Modelo de Redação sobre Evasão Escolar

Confira uma redação modelo sobre os tema evasão escolar, veja os argumentos e os repertórios usados para treinar.

Escrito por Raquel Lima
Atualizado em 21 de Maio de 2021

A evasão escolar, quando um estudante deixa de frequentar a escola e assim a abandona, é um fenômeno que tem acontecido com cada vez mais frequência no cenário brasileiro.

Assim, é pertinente que o tema seja abordado na Prova do ENEM. Veja a Redação sobre A evasão escolar em questão no Brasil, compare com a sua redação e se inspire:

INTRODUÇÃO

É evidente que a saída dos jovens das escolas é um problema que persiste no cenário brasileiro. Embora a Constituição Federal, no artigo 6, garanta o acesso à educação como direito social, entraves precisam ser superados para que essa escolarização seja plena. Esses obstáculos ocorrem seja pela desigualdade social existente no país ou ainda pelo desinteresse dos adolescentes nas aulas preparadas por professores mal remunerados. Logo, essa questão precisa ser discutida e combatida.

DESENVOLVIMENTO

Convém destacar que as oportunidades educacionais não são ofertadas de forma igualitária no Brasil. De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), 62% dos jovens de 15 a 17 anos estão fora da escola. Isso acontece principalmente na fase final da vida escolar, ou seja, no Ensino Médio, pois esses adolescentes desejam ou precisam se inserir no mercado de trabalho para ajudar suas famílias. Assim, eles não são capazes de atingir o ápice do pensamento freireano defendido na obra Pedagogia do Oprimido em que o indivíduo pode de se utilizar da educação para superar as desigualdades sociais a que é submetido, pois necessita abandonar a escola antes disso.
Deve-se ressaltar também que as instituições de ensino não são atrativas para o jovem tupiniquim. Dessa forma, eles sentem-se desmotivados por não verem nela um meio de ascensão social. Somado a isso, professores também fazem parte desse grupo, uma vez que são frustrados pela baixa remuneração salarial que recebem e pela negligência do Governo, que fornece cada vez menos investimento a esse setor. Assim, raríssimos casos parecidos com o da senhora Gruwell ocorrem fora da ficção, personagem do filme Escritores da Liberdade; ela supera todas as dificuldades existentes e consegue engajar seus alunos e os convencer a não abandonar os estudos.

CONCLUSÃO

Portanto, medidas são necessárias para amenizar o problema. O Ministério da Educação deve remunerar melhor os profissionais de ensino através da destinação de verbas arrecadadas por meio de impostos pagos pela sociedade a fim de manter os professores satisfeitos e motivados, o que fará com que eles desempenhem um melhor trabalho para com os alunos. Dessa forma, os estudantes se sentirão mais atraídos e não abandonarão os estudos. É fundamental também que o Ministério da Economia aumente o financiamento de programas sociais para que as famílias mais humildes recebam o suficiente a fim de que seus filhos não precisem abandonar a escola para trabalhar. Somente assim o que está previsto na Constituição finalmente será vivenciado plenamente na prática.

Confira os comentários de acordo com as Competências do ENEM:

COMPETÊNCIA 1: o texto é construído com a utilização de uma linguagem formal muito adequada. Isso garante uma leitura clara e fluida da redação. Além disso, raríssimos casos de desvios gramaticais podem ser encontrados, mas merecem atenção: problemas de uso da vírgula e escrita de palavras desnecessárias. A ocorrência deles não compromete a nota nessa competência.

COMPETÊNCIA 2: há o entendimento completo do tema sugerido, com introdução e problematização do assunto pertinentes. Além disso, utiliza-se repertórios muito pertinentes, como o filme Escritores da Liberdade por exemplo, além do desenvolvimento do texto dissertativo-argumentativo, dividido em introdução, desenvolvimento e conclusão. Excelente!

COMPETÊNCIA 3: a partir da leitura do texto é possível observar presença de projeto de texto, ou seja, as informações foram previamente organizadas antes da redação ser escrita. Além disso, os argumentos são coerentes e muito bem desenvolvidos, principalmente porque contam com tópico frasal, repertório e análise crítica das informações em defesa da tese. Muito bom!

COMPETÊNCIA 4: há a utilização de grande variedade de conectivos, tanto no início como no interior dos parágrafos. Eles e outros mecanismos linguísticos como pronomes e conjunções garantem ao texto coesão e coerência textual, fundamentais para que as ideias sejam apresentadas de forma clara. Brilhante!

COMPETÊNCIA 5: a conclusão começa com a evidência da necessidade de resolver a questão discutida, seguida pela apresentação de duas proposta de intervenção. A primeira conta com agente, ação, modo de fazer a ação, finalidade e detalhamento, respeita os direitos humanos, é muito bem detalhada e possível de ser colocada em prática. Outro ponto importante é que ambas resolvem o problema discutido ao longo do texto.

Bons estudos e até a próxima!

Não perca nada!

Insira seu e-mail no campo abaixo para receber conteúdos e dicas da redação do ENEM direto na sua caixa de mensagens. Não se preocupe, não fazemos spam!

Conheça o CoRedação

Correções super detalhadas, curso completo, apostila, conteúdos exclusivos e mapas mentais para turbinar seus estudos para a Redação do ENEM 2021.