muito bem o tema e realizou uma excelente discussão sobre o mesmo.
COMPETÊNCIA 3: seu texto possui organização estratégica, ou seja, em várias partes da redação é possível ver o desenvolvimento de projeto de texto. Destaco aqui a citação dos argumentos na introdução e a retomada do repertório na conclusão. Ainda referindo-se a organização da redação, os parágrafos argumentativos são fortes e coerentes, com análise profunda do problema, discussão de aspectos importantes sobre eles e principalmente defesa do seu ponto de vista. Muito bem, continue assim!
COMPETÊNCIA 4: a partir da leitura da sua redação é possível encontrar diversos conectivos, tanto no início quanto no interior dos parágrafos. Mas não só isso: eles foram usados adequadamente para garantir a coerência entre as ideias desenvolvidas e a coesão entre as partes do texto. Como consequência, nenhum grave problema de marca de oralidade foi encontrado, como a escrita de frases longas. Brilhante, parabéns!
COMPETÊNCIA 5: para garantir uma excelente nota na redação é necessário apresentar uma proposta de solução para resolver o problema e você sabe disso. Dessa maneira, sua proposta respeita os direitos humanos, pode ser imaginada sendo colocada em prática e completa, possuindo: agente (quem vai fazer a ação), ação (o que vai ser feito), modo de fazer a ação (como a ação vai ser realizada), finalidade (objetivo de fazer a ação) e detalhamento da finalidade. Excelente!
Espero que essa redação pronta tenha te ajudado! Veja outras sobre outros temas:
MODELO DE REDAÇÃO SOBRE EVASÃO ESCOLAR
MODELO DE REDAÇÃO SOBRE LIBERDADE DE EXPRESSÃO
MODELO DE REDAÇÃO SOBRE INFLUENCIADORES DIGITAIS
Até a próxima!
Veja Mais
Correção de redação instantânea, detalhada e gratuita. Curso, apostila e materiais para evoluir sua nota na redação ENEM.
Últimos conteúdos
GRQTECH SISTEMAS DE INFORMACAO LTDA 33.841.042/0001-04