Modelos de redação

Redação pronta sobre Violência nas escolas

Nos últimos anos, infelizmente casos de violência nas escolas têm sido cada vez mais comuns na realidade brasileira e mundial.

Redação pronta sobre Violência nas escolas

Escrito por Prof. Raquel de Lima

Atualizado em 29 de Outubro de 2023

Oie!

Nos últimos anos, infelizmente casos de violência nas escolas têm sido cada vez mais comuns na realidade brasileira e mundial. Isso se dá principalmente pela ineficiência no combate ao bullying no ambiente escolar.

Portanto, é importante debater sobre O problema da violência nas escolas brasileiras. Eu escrevi uma redação pronta pra te inspirar, bora ver?

INTRODUÇÃO

Fica evidente que a violência nas escolas representa um entrave para o progresso do Brasil. De fato, embora na Constituição Federal — artigo 6, capítulo 2 — o oferecimento de educação de qualidade seja garantido, a realidade revela uma falha nesse processo, visto que o problema persiste. Dessa maneira, pode-se afirmar que a questão é agravada pela lacuna educacional e pelo legado histórico negativo construído.

DESENVOLVIMENTO

A princípio, é preciso destacar que a falha na promoção de soluções para resolver o problema intensifica o obstáculo vivenciado no país. Infelizmente a realidade da professora Gruwell no filme Escritores da Liberdade limita-se apenas à ficção, visto que a mesma consegue mudar o cenário de violência em sala de aula ao usar a literatura para promover o respeito entre os alunos. Portanto, a lacuna educacional das instituições brasileiras, provocada pela negligência governamental, potencializa o problema, uma vez que falta a implementação de medidas eficazes nas escolas. Como consequência, cenas de violência continuam sendo vistas nos institutos brasileiras, gerando insegurança nos estudantes e professores.
Convém destacar também que o legado histórico negativo colabora para a permanência dessa adversidade. Lamentavelmente o Massacre em Columbine realizado por 2 alunos em uma escola nos Estados Unidos gerou profundos traumas na população americana, provocando o suicídio de parentes e professores afetados direta e indiretamente pelo problema. Desse modo, o tratamento falho da mídia com relação ao problema — seja na produção errônea de conteúdos visando apenas o lucro, seja na romantização do horror — incentiva a ação de outros estudantes em diversos países. Por conseguinte, pode-se citar o Massacre em Realengo no Rio de Janeiro em que o jovem Wellington se inspirou no triste evento americano para realizar seu ato, comprovando a tese.

CONCLUSÃO

Portanto, é urgente adotar medidas para superar o empecilho os desafios para combater a violência nas instituições brasileiras. Logo, o Ministério da Educação, — órgão responsável por promover o ensino aos brasileiros — em parceria com psicólogos que atuem no SUS, deve implementar programas de educação socioemocional em todas as escolas no país, por meio da promoção de aulas semanais obrigatórias, rodas de conversa e suporte emocional e eventos quinzenais com participação da comunidade para conscientizá-la. Isso a fim de minimizar os atos violentos e promover a compreensão e empatia de todos os envolvidos na comunidade escolar, com o fito de reduzir a incidência de bullying e violência nas escolas. Assim, a Constituição Federal poderá, enfim, ser concretizada na prática.

Confira os comentários de acordo com as Competências do ENEM:

COMPETÊNCIA 1: você parece saber que é importante escrever uma redação usando a linguagem formal do português (sem gírias) e com raros desvios gramaticais. Isso pode ser dito porque você não cometeu nenhum grave desvio em nenhum desses aspectos e por isso sua nota não foi penalizada aqui. De qualquer maneira, tenha sempre o cuidado de ler a redação pronta e fazer a revisão em busca de possíveis problemas, certo? Esse hábito te ajudará a perder menos pontos não só nessa competência como em várias outras.

COMPETÊNCIA 2: em seu texto dissertativo-argumentativo é possível encontrar variados repertórios socioculturais que ajudam a fortalecer a defesa do seu ponto de vista e contextualizar o assunto. Esses dados estatísticos são essenciais e fazem toda a diferença na sua nota, portanto continue usando. Além disso, os parágrafos de introdução, desenvolvimento e conclusão são bem apresentados, com distribuição coerente e coesa das suas ideias.

COMPETÊNCIA 3: a partir da leitura da sua redação é possível identificar a presença de projeto de texto estratégico, ou seja, organização das ideias. Isso pode ser visto na presença de tópicos frasais e na problematização do tema proposto. Os parágrafos argumentativos também são bem articulados, visto que você expressa sua opinião e deixa claro para o leitor qual é o seu posicionamento sobre o assunto, analisando criticamente a questão. Excelente!

COMPETÊNCIA 4: suas ideias se conectam, tanto entre as frases quanto entre os parágrafos pela presença dos conectivos. Esses elementos de coesão, portanto, auxiliam na coesão e coerência textual. Além disso, eles ajudam a impedir problemas de marcas de oralidade, como o uso incorreto do onde, a escrita de palavras no gerúndio ou de frases longas. Muito bom, continue assim!

COMPETÊNCIA 5: para encerrar seu texto de maneira adequada você apresenta uma proposta de intervenção para amenizar o problema. Essa proposta é concreta, possível de ser realizada e completa, já que apresenta agente (quem fará a ação), ação (o que será feito), modo de fazer a ação (como a ação será realizada), finalidade (objetivo de fazer a ação) e detalhamento, que nesse caso é do agente e da finalidade. Ótimo, perfeito!

Espero que essa redação pronta tenha te ajudado! Veja outras sobre outros temas:

MODELO DE REDAÇÃO SOBRE EVASÃO ESCOLAR
MODELO DE REDAÇÃO SOBRE LIBERDADE DE EXPRESSÃO
MODELO DE REDAÇÃO SOBRE INFLUENCIADORES DIGITAIS

Até a próxima!

Aumente sua nota estudando por questões
✔️ Faça questões de todas matérias conforme seu nível
✔️ Saiba sua nota conforme o TRI e veja seu desempenho
✔️ Veja a resolução de cada questão e aprenda com seus erros
✔️ Descubra quais matérias você precisa estudar mais
Apostila Gratuita Redação ENEM
Cadastre-se na plataforma e tenha acesso a uma apostila completa para redação ENEM, um banco de temas para treinar e modelos de redação comentados.

Correção de redação instantânea, detalhada e gratuita. Curso, apostila e materiais para evoluir sua nota na redação ENEM.

Ícone InstagramÍcone InstagramÍcone FacebookÍcone Pinterest
Últimos conteúdos

GRQTECH SISTEMAS DE INFORMACAO LTDA 33.841.042/0001-04